Pharrell Williams acaba de reinventar o icônico baú de cama da Louis Vuitton para colecionadores modernos
O colega designer da LV, Nicolas Ghesquière, também reinterpretou a peça histórica do século XIX.
O colega designer da LV, Nicolas Ghesquière, também reinterpretou a peça histórica do século XIX.
A Louis Vuitton quer ajudar você a dormir com estilo. A maison francesa acaba de revelar duas novas versões de seu icônico baú de cama, projetado pelo diretor artístico das coleções femininas Nicolas Ghesquière e pelo diretor criativo masculino Pharrell Williams , respectivamente. Os sucessores modernos são baseados no original do século XIX, mas têm um toque contemporâneo.
A Louis Vuitton inventou o primeiro baú de cama em 1868 para ajudar os exploradores a dormirem mais confortavelmente em viagens pelo mundo. O design, que foi protegido por uma patente em 1885, foi posteriormente exibido em muitas feiras mundiais e exposições internacionais. Tornou-se muito popular entre os viajantes, assim como o baú de cama militar da LV.
O baú de cama original da Louis Vuitton.
A casa anunciou o relançamento do baú de cama em abril passado, revelando uma nova iteração coberta com a clássica tela monograma LV. O Baú de Cama Clássico apresenta uma estrutura de cama dobrável feita de alumínio e madeira de faia, um colchão grosso de quatro partes e um topper de colchão de espuma viscoelástica. O baú é equipado com as mesmas tiras de algodão trançado do original, que podem ser usadas para prender os pertences pessoais de um viajante. Uma mesa de cabeceira de madeira de faia também pode ser adicionada à estrutura da cama para criar espaço para acessórios.
O clássico baú de cama Louis Vuitton.
As duas últimas edições são semelhantes em design ao Classic Bed Trunk, mas foram reinventadas por Ghesquière e Williams. A peça de Ghesquière apresenta um exterior futurista inspirado em sua coleção Cruise de 2023. O baú é adornado com placas de metal gravadas e peças de canto modernizadas que criam uma sensação distópica de ficção científica. O interior é o oposto polar, com o colchão decorado em um padrão floral sonhador semelhante ao da coleção Primavera-Verão 2018 de Ghesquière. Essa justaposição entre metais ásperos e florais suaves é ao mesmo tempo surpreendente e marcante.
O baú de cama de Nicolas Ghesquière.
Williams decidiu reinterpretar um baú de cama histórico dos arquivos em seu estilo característico e elegante. O baú (foto acima) exibe um padrão listrado desgastado inspirado na lendária tela de 1872. Listras também aparecem no interior, enquanto o colchão e o travesseiro jacquard apresentam bordados “LV Lovers”. (Pharrell adicionou a marca Lovers a muitos de seus novos designs.) A Louis Vuitton o rotulou como “uma peça única de colecionador”.
O baú de cama Nicolas Ghesquière estará em exposição na loja Louis Vuitton em Saint-Germain-des-Prés, França, de 20 de setembro a 6 de outubro, enquanto o baú de cama Pharrell Williams estará em exposição no evento Savoir Rêver Louis Vuitton no Hôtel Cheval Blanc em Paris de 21 de setembro a 4 de outubro. (Ambos os eventos são somente para convidados.) Os baús também estão disponíveis para encomenda, com o Ghesquière custando aproximadamente US$ 257.000 e o Pharrell custando cerca de US$ 221.000.
Reportagem original: Pharrell Williams Just Reimagined Louis Vuitton’s Iconic Bed Trunk for Modern Collectors