Cristina Andriotti, da Ambipar: Dedicando-nos à orientar, mostramos que é possível começar ações simples e observar questões ambientais e de governança no dia a dia

CEO da Ambipar Environment mostra que a empresa forma um arsenal em defesa do meio ambiente

Ambipar Selo Verde @cauediniz B3-9916CEO da Ambipar Environment, Cristina Andriotti. (Foto: Divulgação)

Formada em economia, a atual CEO da Ambipar Environment, Cristina Andriotti, atua na companhia há mais de 12 anos. A executiva iniciou na empresa em uma das divisões do segmento Environment como diretora de Operações. Com a aquisidas ações da Response, em 2018, foi promovida a vice-presidente Operacional e em 2020 assumiu a presidência da Ambipar. Cristina comanda a primeira multinacional brasileira na área de gestão ambiental a entrar na bolsa de valores brasileira. Desde o IPO conduzido por ela, em julho de 2020, a Ambipar já adquiriu oito novos negócios no Brasil e ao redor do mundo. Possui no histórico mais de 20 aquisições, atende 16 países em cinco continentes e lidera uma equipe de mais de cinco mil colaboradores.

Com escritório administrativo em São Paulo e matriz em Nova Odessa, no interior do estado, a Ambipar está presente na América do Sul, Europa, África, América do Norte e Antártida. Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os pilares ESG dentro de seus negócios.

Nesta entrevista, Cristina Andriotti conta em detalhes o potencial de cada operação da empresa e as tendências para expansão da companhia. “Na Environment, vamos continuar focados no Brasil e Latam e queremos aumentar o market share nessas localidades. Entendemos que ainda temos muitas oportunidades, inclusive ampliar nossa participação no país”, destaca a CEO.

Revista LIDE: A Ambipar atua em duas verticais: Environment e Response. Quais são as características específicas de cada operação?

CRISTINA ANDRIOTTI: A Environment é focada em toda a cadeia de resíduos. É uma plataforma de serviços ambientais, incluindo a gestão e valorização dos resíduos, desde o momento da geração dentro da indústria até o processo de economia circular. Esse trabalho se divide em duas pontas: o pós-consumo, que é a embalagem que nós usamos na nossa casa e que são capturadas e reinseridas e o pós-industrial, já que dentro da indústria também existem muitos recicláveis que a gente consegue trabalhar, inclusive esse tem mais valor por ser um reciclável limpo, sendo muito mais fácil de requalificá-lo.

Seguindo essa plataforma da Ambipar Environment, temos toda a parte de ESG e Compliance, o apoio às áreas ambientais da indústria e de todo o processo de legislação ambiental, suas consequências e desdobramentos, como as auditorias relacionadas a esse tema. Apoiamos os clientes na inserção da agenda ESG. A Response, nossa plataforma de serviços de resposta de emergência, representa os serviços de treinamento e outsourcing que ficam na planta industrial do cliente, focados em brigadas de incêndio. Atendemos todos os modais, rodoviário, ferroviário, marítimo e o aéreo, serviços que já replicamos do Brasil para toda a América Latina, América do Norte (EUA e Canadá) e, agora, estamos no Reino Unido e temos bases avançadas no Porto de Roterdã, na Holanda, e postos avançados na África, Ásia e na Oceania.

E como vocês conseguem atender o mundo com suas particularidades?

O produto químico poluente e o petroquímico são as grandes demandas de atendimento da Response. O manuseio desses materiais obedece a um critério da ONU em todas as partes do mundo. Quando entramos em alguns países, principalmente nos Estados Unidos, por exemplo, percebemos que as empresas atendiam regionalmente e com foco em um único modal, então elas não conseguiam crescer. A ideia da Ambipar quando assume empresas no exterior é treinar e capacitar essas empresas, observando as necessidades de outros modais. Focamos muito em capacitação, nosso maior campo de treinamento está aqui no Brasil, em Nova Odessa, no interior de São Paulo. Temos outros campos no Peru e Chile e, assumimos em outubro, o maior campo de treinamento do mundo que fica em Pueblo, no estado norte-americano do Colorado. Somos bem fortes em treinamento e outsourcing, com destaque para os Estados Unidos devido à alta demanda de chamados para a indústria local.

A descarbonização é um dos temas mais debatidos atualmente. Em que contexto a Ambipar atua nessa operação entre seu público-alvo?

Essa operação também se divide em dois segmentos. A Ambify é a plataforma da Ambipar que conecta as pessoas físicas ao processo de transformação a uma economia mais verde e de baixo carbono. Com a possiblidade de todos reduzirem suas emissões. Todo processo é certificado e auditado com reconhecimento internacional. Além disso, em toda compensação por meio da plataforma da Ambify, um percentual do valor é direcionado à projetos sociais de parceiros. Na outra linha, temos projetos para a indústria que busca mitigar ou neutralizar suas emissões, por meio de projetos mais densos de florestas na região amazônica, entre outros.

