Marcas se unem para estudar e frear o impacto do descarte incorreto de plástico na biodiversidade e vida marinha

Com apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), A Voz dos Oceanos teve início em agosto de 2021, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e passará por 60 destinos nacionais e internacionais, entre Brasil e Nova Zelândia, ao longo dos próximos dois anos.

familia-schurmann-6-divulgacao-foto-emmanuel-schurmannNova expedição da família Schurmann visa conscientizar as pessoas sobre a poluição no oceano. (Foto: Divulgação)

Os números são alarmantes. Há cerca de 51 trilhões de partículas microplásticas em mares no mundo. Somente em América Latina e Caribe, são produzidas 17 mil toneladas de resíduos plásticos por dia, e menos de 10% deles são reciclados na região. A nova expedição da família Schurmann, Vilfredo, Heloisa e os filhos Pierre, David e Wilhelm, tem um motivo nobre. Um alerta sobre os efeitos arrasadores do lixo plástico nos oceanos e a busca por soluções inovadoras para o combate da poluição dos mares.

Com apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), A Voz dos Oceanos teve início em agosto de 2021, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e passará por 60 destinos nacionais e internacionais, entre Brasil e Nova Zelândia, ao longo dos próximos dois anos.

“Essa expedição é uma oportunidade única para gerar maior sensibilização sobre o descarte dos plásticos e microplásticos, que estão sufocando nossos corpos d'água das nascentes ao mar, e para engajar governos e cidadãos em soluções”, argumenta Letícia Carvalho, chefe da Seção Marinha e de Água Doce do PNUMA.

“As discussões e ações para lidar com o lixo marinho estão ganhando impulso nacional e global. Os governos se reunirão para decidir sobre como trabalhar coletivamente para virar a maré na Assembleia da ONU para o Meio Ambiente em 2022. A viagem dos Schurmann irá capturar a atenção do público e inspirar as ações necessárias, tanto ao longo da rota da expedição como além”, explica Letícia sobre a iniciativa que também conta com a Plastic Soup Foundation entre seus apoiadores internacionais, que tem como intuito testemunhar e registrar a poluição nos mares e navegar em busca de soluções inovadoras.

“Tudo isso impacta não apenas a vida marinha, mas atinge as populações de modo geral. O tema é tão urgente que a ONU definiu o período de 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Acreditamos que, por meio de uma grande corrente mundial do bem, conseguiremos mudar juntos o cenário”, ressalta Vilfredo Schurmann.

Busca por soluções

Revelando a importância da iniciativa privada neste momento de debates sobre mudanças climáticas, um dos importantes pilares de atuação da expedição é o científico, desenvolvido em parceria com a Infinito Mare, empresa fundada pelo cientista ambiental e marinho Bruno Libardoni. O intuito é investigar os diferentes níveis de impacto que os oceanos estão sofrendo, tendo três metas principais: averiguar a qualidade da água e a biogeoquímica dos oceanos; analisar suas áreas mais amplas em associação com voos de drone e sensoriamento remoto via satélite, e construir o Hub Voz dos Oceanos, uma rede global para disponibilizar, de forma veloz, dados confiáveis para a comunidade científica e para a opinião pública em geral.

O projeto visa tornar realizável o que em outras instâncias seria uma investigação oceanográfica altamente custosa, por meio da aquisição de dados em alta resolução, por largas porções nos diferentes oceanos, e dar voz às atuais condições em que se encontram. Além do apoio global do PNUMA e da internacional Plastic Soup Foundation, a expedição tem como primeiros patrocinadores as marcas Kaiak (Natura), Corona (Ambev), Faber Castell e Sabesp.

“Mais que um projeto de Marketing, nossa Voz dos Oceanos é uma iniciativa ESG para nossas parceiras”, diz David Schurmann. Fernanda Rol, diretora de Marketing Brasil da Natura, explica que a sustentabilidade sempre foi um dos pilares da empresa. Essa parceria tem por objetivo aumentar a conscientização e o engajamento do público para questões contemporâneas urgentes, como o descarte de resíduos e o consumo consciente, em especial do plástico.

voice1 Voz dos Oceanos teve início em agosto de 2021. (Foto: Divulgação)

A diretora também posiciona que a marca Kaiak reforça seu compromisso com a natureza e com os oceanos por meio dos produtos. Desde 2015, todos os frascos do portfólio são feitos com até 30% de vidro reciclado. Em 2020, foi responsável em economizar 583 toneladas de vidro. “Temos a ambição de que soluções palpáveis e tangíveis sejam mapeadas na expedição para que, quando disponíveis, sejam avaliadas e, eventualmente, entrem em nosso processo produtivo”.

Benedito Braga, diretor-presidente da Sabesp, vê com muita alegria a Companhia embarcar nesta viagem com a Família Schurmann.

“A Sabesp tem uma grande preocupação com as águas marinhas, pensando em todo o equilíbrio do nosso meio ambiente. A expedição Voz dos Oceanos vem ao encontro dos objetivos e iniciativas da Sabesp: atuar pela saúde, mais qualidade de vida das pessoas e pelo respeito ao meio ambiente”, enfatiza Braga.

A Sabesp, que desde 2007 amplia os serviços de coleta e tratamento de esgoto nos municípios do litoral paulista atendidos pela Companhia, realiza o Onda Limpa, maior programa de saneamento ambiental da costa brasileira. O objetivo é universalizar a cobertura da coleta e manter o tratamento a 100% do coletado, contribuindo para a balneabilidade das praias e para o incremento do turismo na região. “Todo projeto e ação em prol da conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos auxilia e impacta diretamente nos serviços da Sabesp”, afirma o diretor-presidente.

Compromisso

Com o propósito de ampliar o impacto de suas ações de sustentabilidade para além do seu campo de atuação, a Faber-Castell escolheu apoiar a expedição Voz dos Oceanos. “Mapeamos uma oportunidade de contribuir de forma mais ampla. Faz parte de um programa maior da marca de endereçar a questão da redução de plástico em nossos produtos e embalagens. A marca é uma das patrocinadoras da expedição”, esclarece o presidente da Faber-Castell Brasil, Marcelo Tabacci, afirmando também o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental gerado pelo uso do plástico.

“Os resultados obtidos na expedição nos ajudarão a ampliar e intensificar nossas iniciativas, nas quais temos trabalhado com afinco”. A Faber-Castell tem um compromisso global com a eliminação do uso de plástico convencional em seus produtos até 2030, com sua substituição por alternativas mais sustentáveis.

voice2 O intuito é investigar os diferentes níveis de impacto que os oceanos estão sofrendo. (Foto: Divulgação)

A Corona é outra marca que apoia a expedição. “Como uma cerveja que nasceu na praia, Corona tem uma conexão muito especial com o mar e a natureza. Somos movidos pelo desejo de curtir os paraísos, mas também pela responsabilidade de cuidar deles. Sabemos que essa missão só pode ser realizada com a colaboração de todos, por isso buscamos nos unir a parceiros que, assim como nós, entendem que o plástico não pertence ao paraíso e querem mudar essa realidade”, conta João Pedro Zattar, head de marketing de Corona no Brasil.