Nova aeronave hipersônica atingirá os céus ainda este ano

Espera-se que o Quarterhorse atinja Mach 5,5 – ou 4.219 mph.

WhatsApp Image 2024-04-04 at 15.01.36Espera-se que o Quarterhorse atinja Mach 5,5 – ou 4.219 mph.

A Hermeus está um passo mais perto de tornar realidade seus sonhos hipersônicos .

A start-up com sede em Atlanta revelou sua primeira aeronave hipersônica no final da semana passada, marcando um grande avanço nas viagens em alta velocidade. O novo Quarterhorse Mk 1 foi projetado, construído e integrado em apenas sete meses. Mais impressionante ainda, a aeronave deverá atingir os céus ainda este ano.

A Hermeus tem trabalhado em aeronaves hipersônicas desde 2018, mas a equipe ganhou muita velocidade e entregou dois protótipos totalmente integrados no ano passado. (O Quarterhorse Mk 0 não voador completou os testes em janeiro.) A Hermeus diz que pretende produzir uma aeronave a cada 12 meses à medida que o programa Quarterhorse avança. O objetivo é fazer com que a aeronave voe a uma velocidade hipersônica de Mach 5,5 – ou 4.219 mph. Para colocar isso em perspectiva, o Quarterhorse poderia levar você de Nova York a Londres em menos de uma hora.

“O aspecto mais exclusivo e importante de nossa abordagem para desenvolver uma aeronave hipersônica é nossa taxa de iteração – projetar, construir e pilotar uma aeronave em menos de um ano, todos os anos”, disse o CEO e cofundador da Hermeus, AJ Piplica, em um comunicado . “É um ritmo que não era visto no mundo da aviação há meio século.”

WhatsApp Image 2024-04-04 at 15.01.41Quarto de Milha Mk 2.

Alimentado por um motor turbojato General Electric J85, o Mk 1 será usado para testar decolagens e pousos em alta velocidade em uma série de testes de voo não tripulados e pilotados remotamente na Base Aérea de Edwards. As informações coletadas pela equipe informarão construções futuras.

Hermeus diz que a próxima iteração do Quarterhorse será equipada com o motor Pratt & Whitney F100. A empresa afirma corajosamente que o previsivelmente chamado Mk 2 voará a velocidades supersônicas de até Mach 3 no próximo ano. A Hermeus supostamente tomou uma decisão estratégica de fazer a transição de um GE J85 para o F100, pois é mais adequado para seus modelos futuros, como uma aeronave militar chamada Darkhorse e um drone de alta Mach.

“Ao nos libertarmos dos rígidos cronogramas de desenvolvimento plurianuais, podemos construir a aeronave certa para este momento e colocá-la no ar em menos de um ano”, acrescentou Skyler Shuford, COO e cofundador da Hermeus. “O Mk 2 será nosso terceiro sistema de aeronave subanual construído e, embora ainda precisemos provar nosso valor em vôo, uma enorme quantidade de risco programático é reduzida ao ter o próximo avião seguindo de perto.”

A Hermeus também não é a única empresa de aviação que trabalha em jatos hipersônicos. A Hypersonix Launch Systems e a Venus Aerospace estão trabalhando em aviões semelhantes de alta velocidade. A corrida hipersônica começou, pessoal.