Karene Vilela, da Portus Cale: 'Indústria vínica vai precisar combater problemas, como mudanças climáticas e de suprimentos'

Bacalhôa Vinhos de Portugal demonstra capacidade para competir no mercado mundial e oferecer o vinho perfeito para qualquer ocasião.

Karene Vilela copyPortus Cale: empresa na qual Karene Vilela está à frente há mais de uma década. (Foto: Divulgação)

Ao longo dos anos, a Bacalhôa Vinhos de Portugal criou uma vasta gama de vinhos em seu portfólio, algo que possibilitou uma sólida reputação e a preferência de consumidores nacionais e internacionais. Presente em sete regiões vitícolas portuguesas, com um total de 1200 hectares de vinhas, 40 quintas, 40 castas diferentes e quatro adegas, a empresa distingue-se no mercado pela sua dimensão, aspecto inovador e pela autonomia - que chega a 70% de produção própria.

A Bacalhôa dispõe de adegas nas regiões mais importantes de Portugal: Alentejo, Península de Setúbal (Azeitão), Lisboa, Bairrada, Dão e Douro. Com uma capacidade total de 20 milhões de litros e 15 mil barricas de carvalho, a companhia prossegue a sua aposta na inovação, tendo em vista a criação de vinhos que proporcionem experiências únicas e surpreendentes, com uma elevada qualidade e consistência.

Palacio 6O projeto da Bacalhôa implementado nas diversas quintas sob o tema “Arte, Vinho e Paixão”. (Foto: Divulgação)

Projeções

No decorrer deste ano, a produtora promete realizar um conjunto de iniciativas direcionadas a profissionais e consumidores, em celebração ao centenário da empresa. A história da Balhôa começou em 1922, com a fundação da firma João Pires & Filhos, empresa vocacionada para a comercialização a granel de vinhos produzidos a partir de uvas compradas na Península de Setúbal. No final dos anos 1970, a companhia engatou uma nova fase, marcada pela aposta na vinha e nas marcas próprias e, sobretudo, pela extraordinária produção de vinhos feitos com base em conceitos, perfis e técnicas nunca antes experimentados em Portugal.

Um novo ciclo é esperado nestes cem anos de existência, conforme o comunicado da produtora: “o principal desafio é a implementação e consolidação do Projeto de Produção Sustentável iniciado em 2020. Acreditamos firmemente na enorme mais-valia da sustentabilidade, de forma transversal à nossa atividade”.

A produtora ainda confirma que ao longo de 2022, irá “dividir a celebração do centenário com profissionais e apreciadores, por meio de diversos eventos e iniciativas, onde a cultura, a arte, a paixão e o vinho terão sempre lugar de destaque”.

Palacio 3Palácio da Bacalhôa se tornou uma parada obrigatória para turistas de todo o mundo. (Foto: Divulgação)

Intercâmbio

A Portus Cale, empresa na qual Karene Vilela está à frente há mais de uma década, é responsável pela marca Bacalhôa no Brasil desde 1985. Sua vida vínica nasceu dentro da Bacalhôa. Ela aprendeu a beber, estudar e vender vinhos com o grupo Bacalhôa. Hoje, é uma das maiores propagadoras da marca no país.

Karene atribui o crescimento e o reconhecimento internacional da marca Bacalhôa a sua orientação por qualidade, vinhedos próprios, investimentos massivos, além da presença de personalidades importantes do mundo do vinho envolvidos no processo. “Os enólogos são responsáveis pela produção do vinho e nós, expert e sommeliers, pela disseminação da cultura do vinho. Pessoalmente sou apaixonada por história e relacionamento o que faz todo o encantamento do meu trabalho. Adoro saber histórias sobre regiões, produtores e famílias e levar isso para mais e mais pessoas”, frisa.

A especialista destaca que no Brasil, claramente, o mercado de vinhos tem muito potencial para crescer, seja na produção como em distribuição. No entanto, globalmente, a indústria vínica vai precisar combater alguns problemas importantes como as mudanças climáticas e os problemas de abastecimento de matéria prima decorrentes da pandemia. “Os preços também tendem a aumentar por conta da falta de abastecimento e quebras de safras devido aos problemas climáticos como secas e geadas”.

Karene Vilela Especialista destaca que no Brasil, claramente, o mercado de vinhos tem muito potencial. (Foto: Divulgação)

Karene Vilela

Enófila por paixão à bebida de sabor marcante, Karene Vilela é publicitária formada pela Escola Superior de Propaganda Marketing (ESPM). Imersa nos vinhos pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e sommelier formada pela Court Master Sommelier. É detentora do título DipWSET, certificada Wine Scholar Guild (SWS, IWS e FWS) e CEO da Portus Cale. Além disso, é sócia idealizadora do projeto “Got Wine?” e educadora da Wset na The Wine School Brasil. Atualmente, é uma das poucas brasileiras a ser aceita e se tornar estudante do Instituto Master of Wine.

Enoturismo

O projeto da Bacalhôa implementado nas diversas quintas sob o tema "Arte, Vinho e Paixão" visa surpreender as expectativas dos mais exigentes. Das vinhas ao vinho, todo o processo vitivinícola é envolvido em vários cenários que incluem a tradição e modernidade, com exposições artísticas diversas, da pintura à escultura, nunca esquecendo magníficas obras naturais.