Novo administrador do Museu Britânico se opõe à devolução dos mármores do Partenon à Grécia

A Dra. Tiffany Jenkins, uma apresentadora e socióloga, é contra a repatriação das esculturas. Eis o porquê.

WhatsApp Image 2025-03-31 at 13.32.40A Dra. Tiffany Jenkins, uma apresentadora e socióloga, é contra a repatriação das esculturas.

Entre os novos curadores nomeados para o Museu Britânico está um especialista acadêmico que se opõe à devolução de antiguidades retiradas de seu país de origem em contextos coloniais, como o acervo mais contestado do museu, os Mármores do Partenon .

A Dra. Tiffany Jenkins, apresentadora e socióloga, é uma dos vários novos curadores com um mandato de quatro anos para a popular instituição de Londres . Os outros quatro novos curadores são a apresentadora de TV e escritora Claudia Winkleman; o jornalista e político conservador Daniel Finkelstein; o historiador e podcaster Tom Holland; bem como a ex -âncora de notícias de rádio da BBC Martha Kearney. George Osborne é presidente do conselho do Museu Britânico desde 2021.

Jenkin é notavelmente o autor do livro Keeping Their Marbles: How the Treasures of the Past Ended up in Museums … and Why They Should Stay There , que examina a questão complexa de como objetos como os Mármores do Partenon são assimilados em instituições de coleta. O tópico inclui o aumento de reivindicações de repatriação, às quais Jenkin respondeu que os museus não têm obrigação de devolver ou repatriar tais artefatos, mesmo quando apelados.

Os Mármores do Partenon, também conhecidos como Mármores de Elgin, são um friso de esculturas que outrora adornavam a Acrópole em Atenas, Grécia. Eles foram removidos entre 1801 e 1815 por Lord Elgin, o embaixador britânico no império otomano, que ocupava a Grécia na época. Elgin alegou que um líder otomano concedeu permissão para sua extração, e o Museu Britânico finalmente adquiriu as esculturas em 1816. Disputas sobre sua propriedade legítima entre o Reino Unido e os sucessivos governos gregos estão em andamento há quatro décadas.

Em julho passado, a Secretária de Estado da Cultura, Mídia e Esporte, Lisa Nandy, anunciou o desejo de "acabar com a desnecessária politização partidária dessas nomeações e recorrer ao maior grupo de talentos", incluindo mais pessoas de fora de Londres e do sudeste da Inglaterra.

Os outros 15 membros do conselho incluíam a executiva indo-americana da Amazon, Priyanka Wadhawan, o professor de economia Abhijit Banerjee, o economista chinês Weijian Shan, bem como o filantropo colombiano-americano Alejandro Santo Domingo.

Reportagem original: A New Trustee at the British Museum Is Opposed to Returning the Parthenon Marbles to Greece