Alex Atala: 'A cozinha pode ser uma ferramenta de defesa e de valorização de saberes e de sabores tradicionais brasileiros'

Renomado chef da gastronomia nacional anuncia parceria com a Sapore para colocar na mesa do brasileiro uma linha exclusiva de pratos. A parceria prevê, em breve, a realização de eventos.

Daniel Mendes e Alex Atala  (Divulgação)
Da esquerda para direita: Daniel Mendez, presidente da Sapore, e Alex Atala, chef de cozinha e restaurateur. (Foto: Divulgação)

Os hábitos de consumo alimentar das famílias não são os mesmos há algum tempo, seja pelas mudanças no comportamento e rotina profissional ou até mesmo pelo aumento dos preços. O home office impulsionou o delivery, que favoreceu o setor de foodservice e o próprio varejo de pratos pontos. Pesquisa levantada pelo Instituto Food Service Brasil (IFB) / CREST mostrou que os gastos com comida fora de casa representaram R$ 164,4 bilhões em 2021.

É evidente que a pandemia provocou mudanças importantes no setor de alimentação, especialmente nos restaurantes, e fez com que grandes marcas revisassem seus conceitos. Em um passo decisivo em busca de novos espaços no mercado, a Sapore, maior multinacional brasileira de restaurantes corporativos, uniu-se a um dos grandes nomes da alta gastronomia, Alex Atala, chef de cozinha e restaurateur, para investir em uma linha de pratos prontos exclusiva para o varejo. No setor de eventos, a dupla também aposta na retomada econômica e nas oportunidades que só devem crescer ao longo do ano.

Daniel Mendez, presidente da Sapore, destaca que o plano de negócios inaugura o novo olhar para o setor de alimentação ao aliar mercados que sempre foram considerados opostos.

“Enquanto a Sapore proporciona toda a estrutura de produção e capacidade de distribuição, Alex Atala traz a qualidade e o sabor da gastronomia às refeições prontas. O objetivo é levar essas novas opções para todo o território nacional e, quem sabe, expandir para a América Latina e outros países. Temos estruturas que podem ser ajustadas, de acordo com a demanda de mercado”, detalha.

Mesmo antes da criação da nova linha, a Sapore já enfrentava este desafio. Em junho de 2020, a empresa passou a ser uma alternativa para os profissionais em home office e famílias em casa, oferecendo refeições prontas e comercializadas via apps de entrega e redes de supermercados.

Sapore e Alex AtalaOs produtos estão disponíveis em seis opções que trazem o sabor da culinária brasileira (Foto: Divulgação)

 

Tá na mesa

Preparados com ingredientes 100% naturais e sem conservantes, os pratos são produzidos com técnica personalizada para garantir a qualidade e sabor marcantes. Exemplo disso é o tempo de cozimento, que foi calculado para que o ponto final dos alimentos seja atingido durante o processo de descongelamento em casa, garantindo que os ingredientes cheguem à mesa na textura e gosto agradáveis, de encontro ao que acontece com grande parte das refeições congeladas encontradas no mercado.

O primeiro resultado do negócio foi a linha “Sapore in Box por Alex Atala”, que traz a essência do chef representada nas refeições. A ideia é oferecer uma comida elaborada, com segurança alimentar, qualidade e sabor, garantindo ao consumidor a experiência do restaurante em casa, forma prática e conveniente de divulgar a gastronomia nacional.

“A cozinha pode ser, sim, uma ferramenta de defesa e de valorização de saberes e de sabores tradicionais brasileiros, e este é um caminho que vamos percorrer”, diz Alex Atala.

Para o chef, um dos grandes diferenciais dessa nova linha é aliar praticidade, qualidade e preço acessível, sendo que os pratos são vendidos nas gôndolas dos supermercados e empórios gourmets a partir de R$ 29,00.

“O luxo de ontem não é mais o luxo de hoje. Entre os novos luxos está o conforto que, muitas vezes, significa estar em casa e comer bem. Nossa parceria aponta para o que pode ser o futuro do segmento de alimentação”, enfatiza.


Vontade de comer

Há 22 anos, o D.O.M. Restaurante é um grande expoente dos sabores e saberes brasileiro. Localizado na capital paulista, está presente nas principais listas e guias de gastronomia do mundo, incluindo ser duas estrelas no Guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo. Também criado pelas mãos do chef, o Instituto ATÁ é uma iniciativa com a proposta de reunir conhecimento e alimentação, alimentação e cozinhar, cozinhar e produzir, produzir e natureza. O trabalho do chef ultrapassa as fronteiras de seu premiado restaurante. Atala é o organizador do Fru.to, seminário que reúne grandes nomes para debater o futuro do sistema alimentar global.

Momento certo
Outro foco da união entre a Sapore e Alex Atala é o segmento de eventos, cuja expectativa é de amplo crescimento, já em 2022. “A Sapore tem uma grande experiência nesse setor. Fizemos, por exemplo, as Olimpíadas no Rio, o que nos trouxe uma ampla capacitação. Fazer alimentação em grande quantidade e com qualidade nos habilitou a estar junto com o Atala para trazer o melhor resultado, uma vez que temos a estrutura e ele tem o conhecimento da alta gastronomia. Unindo os dois, temos o necessário para entregar um produto com qualidade assegurada e uma experiência única aos nossos clientes”, afirma Mendez.

Além dos jogos olímpicos e paralímpicos de 2016, a multinacional foi a responsável por toda a gestão de alimentos e bebidas dos dois últimos festivais Lollapalooza, campeonatos de hipismo DTC Tour 2020 e 2021, organizados pelo Doda Training Center, e, recentemente, firmou parceria com o Beto Carrero World, sendo a responsável pela gas tronomia do Festival MasterChef Brasil e da Oktoberfest, além de ter cuidado da cozinha do Camarote da Arara, no Carnaval do Rio deste ano, no desfile das campeãs.


Fome
Fundada em 1992, a Sapore é a primeira multinacional genuinamente brasileira de restaurantes corporativos. Atualmente, atende mais de mil restaurantes por todo o país. São mais de 1,3 milhão de refeições servidas diariamente. A empresa se destaca pela atuação com clientes de diferentes segmentos, como indústrias dos mais diversos ramos e portes, escolas, hospitais, eventos e varejo. A companhia também expandiu sua atuação com a oferta de serviços de facilities e a venda de refeições prontas para consumo, em forma de pratos prontos e monoporções.

 

Dom restaurante divulgação
 A cozinha do restaurante D.O.M, local de onde Atala cria sua gastronomia autoral mostrando o Brasil para o mundo. (Foto: Divulgação)