Ao celebrar aniversário, Revista LIDE renova credibilidade e consolida perfil multiplataforma
Conteúdo jornalístico de qualidade e uso da comunicação moderna tem ajudado a consolidar as ações do LIDE desde sua fundação
Revista LIDE celebra 15 anos, lança novo site e renova credibilidade (Foto: Arquivo/LIDE) |
Uma das mais bem-sucedidas iniciativas empresariais já criadas no Brasil, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – já percorreu longa jornada marcada pelo entusiasmo de ser uma fonte criadora de oportunidades e de fomentar a aproximação de líderes de diferentes setores, poder público e segmentos da sociedade.
Sendo seu fundador João Doria, um qualificado jornalista, as principais ferramentas e técnicas de comunicação foram plenamente aplicadas para que as pautas promovidas pelo LIDE ganhassem força e pudessem colaborar efetivamente com o crescimento socioeconômico brasileiro. Nesse contexto, em 2005 surge a Revista LIDE, publicação dirigida aos executivos de alta performance e com reportagens sobre negócios, gestão, economia, desenvolvimento, liderança e demais assuntos do universo empresarial.
De acordo com Ana Lúcia Ventorim, diretora de Comunicação e Conteúdo da Doria Editora, a proposta sempre foi gerar conteúdo de relevância. “Hoje, por exemplo, tecnologia é pauta obrigatória. Impossível falar sobre qualquer setor sem ter um olhar de como a inovação o transforma. Outro ponto que também temos como meta é abranger mais diversidade nas páginas de nossas edições. É sabido que o mundo corporativo possui um número absolutamente elevado de homens no comando das empresas, e não há como fugir disto. Mas focamos também em trazer referências de lideranças femininas em praticamente todas as edições, como maneira de tornar o conteúdo mais equânime”, enfatiza.
Parceria com o mercado
Bia Cruz, diretora geral de Publicidade, destaca que por ser mensal, a Revista Lide é uma publicação muito respeitada no mercado corporativo. “Ao longo de sua trajetória, inovamos e criamos novos produtos, como os suplementos especiais, publicados em cada edição. Isso nos trouxe a possibilidade de abranger novos mercados e, consequentemente, anunciantes”, afirma.
Hoje, a Editora mantém projetos que contribuem com as estratégias de divulgação dos anunciantes, como o *branded content,* criação de um conteúdo com total sinergia com o projeto editorial da revista e diretamente relacionado à marca do cliente, sempre com a “chancela“ da LIDE e dos profissionais da redação que observam rigorosamente a qualidade do material.
Edgar Melo, jornalista e editor da StartUP Comunicação, agência que produz o conteúdo da Revista LIDE, lembra que o momento é de procura por informações baseadas em fontes confiáveis e qualificadas, além disso, o projeto editorial da revista propõe a exposição de soluções e análises propositivas que possam realmente impactar e influenciar os leitores. "Existem ótimas práticas e ações que acontecem nas empresas e, muitas vezes, passam despercebidas pela grande mídia. Por isso, a equipe de redação exercita rotineiramente o diálogo com acadêmicos, especialistas e diretores de comunicação com o objetivo de traduzir o papel das empresas no mercado e contar boas histórias".
Um novo momento
Ao comemorar 15 anos, a revista inicia a consolidação de seu perfil multiplataforma. Um novo portal na web, que acaba de ser lançado, vai possibilitar que o leitor esteja cada vez mais próximo de todo o conteúdo, isso de maneira muito mais dinâmica e interativa. “Desenvolvemos esse projeto com muita atenção às tendências do mercado, além das próprias demandas de quem todo mês acompanha as nossas edições impressas, que agora também podem ser folheadas virtualmente nesse novo ambiente digital”, garante Ana Lúcia.
Responsável pelo projeto de criação do novo portal, Celso Garcia, fundador da WebNets e especialista em soluções digitais, exlica que o LIDE já tinha uma presença forte na internet, mas que poderia ser melhorada. "Criamos uma plataforma que o LIDE pudesse ter autonomia de gerenciamento, um portal que realmente mostrasse o tamanho do Grupo no Brasil e no mundo, o que ele faz e como funciona, tudo de encontro com a identidade visual que a empresa já possui e também focado nas plataformas mobile", detalha.
O novo portal agora reúne conteúdo especial em texto, fotos, vídeos e áudio para ser consumido no celular, *tablet* ou pelo tradicional *desktop*. Artigos também estarão à disposição para leitura e compartilhamento. Ainda nesse combo, foram desenvolvidas novas newsletters antecipando, aos assinantes, reportagens especiais das revistas e ampliando decisivamente a participação nas redes sociais. No Instagram, por exemplo, a estratégia foi redefinida e conteúdos diários começaram a ser publicados. O resultado veio logo em seguida com o aumento do número de seguidores do perfil no último semestre.
Redes sociais
Para o jornalista João Amaro, da Trinca Produções, empresa que gerencia as redes sociais da Revista LIDE, o maior diferencial e característica da organização nas redes é o seu desejo constante de apresentar um conteúdo informativo de qualidade ao público. "Para atingir esse objetivo é preciso reconhecer a intenção do produto, ou seja, definir os aspectos que formam o LIDE e que correspondem claramente aos integrantes do Grupo. Definido o público-alvo e as semelhanças de perfil, torna-se necessário compreender a relevância informativa para um grupo formado pelo empresariado e que lida, diariamente, com questões ligadas à economia, ao mercado e aos impactos ocasionados por alterações nos cenários comercial e financeiro mundial”, contextualiza Amaro.
A Trinca Produções também está à frente da criação do podcast "LIDE Expresso"”, nova ferramenta de comunicação do Grupo. Amaro diz que a produção de podcasts promove e apresenta uma série de notícias que influenciam diretamente tanto as empresas participantes do LIDE quanto o próprio ouvinte que segue as páginas do Grupo. "É mais um diferencial de comunicação que pretende alcançar e atingir positivamente o maior número de pessoas com informações de qualidade e conteúdos importantes, avalia.
De acordo com Celia Pompeia, publisher e vice-presidente do Grupo Doria, este é um movimento muito importante, pois mostra ao mercado o total alinhamento do LIDE com as inovações e as possibilidades digitais que transformaram o segmento da mídia impressa e que se intensificaram diante da pandemia da Covid-19. “As pessoas querem informações corretas e precisas, e de maneira muito rápida. E o formado podcast LIDE Expresso, por exemlo, trouxe isso para todos os filiados do LIDE e nossos seguidores”, finaliza.