Fernanda Rol: 'Temos a ambição de que soluções tangíveis sejam mapeadas para que entrem em nosso processo produtivo'

Marcas se unem à Expedição Voz dos Oceanos para estudar e frear o impacto do descarte incorreto de plástico na biodiversidade e vida marinha.

My Post (1)Fernanda Rol, diretora de Marketing Brasil da Natura. (Foto: Divulgação)

Os números são alarmantes. Há cerca de 51 trilhões de partículas microplásticas em mares no mundo. Somente em América Latina e Caribe, são produzidas 17 mil toneladas de resíduos plásticos por dia, e menos de 10% deles são reciclados na região. A nova expedição da família Schurmann, Vilfredo, Heloisa e os filhos Pierre, David e Wilhelm, tem um motivo nobre. Um alerta sobre os efeitos arrasadores do lixo plástico nos oceanos e a busca por soluções inovadoras para o combate da poluição dos mares.

Com apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), A Voz dos Oceanos teve início em 29 de agosto, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e passará por 60 destinos nacionais e internacionais, entre Brasil e Nova Zelândia, ao longo dos próximos dois anos. “Essa expedição é uma oportunidade única para gerar maior sensibilização sobre o descarte dos plásticos e microplásticos, que estão sufocando nossos corpos d'água das nascentes ao mar, e para engajar governos e cidadãos em soluções”, argumenta Letícia Carvalho, chefe da Seção Marinha e de Água Doce do PNUMA.

“As discussões e ações para lidar com o lixo marinho estão ganhando impulso nacional e global. Os governos se reunirão para decidir sobre como trabalhar coletivamente para virar a maré na Assembleia da ONU para o Meio Ambiente em 2022. A viagem dos Schurmann irá capturar a atenção do público e inspirar as ações necessárias, tanto ao longo da rota da expedição como além”, explica Letícia sobre a iniciativa que também conta com a Plastic Soup Foundation?entre seus apoiadores internacionais, que tem como intuito testemunhar e registrar a poluição nos mares e navegar em busca de soluções inovadoras. “Tudo isso impacta não apenas a vida marinha, mas atinge as populações de modo geral. O tema é tão urgente que a ONU definiu o período de 2021 a 2030 como a Década da Ciência?Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Acreditamos que, por meio de uma grande corrente mundial do bem, conseguiremos mudar juntos o cenário”, ressalta Vilfredo Schurmann.

274015798_966584967294532_3230324577326670539_nTripulação do veleiro Kat, que navega na expedição 'Voz dos Oceanos'. (Foto: Reprodução)

Busca por soluções

Revelando a importância da iniciativa privada neste momento de debates sobre mudanças climáticas, um dos importantes pilares de atuação da expedição é o científico, desenvolvido em parceria com a Infinito Mare, empresa fundada pelo cientista ambiental e marinho Bruno Libardoni. O intuito é investigar os diferentes níveis de impacto que os oceanos estão sofrendo, tendo três metas principais: averiguar a qualidade da água e a biogeoquímica dos oceanos; analisar suas áreas mais amplas em associação com voos de drone e sensoriamento remoto via satélite, e construir o Hub Voz dos Oceanos, uma rede global para disponibilizar, de forma veloz, dados confiáveis para a comunidade científica e para a opinião pública em geral. O projeto visa tornar realizável o que em outras instâncias seria uma investigação oceanográfica altamente custosa, por meio da aquisição de dados em alta resolução, por largas porções nos diferentes oceanos, e dar voz às atuais condições em que se encontram. Além do apoio global do PNUMA e da internacional Plastic Soup Foundation,?a expedição tem como primeiros patrocinadores as marcas Kaiak (Natura), Corona (Ambev), Faber Castell e Sabesp.

“Mais que um projeto de Marketing, nossa Voz dos Oceanos é uma iniciativa ESG para nossas parceiras”, diz David Schurmann.

