Bruno Fabbriani: O foco está em facilitar a vida do consumidor, que busca ter mais qualidade de vida

Setor imobiliário busca desenvolvimento de novos negócios e expansão por meio de serviços de crédito.

image (1)Bruno Fabbriani, CEO da Incorporadora BFabbriani. (Foto: Reprodução)

Quando se fala em inovação um dos principais objetivos que caminham junto a isso é a mudança no modo como se produz bens e serviços. Inovar virou uma das missões na indústria da engenharia e construção civil, que viu a necessidade de se reinventar para conquistar os clientes, que estão cada vez mais exigentes. Esse cenário reflete na pesquisa do Grupo DataZAP que mostra que 51% dos consumidores querem um imóvel que tenha wi-fi nas áreas comuns, 42% gostariam de ter tomadas USB em todos os espaços dos edifícios, 32% gostariam de morar em uma smart home e 22% querem tomadas para carros elétricos.

De olho nessas necessidades, cada vez mais é possível observar, por exemplo, empreendimentos com novos espaços que vão muito além dos tradicionais salão de festas, churrasqueira e academia. Esses locais já são obrigatórios há bastante tempo e, agora, o diferencial está em trazer novas funcionalidades às áreas de convivência, como coworking, área pet, lavanderia compartilhada e, até mesmo, espaço para lavar o carro. “O foco está em poder facilitar a vida do consumidor, que busca ter mais qualidade de vida e também quer praticidade na hora de comprar um imóvel”, comenta Bruno Fabbriani, CEO da Incorporadora BFabbriani.

Potencial

Mas, segundo o empresário, é preciso focar além da entrega, facilitando também a vida do investidor para continuar crescendo no segmento. “No nosso caso, observamos uma demanda crescente de investidores que buscam ajuda para alugar ou vender as unidades adquiridas. Vemos muitas startups que já atuam nesse sentido e agora devemos também incorporar parceiros que possam auxiliar nossos clientes nas suas demandas como uma estratégia de expansão da nossa empresa”, diz.

A importância do modelo de negócios das startups no setor pode ser observada, conforme dados do 6º Mapa de Construtechs & Proptechs. No balanço entre maio de 2021 e maio de 2022, o número de empresas ativas no segmento cresceu 13,82%. A pesquisa, da empresa de investimentos em tecnologia de construção civil e mercado imobiliário, Terracotta, mostrou ainda que as rodadas de investimentos nessas empresas movimentaram aproximadamente R$ 6 bilhões nesse período.

Diante de um mercado em expansão, quando se trata de investimentos, o desafio para os fundos de venture capital passa a ser garimpar as melhores soluções e oportunidades para investir capital em startups capazes de gerar impacto real sobre a indústria da construção e o mercado imobiliário nacional.

Bruno Loreto, managing partner da Terracotta Ventures, maior empresa de venture capital focada em investimentos em negócios digitais no mercado imobiliário da América Latina, indica que alguns fatores dão pistas de como aproveitar os melhores acordos.

“Procuramos investir e conectar nossos parceiros a empresas que já tenham estabelecido seu ‘product market fit’, que tenham cerca de dois anos de mercado, que já tenham faturamento mensal superior a R$ 100 mil e uma boa base de clientes. E, claro, mantenham um produto que solucione a real necessidade do mercado para o qual a solução foi criada”, detalha.

Interação

Com o aumento da digitalização em diversos setores da indústria, incluindo o imobiliário, os tours digitais também ganharam força e seguem como uma grande tendência para as empresas que atuam no segmento. A Setin percebeu o movimento e valorizou mais essa função em seu processo de transformação digital. Com foco na humanização das funcionalidades para os usuários e no aprimoramento da experiência do cliente, a Setin, incorporadora especializada em empreendimentos residenciais de médio e alto padrão na cidade de São Paulo, reformulou seu site oficial. Hoje, 60% dos negócios concretizados pela empresa são iniciados no portal e 80% das visitas presenciais nos estandes da companhia ocorrem após um contato prévio por meio de algum de seus canais digitais.

