João Carlos Brega: nosso portfólio é composto em 10% de inovação radical e disruptiva
Para João Carlos Brega, CEO da companhia, que é dona das marcas Brastemp e Consul, as novas tendências estão voltadas para o aumento da digitalização do comércio e da praticidade em relação ao pagamento e experiência dos clientes.
João Carlos Brega, CEO da Whirlpool. (Foto: Divulgação)
Enquanto vários setores sofreram da economia registraram perdas por causa da pandemia de Covid-18, a Whirlpool registrou aumento de dois dígitos. Para João Carlos Brega, CEO da companhia, que é dona das marcas Brastemp e Consul, o consumidor ficou mais em casa viu que a geladeira, o fogão e o forno de micro-ondas eram antigos e começou a investir nos eletrodomésticos e a demanda cresceu.
Além disso, uma pesquisa encomendada pela Whirlpool aponta que as novas tendências estão voltadas para o aumento da digitalização do comércio e da praticidade em relação ao pagamento e experiência dos clientes. Nessa entrevista exclusiva, João Carlos afirma que o portfólio de inovação da empresa é composto por uma média de 90% incremental e 10% em radical e disruptiva. Confira:
A que acredita que se deva o resultado positivo da companhia mesmo em um ano de pandemia e crise?
A pandemia reforçou o nosso compromisso social e a importância de mantermos os investimentos em inovação para atendermos rapidamente às necessidades de nossos consumidores, especialmente em um momento tão crítico. Com as medidas de distanciamento social, observamos um aumento da demanda pelos nossos produtos, decorrente da mudança no perfil do consumidor, que redescobriu sua casa.
Enquanto vários setores sofreram perdas por causa da pandemia, a Whirlpool registrou aumento de dois dígitos. O consumidor ficou mais em casa viu que a geladeira, o fogão e o forno de micro-ondas eram antigos e começou a investir nos eletrodomésticos e a demanda cresceu. Outro fator de destaque foi o aumento das vendas online, exigindo a nossa rápida adaptação também nesse sentido: aceleramos as inovações nos nossos canais digitais e, utilizando o modelo ágil de implementação de melhorias, os canais de vendas foram capazes de melhorar a interação e a experiência dos usuários.
Olhando para o setor de eletrodomésticos, uma pesquisa recente do Instituto FSB para a Confederação Nacional da Indústria sobre pandemia e consumo mostrou que 23% dos entrevistados sinalizaram aumento no consumo de eletrodomésticos em julho, um número que aumentou vs os 16% em julho de 2020, quando já estávamos na pandemia; e 16% dos entrevistados manifestaram que vão aumentar o consumo de eletrodomésticos no pós-pandemia, número que também cresceu vs os 8% em julho de 2020.
O cenário nos abre novas oportunidades e, pela primeira vez nos últimos 10 anos, estamos voltando a falar sobre aumento de capacidade produtiva, anunciando inclusive um investimento de R$ 240 milhões no País.
Como manteve a linha de produção frente aos desafios da Covid-19, especialmente no que tange a matérias-primas?
Acompanhando de perto o cenário da Covid no Brasil e no mundo, a Whirlpool implementou nas Unidades fabris diversas medidas e protocolos rígidos para evitar a proliferação do vírus, sempre no sentido de garantir a saúde e segurança de colaboradores e demais públicos. Cientes também de nosso papel social, além da doação de produtos e aportes financeiros em hospitais e instituições - que totalizam R$ 10 milhões -, passamos a produzir máscaras em nossas fábricas e direcionamos nossos esforços para auxiliar instituições para o desenvolvimento e reparo de ventiladores pulmonares.
Em relação à questão das matérias-primas, enfrentamos dificuldades no abastecimento de alguns insumos, como chips, e inflação em dólar das commodities. Não paramos as fábricas, sendo que se falta algum componente, vamos para a produção de outro eletrodoméstico e depois voltamos.
Houve lançamentos? Quantos? Estavam previstos? Foram adiados/antecipados? Por quê?
Se antes os brasileiros estavam acostumados a realizar apenas uma ou duas refeições em casa, hoje buscam em suas geladeiras opções para todos os momentos do dia. Neste sentido, com a geladeira sendo protagonista da cozinha, lançamos novos modelos: os maiores refrigeradores do segmento frost free, no intuito de atender essa demanda do consumidor que precisa fazer com que tudo caiba na geladeira, de maneira organizada e prática. Os novos modelos têm até 10 combinações de espaço que podem mudar de acordo com as necessidades de cada consumidor.
Atualizamos também nosso portfólio de oferta de máquinas de lavar, incluindo o modelo com a função de secagem, que facilita o dia a dia. Os produtos visam atender ao público que, em isolamento, aumentou seu investimento em equipamentos para a casa e conta com os produtos buscando a melhor tecnologia, inovação e design.