Com diversas aquisições, a empresa está em plena expansão internacional. Em quais mercados tende a crescer mais e quais países a companhia pensa em investir seus esforços?

Olhamos muito para o Chile, país em que fizemos uma recente aquisição e temos perspectiva de crescimento importante para replicar muitas das tecnologias que temos aqui no Brasil, principalmente no que se refere à economia circular. Estamos iniciando uma grande obra que deve ficar pronta em breve, chamada de Projeto GIRI, planta industrial de classificação, pré-tratamento e preparação para reciclagem e valorização de resíduos com capacidade de 60 mil toneladas por ano. Portanto, nós vamos replicar a plataforma de economia circular para o Chile, começamos por Santiago, com mais dois pontos de transbordo, depois devemos replicar também para Peru e Paraguai.

Quais são as perspectivas de crescimento para as operações da companhia nos próximos anos?

Na Environment, vamos continuar focados no Brasil e Latam e queremos aumentar nosso market share nessas localidades. Entendemos que ainda temos muitas oportunidades, inclusive ampliar nossa penetração no país. O Brasil está bem adiantado no aspecto ambiental e na economia circular. Contamos com nossa Política de Resíduos Sólidos, obrigatória para empresas retornarem suas embalagens para a cadeia, assim temos uma grande oportunidade no país e, se ocorrerem aquisições, devemos avançar na região. Na Ambipar Response somos a empresa de maior relevância no continente, se tivermos alguma oportunidade, nosso foco para o próximo ano será Estados Unidos e Canadá.

Neste cenário, qual a importância e o papel da Ambipar Certification?

Muitas empresas queriam evidenciar o cumprimento de todos os requisitos ESG. Para isso, a Ambipar Certification é uma operação independente e especializada em serviços de certificação. A nova empresa realiza atividades de avaliação em diferentes tipologias de esquemas para produtos, serviços e processos, a fim de verificar o cumprimento e atendimento às normas e requisitos legais. Acreditada como um Organismo de Certificação (OCP) pelo Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO), a Ambipar Certification irá conceder o Selo Verde. Esta chancela atesta que a empresa cumpriu a legislação, inclusive os requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e que pode possuir práticas de valorização dos resíduos e de economia circular. Dessa forma, o Selo Verde agrega mais valor ao negócio e contribui para que as organizações alcancem regularidade e excelência em sua gestão. A certificação qualifica quanto às práticas de Aterro Zero e Economia Circular das empresas auditadas, ratificando sua excelência e comprometimento com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Qual o perfil das empresas que buscam os serviços da Ambipar?

Alguns segmentos e grandes empresas já estão bastante engajados no tema sustentabilidade, aquecimento global, economia circular. No entanto, temos o grupo de companhias pequenas e médias que querem dar um primeiro passo, mas não sabem como. Muitas delas se preocupam com o custo, por isso, temos que nos dedicar à orientação, mostrar que é possível iniciar um trabalho com ações simples e observar questões ambientais e de governança no dia a dia.

Quais suas principais realizações ao longo desses últimos dois anos à frente da companhia?

Quero deixar claro que as realizações são coletivas, contamos com um time importante envolvido e trabalhamos sempre de forma cooperativa com todas as áreas. A grande façanha dos últimos dois anos na Environment foi conseguir enxergar a sinergia entre todos os nossos serviços. Na Response, a melhor estratégia foi multiplicar e transferir conhecimento e tecnologia para o resto do mundo. Já estamos vendo que isso deu certo pelo tamanho do faturamento que vem de fora para cá. Manteremos esse caminho nos próximos.

Social

Ambipar anunciou a aquisição do controle acionário do ViraSer Negócios de Impacto, por meio de sua controlada direta, Environmental ESG Participações. A partir de agora, como parte da Ambipar, o ViraSer ganha mais potência e escala, acelerando o seu planejamento de expansão e contribuindo para a Era dos R’s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reparar, Recondicionar, Remanufaturar, Reaproveitar, Reciclar, Recuperar, Regenerar, Resignificar, Replanejar, Reengajar e tantos outros. O objetivo é fomentar o Empreendedorismo Social, aumentar o impacto positivo e consolidar a sustentabilidade ambiental dos pequenos e médios municípios na cadeia da reciclagem, ampliando os sistemas de logística reversa de embalagens pós-consumo para as cinco regiões brasileiras. O plano de expansão para os próximos anos prevê a criação de pelo menos 150 unidades de Franquia Social em diferentes regiões do país.