“Notamos que a versão anterior estava muito voltada para produtos, enquanto os usuários buscavam por funcionaldades mais ágeis e intuitivas”, explica Valéria Castro, head de Marketing da Setin Incorporadora. “A nova página endereça a facilidade de uma segmentação na pesquisa por empreendimentos de acordo com o perfil de cada cliente e suas preferências.”

Home equity se destaca na compra de imóveis no Brasil

Mais comum nos Estados Unidos e em países da Europa, o home equity, formato de empréstimo com garantia que vincula outra propriedade ao financiamento, tem tido destaque no momento da aquisição de um novo imóvel ou de mais uma propriedade. O “empréstimo” tem sido uma alternativa muito relevante no ato da compra e se fomenta pelos juros mais baixos e prazos maiores, caindo no gosto dos brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a modalidade teve um crescimento acumulado de mais de 80% nos últimos quatro anos e as perspectivas continuam muito positivas.

De olho no mercado e acompanhando o movimento da modalidade, os consultores da Bossa Nova Sotheby’s International Realty incluíram a modalidade como mais uma opção para os clientes e já perceberam o crescimento dessa alternativa entre os compradores. “O home equity é uma prática muito relevante, mas ainda tímida no mercado imobiliário nacional, mesmo diante do crescimento.

Oferecemos essa modalidade de negociação desde a sua criação, mas só nos últimos três anos se mais popular e o retorno é cada vez mais positivo. Acreditamos no modelo de negócio e sentimos que ele tem um potencial enorme”, conta Marcello Romero, CEO da imobiliária.

“Sete a cada dez clientes chegam até nós por meio do site no formato para mobile. Por isso, desenhamos a nova versão primeiramente para acesso via smartphones e, na sequência, para desktops”, destaca Valéria. “A interface foi inspirada em conceitos similares à usabilidade das principais redes sociais no Brasil e no mundo, como Instagram e TikTok.”

Consolidação

MPD Engenharia completou 40 anos no mercado de construção e incorporação. Com um crescimento planejado, a empresa anunciou que evoluiu em boas práticas de gestão corporativa, no uso de tecnologias e inovações em seus processos e foi considerada a 4ª maior construtora brasileira segundo o Ranking Intec 2022. Em números, no ano passado, foram contabilizados 21 canteiros de obras ativos, sendo oito delas já entregues, mais de R$ 884 milhões em execução, e 70% de vendas corresponderam aos últimos empreendimentos lançados. A MPD registrou crescimento de 17% de 2020 para 2021, quando apresentou lucro líquido de R$ 91,3 milhões. A empresa tem ainda uma meta de crescimento acumulado superior a 10% até 2024.

Atualmente, gerida por Milton Meyer, CEO, a empresa tem apresentado crescimento consistente.

“Ver a trajetória da MPD no mercado da construção com grandes êxitos nos dá orgulho e a certeza de que estamos fazendo um bom trabalho. Essas entregas só são possíveis porque temos uma equipe qualificada e dedicada, que está sempre empenhada em realizar o melhor. Agora, é pensar nos próximos projetos e no futuro da empresa, que tem muito a conquistar”, afirma Meyer.

A empresa investiu na digitalização e automação de processos em sua cadeia produtiva, objetivando soluções para torná-los cada vez mais seguros e práticos, como, por exemplo, o uso de BIM nos canteiros, viabilizando a visualização dos projetos em 3D, o uso do Construcode, que permite o fácil acesso aos projetos executivos, além do Concresystem, sistema desenvolvido internamente na MPD para controle de concreto, e o uso da ferramenta mobile Gescorp, para coleta de dados e tomada de ação para questões de segurança do trabalho e qualidade. Quanto ao pioneirismo, foi a primeira incorporadora a oferecer assinatura digital e registro eletrônico em contratos de financiamento de imóveis, em parceria com a Valid.