Como avalia o mercado no ano de 2020? E agora no ano de 2021? E qual perspectiva pós pandemia? O consumidor mudou/vai mudar?
O ano de 2020 foi desafiador para todos, independentemente de bons resultados. Ainda assim, com restrições a viagens e turismo, restaurantes, bares, casas noturnas e comércio fechados, o público consumidor do mercado de luxo e de produtos premium acabou trazendo essa experiência para dentro de casa, o que sinalizou um impulso também para o setor de eletrodomésticos.
Para além desse nicho, com o aumento do tempo despendido em casa, as famílias brasileiras foram confrontadas com novas necessidades - aumento de volume de tarefas domésticas como lavar louça, preparação da alimentação, lavar roupas, dentre outras. Dessa maneira, seja pela inserção da lava-louças na cozinha ou pela troca da geladeira por um modelo frost free, o setor de eletrodomésticos, bastante impactado no início da pandemia, experimentou recuperação a partir do terceiro trimestre de 2020 no Brasil.
Uma pesquisa encomendada pela Whirlpool aponta que as tendências são voltadas para o aumento da digitalização do comércio e da praticidade em relação ao pagamento e experiência dos clientes. Sendo assim, apostamos no crescimento do e-commerce, que conta com aprimoramentos e melhorias na logística de entrega e ampliação das formas de pagamento para além do cartão de crédito.
Ainda há muita incerteza quanto à velocidade da recuperação da economia no País. No entanto, o que posso afirmar é que esse movimento de intensificação dos laços com a casa reforçam a necessidade por produtos de qualidade e que facilitem o dia a dia das pessoas, e acreditamos que essa é uma tendência que veio para ficar.
Como avaliam/apuram tais mudanças? Ou seja, quais as principais frentes de informação, pesquisa e relacionamento para nutrir a área de P&D?
Temos como prática encomendar pesquisas de mercado e ouvir o consumidor formalmente e também nas interfaces que temos com ele. Vale reforçar que a Whirlpool atua sob o conceito de inovação sustentável a partir do desenvolvimento contínuo de produtos e processos cada vez mais eficientes. A companhia possui mais de 650 profissionais dedicados a PD&I, além de ser o maior pólo de produção e pesquisa de lavanderia doméstica na América Latina e de refrigeração doméstica no mundo, exportando tecnologias para mais de 45 países.
Como se dá o processo de inovação? Como se dá essa conexão entre demanda, desenvolvimento e mercado? Qual percentual da receita é investido em inovação?
Nossa principal estratégia é colocar o consumidor no centro das nossas decisões. Nosso desafio é inovar com propósito e qualidade, entregando soluções que impactem de forma positiva toda a jornada do consumidor - desde a pesquisa por um novo produto, ao momento do pós-venda até a recompra da marca, sempre mantendo um relacionamento constante. Por isso, a Whirlpool mantém seus investimentos em inovação na ordem de 3% a 4% de sua receita, em qualquer cenário.
Quantos/quais lançamentos estão previstos para 2021 e próximos anos? Há algo que considere uma inovação de mercado prevista? Investimentos previstos? Em quais áreas/frentes de atuação? Quais desafios em sua visão?
Dentro da estratégia de inovação da Companhia, de acordo com os investimentos da área, os lançamentos de produtos são definidos anualmente, porém, por questões estratégicas não abrimos essas informações de forma antecipada. Nosso portfólio de inovação é composto por uma média de 90% em inovação incremental e 10% em inovação radical e disruptiva. Mas, desenvolvemos inovação muito além dos produtos: também inovamos constantemente em manufatura, qualidade, processos, serviços, marketing e modelo de negócio para entregar valor aos nossos consumidores.
Além disso, realizamos recentemente um investimento de R$ 240 milhões no Brasil, utilizados, majoritariamen Nosso portfólio de inovação é composto por uma média de 90% em inovação incremental e 10% em inovação radical e disruptiva te, na ampliação e modernização das fábricas de Rio Claro e Joinville. Em linha com o aumento da sua capacidade produtiva, parte desse valor será utilizado na construção de dois novos centros de distribuição física na região Nordeste e Sudeste do País para ampliar sua malha logística e para que os consumidores brasileiros recebam os produtos no menor tempo possível. Com isso, a Whirlpool também vai gerar cerca de 3.000 novos empregos diretos e indiretos.
O que motivou a decisão do investimento anunciado, focando na ampliação e modernização das fábricas de Rio Claro e Joinville e novos CDs?
Acreditamos no potencial do mercado brasileiro, de forma que, os investimentos fazem parte da estratégia da companhia de reafirmar a liderança do mercado local, ampliar e fortalecer a participação da empresa na região latino-america.