Fernanda Rol, diretora de Marketing Brasil da Natura, explica que a sustentabilidade sempre foi um dos pilares da empresa. Essa parceria tem por objetivo aumentar a conscientização e o engajamento do público para questões contemporâneas urgentes, como o descarte de resíduos e o consumo consciente, em especial do plástico. A diretora também posiciona que a marca Kaiak reforça seu compromisso com a natureza e com os oceanos por meio dos produtos. Desde 2015, todos os frascos do portfólio são feitos com até 30% de vidro reciclado. Em 2020, foi responsável em economizar 583 toneladas de vidro. “Temos a ambição de que soluções palpáveis e tangíveis sejam mapeadas na expedição para que, quando disponíveis, sejam avaliadas e, eventualmente, entrem em nosso processo produtivo”.

Benedito Braga, diretor-presidente da Sabesp, vê com muita alegria a Companhia embarcar nesta viagem com a Família Schurmann. “A Sabesp tem uma grande preocupação com as águas marinhas, pensando em todo o equilíbrio do nosso meio ambiente. A expedição Voz dos Oceanos vem ao encontro dos objetivos e iniciativas da Sabesp: atuar pela saúde, mais qualidade de vida das pessoas e pelo respeito ao meio ambiente”, enfatiza Braga. A Sabesp, que desde 2007 amplia os serviços de coleta e tratamento de esgoto nos municípios do litoral paulista atendidos pela Companhia, realiza o Onda Limpa, maior programa de saneamento ambiental da costa brasileira. O objetivo é universalizar a cobertura da coleta e manter o tratamento a 100% do coletado, contribuindo para a balneabilidade das praias e para o incremento do turismo na região. “Todo projeto e ação em prol da conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos auxilia e impacta diretamente nos serviços da Sabesp”, afirma o diretor-presidente.

247551715_900006070619089_7282640809738815831_nVeleiro Kat, que participa da expedição 'Voz dos Oceanos'. (Foto: Reprodução)

Compromisso

Com o propósito de ampliar o impacto de suas ações de sustentabilidade para além do seu campo de atuação, a Faber-Castell escolheu apoiar a expedição Voz dos Oceanos. “Mapeamos uma oportunidade de contribuir de forma mais ampla. Faz parte de um programa maior da marca de endereçar a questão da redução de plástico em nossos produtos e embalagens. A marca é uma das patrocinadoras da expedição”, esclarece o presidente da Faber-Castell Brasil, Marcelo Tabacci, afirmando também o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental gerado pelo uso do plástico. “Os resultados obtidos na expedição nos ajudarão a ampliar e intensificar nossas iniciativas, nas quais temos trabalhado com afinco”. A Faber-Castell tem um compromisso global com a eliminação do uso de plástico convencional em seus produtos até 2030, com sua substituição por alternativas mais sustentáveis.

A Corona é outra marca que apoia a expedição. “Como uma cerveja que nasceu na praia, Corona tem uma conexão muito especial com o mar e a natureza. Somos movidos pelo desejo de curtir os paraísos, mas também pela responsabilidade de cuidar deles. Sabemos que essa missão só pode ser realizada com a colaboração de todos, por isso buscamos nos unir a parceiros que, assim como nós, entendem que o plástico não pertence ao paraíso e querem mudar essa realidade”, conta João Pedro Zattar, head de marketing de Corona no Brasil.

É dada a largada

Responsável por sugerir o ponto de saída da expedição, a construtora sustentável PZ Empreendimentos, também é uma das apoiadoras do Voz dos Oceanos. “Buscamos entender o projeto da Família Schurmann e vimos que tem total sinergia e propósito de legado que a construtora se propõe a deixar em terra. Nossa construção em Balneário Camboriú chamada PZ Ecomall, por exemplo, foi feita em 82 dias e gerou cerca de 90% menos resíduo por conta da estrutura modular. Ou seja, tentaremos conectar ao máximo possível o trabalho em terra com o que será feito no mar”, argumenta o CEO da construtora PZ Empreendimentos, Filipe Pitz e ainda conclui: “Como sabemos, a construção civil é uma das indústrias que mais gera resíduos, cerca de 80 milhões de toneladas/ano de acordo com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, sabemos que ser sustentável não é remediar. Nossa intenção é questionar o consumo em si, projetando áreas que contribuam também para a economia de recursos naturais”.