A fantástica fábrica de Guto Requena

O arquiteto paulista não para de conceber novos projetos em que a tecnologia é a principal ferramenta para turbinar suas ideias sustentáveis de arquitetura, design e urbanismo.

img79-e1541668857136-1000x600Guto Requena. 

Um dos profissionais mais multifacetados da nova geração de gênios da arquitetura e do design, quem diria, fica num casarão em ruínas, datado de 1911. Quer dizer, não exatamente em ruínas, já que ele teve toda a sua estrutura hidráulica, elétrica e fundação inteiramente restauradas por seu proprietário, o empresário Houssein Jarouche, outro nome referência quando se fala em mobiliário de design em São Paulo.

Mas a atmosfera é de um grande laboratório cercado de verde, onde se vê extraordinárias peças dedesign, mobiliário arrojado, estações de trabalho compostas por pequenos e grande ambientes, equipados de alta tecnologia e, sobretudo, habitados por uma trupe de criativos liderados pelo cabeça das maiores ideias. Guto Requena, 41 anos, dá nó em trilho, não sem antes desenhar o trem capaz de desviar de qualquer obstáculo.

À frente do estúdio que leva seu nome, e comandando uma equipe de 40 pessoas, ele cria de papéis de parede a projetos urbanísticos de novas cidades, passando por mobiliário urbano, design de produtos, até conteúdo de programas para TV, além de ele mesmo ser estrela de realitys de transformações, como a versão brasileira do Queer Eye, da Netflix.

Em tudo o que coloca a mão, está a preocupação com a sustentabilidade.

“Meu desafio é investigar novas tecnologias de uma maneira mais afetiva. Usar tecnologia para aquecer, para aproximar”, diz Guto. "Como vamos continuar construindo sem poluir? Como tem que ser a casa do futuro?”.

Ele lança a pergunta ao mesmo tempo em que pretende fazer da própria casa, em construção, um case de sustentabilidade assim como o projeto, já em execução, da gigantesca sede da XP Investimentos. Ao lado de outro grande escritó paulista, do arquiteto Marcio Kogan, Guto trabalha na construção de 75 mil metros do que será um tesouro da arquitetura sustentável, sua melhor visão de futuro.

the-dancing-pavilion1468The Dancing Pavilion, no Rio de Janeiro.

Amor na ponta dos dedos

A loja Pop Up da Hermès, no CJ Shops, é outro exemplo bem-sucedido do uso de tecnologia, design de produto e arquitetura, tudo feito pelo mesmo estúdio, o de Guto Requena. Dos 70 projetos em andamento,um deles, contudo, faz seu coração bater mais forte. O do Aura Pendent é resultado de dois anos de pesquisas até chegar a um aplicativo que é puro amor. Por meio dele, é possível capturar emoções e transformar em dados para esculpir uma joia única, impressa em ouro ou prata. Como? Basta baixar o aplicativo no celular, ir para um lugar calmo, cobrir a câmera do aparelho com o dedo indicador, colocar o fone de ouvido e contar uma grande história de amor.

O aplicativo vai capturar as emoções da sua voz e seu batimento cardíaco através do pulso no seu dedo. Os dados captados vão ser usados para moldar o design de uma mandala, impressa em 3D e transformada em joia. Porque anel de casamento é coisa do passado. Provas de amor podem vir da ponta dos dedos. Coisa de gênio.