Shoppings investem no ominichannel para a venda de produtos e aprimoram o conceito de figital
Desde a pandemia, estabelecimentos passaram a expandir as operações on-line, investimento que veio para ficar.
Iguatemi 365 abriu sua primeira guide shop em São Paulo. A proposta é fortalecer a integração do varejo on-line com o físico, aprimorando ainda mais a experiência multicanal de seus clientes. (Foto: Divulgação)
Com as restrições sanitárias ao longo da pandemia, grandes grupos do setor de shopping centers aceleraram suas operações on-line. Desta maneira, as companhias que são mais que centros de compras e representam espaços de lazer capazes de abrigarem diferentes públicos, buscaram criar ou aprimorar plataformas para agradar consumidores habituados com lojas físicas e o contato imediato com os vendedores e produtos.
Com as restrições sanitárias ao longo da pande- mia, grandes grupos do setor de shopping centers aceleraram suas operações on-line ao longo do período. Desta maneira, as companhias que, são mais que centros de compras e representam espaços de lazer capazes de abrigarem diferentes públicos, buscaram criar ou aprimorar plataformas para agradar consumidores habituados com lojas físicas e o contato imediato com os vendedores e produtos.
Apesar do distanciamento, a chegada de ambientes virtuais trouxe resultados e, ironicamente, proporcionou mais proximidade com a clientela. Um exemplo disso está no Iguatemi 365, e-commerce premium da Iguatemi, eleito como melhor marketplace do segmento de shoppings no país, segundo relatório do JP Morgan ‘A Christmas Tale: Testing Companies Marketplaces - Quem oferece a melhor experiência?’. Na análise, que contou com outras operações, o Iguatemi 365 se destacou pelo layout de fácil acesso e mix de produtos. Além disso, o prazo de entrega e qualidade da embalagem também foram avaliados positivamente. Atualmente, a loja on-line conta com 20 mil produtos e aproximadamente 450 mar- cas disponíveis, sendo mais de 50 exclusivas.
Mario Meirelles, diretor de Negócios Digitais da Iguatemi, analisa que o consumidor de luxo ainda preza pela qualidade e exclusividade do atendi- mento e, pensando nessa demanda, a empresa inaugurou no final do ano passado a 365 POP UP. “Trata-se de uma aposta da companhia para trazer as marcas de luxo do nosso marketplace para um ambiente físico, no qual o consumidor possa contar com curadoria exclusiva. Na hora de definir a com- pra, a experiência, a qualidade e a exclusividade são fatores decisivos. Algumas das marcas que ven- demos não operam no Brasil e, para as que operam, ser parte da curadoria do 365 traz prestígio e visibi- lidade; é um ponto de venda complementar enalte- cido pelo selo Iguatemi”, afirma.
Mario Meirelles, diretor de Negócios Digitais da Iguatemi (Foto: Divulgação)
Versatilidade
Criado em 2019 pela Multiplan como “um shopping inteiro onde o cliente estiver”, o superapp Multi, aplicativo que teve de 2 milhões de downloads e, em dezembro, alcançou o recorde de 700 mil usuários ativos. Alguns dos destaques da ferramenta estão o acesso a programa de fidelidade (MultiVocê) e ofertas do Lápis Vermelho. Entre os serviços do app, é possível cadastrar as notas fiscais em promoções, ativar cupons de descontos, ter acesso a informações sobre lojas e restaurantes, e realizar o pagamento do estacionamento.
A plataforma de venda direta disponível dentro do Multi dá acesso à lista de lojas que operam via drive-thru e, com apenas um clique, leva o cliente ao WhatsApp ou realiza uma ligação para que faça seus pedidos. (Foto: Divulgação)
Vander Giordano, vice-presidente Institucional da Multiplan, explica que o foco da ferramenta é aprimorar a experiência do cliente, integrando a facilidade do digital com a experiência do físico, proporcionar comodidade e oferecer mais oportu- nidades aos lojistas. “O Multi é nosso caminho para a omnicanalidade. É a camada digital que se integra com o mundo físico. O app é também uma das fontes para a estratégia de big data da companhia, o algoritmo OmniMIND, usado também para promover os eventos que trazemos aos shoppings, trazendo mais fluxo de clientes para nossos lojistas”, diz Giordano.
Potencial
Para Leonardo Cid Ferreira, diretor de Estratégia, Tecnologia e Novos Negócios da brMalls, empresa que conta com marketplace em oito de seus shoppings. “Temos a convicção de que os sho- ppings, pela localização estratégica, são ambientes de integração dos modelos on-line e off-line, oferecendo no espaço físico experiências de entreteni- mento e convivência, ao mesmo tempo que deve ser totalmente acessível, por meio de soluções multicanais”, avalia.
Leonardo Cid Ferreira, diretor de Estratégia, Tecnologia e Novos Negócios da brMalls (Foto: Divulgação)
Imerso nas oportunidades digitais, o setor de shopping centers ganhou o primeiro marketplace B2B, o Empório Clube, plataforma digital que integra os principais fornecedores de produtos e serviços para shoppings. O recurso visa oferecer aos usuários acessos a compradores e vendedores, com intuito de modernizar e tornar ágil os processos de compra e venda de produtos, isso com transparência. Fabiano Brandão, CEO do Empório Clube, explica que por meio das ferramentas oferecidas, os fornecedores de produtos e serviços para shoppings farão seus anúncios, que poderão ser adquiridos pelos empreendi- mentos ou futuramente por lojistas. “É a oportunidade ideal para tornar seu negócio cada vez mais digitalizado, comprando de fornecedores qualificados e dedicados ao setor”, comenta.
Pioneirismo
A Flores Online, primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do país, conta atualmente com 28 parceiros em marketplace. É possível encontrar produtos relacionados a moda, design e casa, joias, produtos infantis, beleza e bem-estar, arte e gastronomia, itens sugestivos para presentear alguém. Desde o início da loja virtual, a empresa se mantém como pioneira por ter entrado no e-commerce e ter mostrado resultados expressivos no segmento web. “A loja on-line se expandiu num verdadeiro shopping virtual. Nossos parceiros dispõem de presentes exclusivos e podem naturalmente acompanhar os arranjos e cestas para formar o presente perfeito para qualquer ocasião”, pontua Lucas Buffo, CEO da Flores Online.
Shopping Animal
Oderi Leite, diretor de Omnichannel da Cobasi (Foto: Reprodução/YouTube)
A rede varejista Cobasi, responsável por criar o conceito de ‘megaloja’, focada no mercado pet no Brasil, adquiriu no ano passado, 100% da empresa Pet Anjo, plataforma que oferece a intermediação de serviços como dog walker, pet sitter, hospedagem e daycare. “A aquisição transformou a empresa em uma das mais amplas ofertas de serviços pet aos consumidores. A perspectiva é que os consumidores adotem essa experiência de compra digital como parte de sua rotina, além de contínuo movimento de novos consumidores on-line, elevando as vendas”, afirma Oderi Leite, diretor de Omnichannel da Cobasi.