Edgard Gomes Corona, da SmartFit: nosso plano apresentado no IPO é abrir 200 unidades por ano

Negócios do ramo esportivo começam a retomar a força e vislumbram crescimento significativo em 2022.

Edgard CoronaEdgard Gomes Corona, fundador e CEO da SmartFit. (Foto: Divulgação)
 
Durante a pandemia, estima-se que o esporte profissional global tenha registrado perdas na ordem de US$ 15 bilhões, de acordo com a Sports Value, empresa de marketing esportivo brasileira. No caso do Brasil, a perda de receita foi de R$ 1,4 bilhão. Grandes redes de academia, como a SmartFit, fecharam o segundo trimestre de 2021 com um prejuízo milionário. Com a queda de restrições em grande parte do território nacional, o setor começa a dar sinais de reação e se preparam para um 2022 com alta demanda.
“Existe um desejo claro das pessoas de retomarem suas atividades físicas. Até setembro, nossa base de clientes era de 2,7 milhões de pessoas, ante 2,8 milhões de quando fechamos por conta da pandemia, em março de 2020. Uma pesquisa realizada com 10 mil ex-alunos mostrou que 82% deles pretendem retornar assim que estiverem completamente vacinados. Nossos planos são de voltar a abrir novas lojas no ritmo pré-pandemia. Neste ano, mesmo com todas as restrições, abrimos 107 unidades”, conta Edgard Gomes Corona, fundador e CEO da SmartFit.
Com mais de 976 unidades em operação no Brasil e em mais 12 países da América Latina, a Smart Fit, que levantou R$ 2,3 bilhões no IPO realizado em julho, colocou na rua quatro novas marcas de franquia de microacademias. A rede não revela seus planos de expansão, mas demonstra interesse nas cidades que possuem mais de 500 mil habitantes.
“O IPO reflete a confiança dos investidores no nosso modelo de negócio e que a pandemia vai passar. É uma visão de que a vida vai voltar ao normal e que as pessoas vão cuidar da saúde, talvez até mais do que antes. Muitas pesquisas mostraram o quanto a prática regular de atividades físicas é importante para enfrentar doenças como a Covid-19 e muitas outras”, avalia o executivo.
Em relação às expectativas para 2022, Corona enxerga com otimismo a retomada do setor. “O plano apresentado no IPO é abrir 200 unidades por ano, o que temos capacidade de realizar em condições normais de temperatura e pressão. Hoje, temos 15% do mercado brasileiro de academias e 13% do latino-americano. A projeção é que essa participação cresça entre 2% e 3% ao ano com a abertura de novas lojas”, encerra.
 
unidade smartfitPlano apresentado no IPO é abrir 200 unidades por ano. (Foto: Divulgação)

Experiência do cliente

Presente em 10 países e com uma rede de mais de 50 mil parceiros globais, atendendo mais de 3 mil empresas, o Gympass, plataforma de bem-estar corporativo que estimula todas as maneiras de atividades físicas, mentais e emocionais para que as pessoas se sintam bem, sentia a necessidade de novas ferramentas capazes de otimizar a experiência de seus usuários. Pensando nisso, a companhia se uniu à Inbenta, empresa global especializada em ferramentas para o atendimento e autoatendimento nos canais digitais em 30 idiomas, para buscar as melhores soluções em tecnologia, por meio de Inteligência Artificial.
 
O Gympass tem uma preocupação muito grande em oferecer a melhor experiência para os nossos parceiros e clientes, de ponta a ponta. Neste sentido, tanto nossas áreas de Atendimento ao Cliente quanto a maneira como organiza seus canais de atendimento tem papéis extremamente importantes nesta missão”, explica Rogerio Nunes, vice-presidente de CX do Gympass.
 
Nunes elucida que a parceria com a Inbenta foi importante para o Gympass otimizar a experiência dos usuários com novas ferramentas. “Utilizamos chatbot e search no autoatendimento, que são divididas pelo tipo de usuário, sendo que cada uma possui um conteúdo e abordagens de acordo com cada perfil. Os assistentes virtuais também possuem integrações que auxiliam os usuários em ações pontuais, como desbloqueio de conta e reset de senha, mas, caso exista a necessidade, o bot conecta os usuários ao atendimento humano”, complementa.
 
Fernando Nero e Anderso SilvaFernando Nero e Anderson Silva. (Foto: Divulgação)

Conceitos inéditos

Em 2020, ano marcado pelo início da pandemia, saiu do papel o Grupo Ultra, holding do mercado de academias, inspirada no modelo americano de fitness focado em segmentação. Idealizado pelo empresário do setor fitness Fernando Nero, o Grupo, de acordo com seu fundador, "vislumbrou oportunidades em cenários nos quais outras pessoas não enxergaram". Ainda que ninguém estivesse esperando a crise que assolaria o mundo nem as dificuldades encontradas pelo caminho devido às restrições impostas pela Covid-19, a empresa manteve seus lançamentos e hoje conta com 10 unidades em operação e perspectivas de expansão internacional.
 
O Grupo Ultra conta com uma operação promissora - já possui mais de 50 contratos assinados para unidades ao redor do Brasil e meta de atingir mais 80 até o final do ano que vem. A expectativa para 2022 é atingir os R$ 150 milhões. Seu portfólio reúne academia completa no modelo "Big Gym" até estúdios de HIIT, bike, beach sports, personal, pilates, yoga e ballet fitness.
 
"Embarquei nesse projeto junto com Marcel Gandra, executivo referência no setor. Nós damos atenção especial para nossos franqueados e isso faz toda a diferença para o negócio", comenta Nero. Além de oferecer opções de franquias fitness para todos os tipos de investidores - desde o pequeno até investidores profissionais, o Grupo Ultra também conta com lojas próprias.

Versatilidade

Seu guarda-chuva é composto por sete marcas, que visam atrair clientes que buscam inovação e personalização: A Ultra Academia, 100% alinhada com a expectativa de clientes; a Spider Kick, que leva o nome do golpe mais famoso do seu idealizador, o campeão do UFC, Anderson Silva; a BYD, inspirada nos studios de Nova Iorque e Los Angeles e oferece o método exclusivo do Ballet Fitness da Betina Dantas; a Ride State, que oferece diversas modalidades de treinos de ciclismo indoor; a The Flame, que propõe uma aula coletiva especialmente desenhada para promover o emagrecimento; a Leven, estúdio premium especializando em Personal Trainer e Pilates; e a Urban Beach, academia de esportes de areia que leva o conceito de praia para as cidades.
 
O Grupo Ultra também está em tratativas para assinar contratos no exterior, aproveitando principalmente a marca com Anderson Silva, conhecido no mercado internacional. "Esse é o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido por quem acredita que é possível unir excelência com bom custo-benefício. Nossa expectativa agora é expandir cada vez mais o alcance do nosso serviço", finaliza Nero.