Pamela Paz: 'Modelo de assinatura de móveis já é visto como a solução à economia compartilhada'

Com as alarmantes consequências das mudanças climáticas a nível global, como a escassez dos recursos naturais e, consequentemente, geradora de problemas socioeconômicos, as organizações passaram a ter postura mais sustentável. Preocupadas com esse cenário, empresas jovens têm oferecido resolução de problemas coletivos e, consequente, oportunidades de investimento, baseando-se na agenda ESG (Ambiental, Social e Governança).

Ela cresceu 600% na pandemia com um serviço de móveis por assinatura -  Pequenas Empresas Grandes Negócios | Mulheres empreendedoras
Pamela Paz, CEO da Tuim 
(Foto: Divulgação)

Consumo Consciente

A Tuim, empresa de móveis por assinatura do Brasil, revolucionou o mercado mobiliário no país. Conhecida como a “Netflix dos móveis”, a startup nasceu como solução objetiva e inteligente de consumir móveis, com total autonomia para o consumidor escolher o que deseja e pelo período necessário, o que contribui diretamente para a economia circular.

"O modelo de assinatura de móveis já é visto como a solução perfeita, principalmente no que diz respeito à economia compartilhada", comenta Pamela Paz, CEO da Tuim.

Agenda ESG

A UpLexis, empresa especializada em mineração de dados, oferece respaldo a outras companhias que desejam colocar a agenda ESG no radar. Por meio de relatórios analíticos e personalizados é possível verificar, antes de contratar um serviço, se o fornecedor tem envolvimento em processos ambientais ou multas por trabalho irregular.

Economia

Market4u compra Numenu e chega a 1,5 mil condomínios | Empresas | Valor  EconômicoEduardo Córdova, CEO Market4u (Foto: Divulgação)

O market4u, rede de mercados autônomos e inteligentes, investiu para que a emissão de CO2 por veículo seja diminuída na hora de fazer compras. A frota do market4u já sai carregada com centenas de itens por dia, com reabastecimento sustentável.

"Ao falar de varejo, o sistema agrega todas as promoções e pagamentos pelo app, gerando uma economia de papel gigantesca", Eduardo Córdova, CEO Market4u.


O poder da Favela

A Havaianas em parceria com a Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede nas favelas, lançou o projeto “Quebrada Cria”, para fortalecer e impulsionar artistas de comunidades de todo o país.

“A favela é a maior startup brasileira, berço de inovação para o esporte, a arte, a música, a gastronomia e o empreendedorismo. E a Havaianas abriu sua plataforma para retratar essa inovação e transformar em impacto social na ponta, um case do que é ESG. Tornando-se referência por ter a parceria entre empresa uma ONG combatendo juntas a pobreza em escala nas favelas”, destaca Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões.“Mentes brilhantes nascem todos os dias no Brasil.

A marca reconhece isso desde a sua criação, 60 anos atrás, e para incentivar novos talentos a mostrar ao mundo sua arte, nos tornamos uma tela em branco para que eles criassem as estampas da coleção ‘Quebrada Cria’. Como forma de continuar incentivando a Gerando Falcões a dar mais oportunidades a jovens artistas, 7% do lucro das vendas será destinado para a associação”, afirma Beto Funari, CEO da Alpargatas.

imagem_2022-06-10_182040867O líder da dona da Havaianas, o CEO da Alpargatas,  Beto Funari (Foto: Divulgação)

Educação ambiental

A PepsiCo acaba de integrar a plataforma da Molécoola, que incentiva a reciclagem a partir do programa de fidelidade ambiental, por meio da parceria, consumidores de produtos da companhia poderão trocar cada embalagem vazia de snacks por 1500 pontos no aplicativo ou site da startup, que podem ser acumulados e trocados por benefícios, descontos e produtos diversos.

"Parceiros como a PepsiCo promovem integração ao trazer mais pessoas para conhecer e se juntarem ao trabalho da Molécoola, focando o incentivo ao empreendedorismo na cadeia de reciclagema", afirma Rodrigo Jobim Roessler, Fundador da Molécoola. 

Indicadores

Na atual edição do Samsung Creative Startups, programa de aceleração da Samsung, está a eumostro, startup de Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis (SC), que cirou um programa para que empresas possam comunicar as ações nas áreas ambiental, social e de governança aos seus clientes, de modo considerado prático e transparante.