LIDE reúne mulheres que simbolizam força nos debates sobre desenvolvimento socioeconômico

Eventos promovidos pelo LIDE Mulher tem como objetivo estreitar o networking e tratar sobre mudanças de paradigmas nos modelos de gestão empresarial. Reveja quem participou dos eventos.

LIDE MULHERLideranças femininas que participaram dos eventos promovidos pelo LIDE Mulher. (Foto: Divulgação)

Segundo a pesquisa recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), com de 295 empresas, 78% delas possuem mulheres em cargos de liderança. Ainda segundo o instituto, das 508 organizações listadas na BM&F Bovespa, 197 têm alguma mulher no Conselho de Administração. Entretanto, os dados refletem que a presença feminina nas posições de tomadas de decisão, encontra-se muito em patamar inferior em relação aos homens. Diante da necessidade de mudar esse cenário, ativistas, acadêmicas e, principalmente, executivas têm atuado de maneira constante para mudar essa realidade e obter crescimentos expressivos nos levantamentos futuros.

A união dessas mulheres para discutir temas essenciais para o crescimento do país e evolução da própria mulher no mercado de trabalho, reforçando sua presença em cargos C-level, encontra-se como pauta fundamental do LIDE Mulher. Formado por mais de 200 empresas nacionais e multinacionais, o movimento tem como principal objetivo colaborar com a aceleração do desenvolvimento de mulheres, promovendo seminários e mentorings periódicos.

Atualmente, o LIDE Mulher, presidido por Nadir Moreno está presente em várias regiões do Brasil. Ao longo de 2021, foram contabilizados dezenas de encontros, on-line e presenciais. Já para 2022, são esperados vários outros eventos, no mesmo formato e intuito de ampliar a integração entre as lideranças. Confira a seguir, um resumo das lideranças femininas que têm agido para firmar o networking e a troca de informações, além de compartilhar experiências.

• A programação do LIDE Mulher de 2021 foi inaugurada com a participação da jurista Rosângela Wolff Moro. Diretamente dos EUA, a advogada explicou sua atuação no combate às doenças raras no Brasil e falou sobre seu livro “Os dias mais intensos: uma história pessoal de Sergio Moro”.

• A presidente da P&G, Juliana Azevedo, participou no mês de maio do LIDE Mulher Talks. A relevância da inovação em momento de crise, estiveram em pauta. Na ocasião, participaram a presidente do LIDE Mulher, Nadir Moreno, e a vice-presidente executiva do Grupo Doria, Celia Pompeia.

• Em junho, Jeane Tsutsui, CEO do Grupo Fleury e médica cardiologistas ressaltou a importância da modernização no ecossistema do setor de saúde, para democratizar acesso e qualificar ainda mais serviços para o momento pós-pandemia.

• No mês de julho, Renata Afonso, nova CEO da CNN Brasil, defendeu o investimento no jornalismo profissional e considerou que setor vive um “novo apogeu”. A executiva abordou os desafios ocasionados pela disseminação das fake news e da desinformação.

• Durante sua participação no LIDE Mulher Talks, realizado em agosto, a presidente da Pfizer no Brasil, Marta Díez, destacou que a pandemia de Covid-19 evidenciou ao mundo que a saúde é elemento indispensável para o desenvolvimento econômico. A executiva também focou nos grandes desafios da ciência e da inovação frente às incertezas futuras.

Outras Importantes Participações e Presenças nos Debates:

• Gabriela Baumgart, membro do Conselho IBGC;

• Maria Eduarda Brennand, membro do Conselho do Grupo Cornélio Brennand;

• Alessandra Frisso, presidente do WAHI, diretora comercial da H2R Pesquisas Avançadas, membro do comitê feminino da Câmara de Comércio Árabe Brasileira;

• Claudia V.Massei, CEO da Siemens de Omã, membro do WEF e Linkedin Top Voice 2020;

• Patrícia Molina, sócia da KPMG;

• Katia Vaskys, gerente-geral da IBM Brasil;

• Ana Garcia-Cebrian, à época, diretora-geral da Sanofi Pasteur no Brasil;

• Fernanda Bornhausen, idealizadora e co-founder da Sedo Farmácia da Mente;

• Clarissa Sadock, CEO da AES Brasil;

• Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.

Confira quais lideranças participaram do LIDE Mulher, no começo do semestre de 2022

Graça Sajovic, vice-presidente do Grupo Stefanini;

Ada Mota, CEO da Adcos.