Tudo sob controle: voos inesquecíveis e inovação a bordo

Piloto automático no helicóptero mais luxuoso do mundo, assento de gravidade zero em avião da Bombardier e fretamentos com ser viço para pets.

EXPH-1790-13bInterior espaçoso, baixos níveis de vibração e aviônicos de última geração fazem do ACH160 o melhor helicóptero corporativo. 

O ACH160, o helicóptero mais luxuoso do mundo, tem espaço generoso na cabine, baixos níveis de decibéis e os impres- sionantes assentos de couro flexíveis. São 68 patentes que ajudaram a transformar o design do helicóptero da Airbus. A mais fantástica, contudo, é a do piloto auto- mático. Em modo de recuperação, ele é capaz de retornar ao rumo, deter uma queda e simplesmente trazer o helicóptero de volta a um voo estável. Trata-se de uma pequena demonstração da incrível tecnologia e segu- rança deste helicóptero cor- porativo, o mais avançado da Airbus, que será entregue a um cliente dos Estados Unidos em 2022. Enquanto isso, a empresa aérea aproveita para incrementar ainda mais o interior deste primeiro ACH160.

“Esta é a última aeronave de nova geração projetada do ponto de vista do passageiro”, diz o piloto de testes Olivier Gensse. Entre o corpo elegante, o rotor de cauda da Fenestron, o pé direito da espaçosa cabine de 1,2 m, janelas grandes e baixos níveis de vibração, fica muito claro o que ele quer dizer.

CDPH-6261-3089ACH160 também chama a atenção pela decolagem automatizada e um sistema anticolisão.

Durante uma simulação de queda livre, em estado de anel de vórtice – condição em que a taxa de descida do helicóptero aumenta rapidamente – bastou Gensse apertar duas vezes um botão na alavanca de controle para fazer com que o modo de recuperação automática da máquina assumisse o controle. Ele também simulou um voo fora de domínio em condições de brownout, lembrando a visibilidade limitada do piloto.

“Acidentes de helicóptero geralmente envolvem erro humano, especialmente se a aviônica (parte eletrônica da aeronave) for complicada”, afirma Gensse. “Projetamos o sistema Helionix 3 para ser simples e intuitivo, exibindo informações críticas conforme necessário. E reduzir a carga de trabalho do piloto, sem uma centena de botões na tela”, acrescenta.

O ACH160 também chama a atenção pela decolagem automatizada e um sistema anticolisão, que significa “muita tecnologia nova” incorporada ao projeto, de acordo com Frédéric Lemos, presidente-executivo da ACH. “Tivemos três protótipos voando e muitas horas de teste foram dedicadas a esse desenvolvimento”, conta.

ACH160 cabin_ A empresa aérea aproveita para incrementar ainda mais o interior deste primeiro ACH160.

Soma zero

Versão de luxo do avião de negócios Challenger 350, a Bombardier lançou o novo Challenger 3500, que herdou o desenho da aeronave mais vendida da empresa aérea. A reforma em si, porém, não foi uma surpresa para os entendedores da indústria. “Esperávamos a atualização há um tempo, já que o segmento de supermédios é muito competitivo”, diz o analista de aviação executiva Rollie Vincent, que já antevê o 3500 batendo de frente com os modelos Embraer Praetor 500 e 600, Citation Longitude e Gulfstream G280. “A Bombardier precisava mantê-lo atualizado”, diz ele.

A reforma do Challenger inclui recursos de luxo encontrados no Global 7500, de alcance ultralongo da Bombardier, além dos assentos Nuage, que a companhia chama de o primeiro design de assento de aeronave executiva em 30 anos e que pode inclinar-se para uma posição de “gravidade zero” e reduzir a pressão na região lombar.

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Versão de luxo do avião de negócios Challenger 350, a Bombardier lançou o novo Challenger 3500. 

“Criamos espaço atrás dos pés, para que a pessoa possa colocá-los sob seu centro de gravidade”, explica Alexandre Curthelet, o designer da Bombardier. Entre os outros aprimoramentos, estão os carregadores de telefone sem fio padrão, um sistema de comando de voz (para as luzes, temperatura, entretenimento e muito mais) e uma enorme tela de vídeo 4K de 24 polegadas. O sistema de som pode ser ajustado para criar um “ponto ideal” de áudio na cabine e elementos de design influenciados pela Covid-19 também são aparentes como os botões da cabine, que foram substituídos por controles de vidro háptico de um toque, mais fáceis de limpar.

A equipe de design deixou ainda um amplo espaço ao redor do mobiliário, eliminou as lacunas entre os acessórios da cozinha e utilizou travas maiores nas portas e gavetas, que facilitam a limpeza e desinfecção. Assim como o 350, o mais vendido nos últimos sete anos, o 3500 quer atribuir seu sucesso à confiabilidade e economia operacional. As primeiras entregas deste avião são esperadas para o segundo semestre de 2022. “É uma grande frota de aeronaves para fretamento e fracionamento: basta encher os tanques e pronto”, afirma Vincent. US$ 26,7 milhões.

Challenger-3500-Interior-Divan-Looking-FWDA equipe de design deixou ainda um amplo espaço ao redor do mobiliário.

Pets a bordo

As viagens em jatos particulares estão cada vez mais crescentes. “As pessoas estão viajando por períodos mais longos e geralmente para uma segunda casa”, diz Lezlea List, vice-presidente executiva de vendas da XO, empresa de fretamento e associação com sede em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. “Por isso, muitas vezes, trazem animais de estimação.” Pensando nisso, a Aerial Jets passou a reservar um fretamento especial para seus clientes voarem com seus pets, em um Gulfstream IVSP, jato executivo transatlântico para até 16 passageiros. Segundo duas das maiores empresas de aviação, essas histórias estão se tornando cada vez mais comuns.

A NetJets, por exemplo, levou 20 mil animais de estimação em 2019 e 4 mil em 2020 (quando a quantidade de voos diminuiu em decorrência da pandemia da Covid-19). Já a VistaJet relata um salto de 86% em viagens com pets, de setembro de 2019 a setembro de 2021. As viagens com gatos, por sua vez, aumentaram 357%, de 2019 a 2020. Os pedidos para embarcar bichos de estimação vão de pássaros a coelhos, por isso, a maioria dos jatos executivos já aceita animais de estimação a bordo. Cabe à empresa de fretamento, porém, ajudar com a logística e, se preciso for, cobrar uma taxa adicional. “Isso varia”, diz Joel Fenn, presidente da Air Charter Service, com sede em Miami.

1709.petsjatoparticular NetJets, por exemplo, levou 20 mil animais de estimação em 2019 e 4 mil em 2020. 

“Pode ser uma taxa fixa ou até algumas centenas de dólares. Alguns proprietários de aeronaves cobram apenas as necessidades especiais de limpeza.” Também existem outras restrições. Um animal com mais de 15 quilos, por exemplo, exige um assento próprio (e passagem) para decolagem e pouso. Certas raças de cães devem usar focinheiras, e todos os pets devem estar vacinados. A NetJets e a VistaJet fornecem serviços que variam de guloseimas orgânicas a higienização pós- viagem. A NetJets passou, inclusive, a mos- trar fotos de animais em voo em seu feed no Instagram.

“Mostrar fotos de cães em aviões faz a diferença”, diz Fenn. “É algo que as pessoas não perceberam que podiam fazer, até ver.” A VistaJet expandiu seu programa VistaPets para incluir o treinamento de mais de 200 funcionários em primeiros socorros e comportamento animal. Fora as parcerias com hotéis e empresas de transporte que aceitam animais de estimação, tapetes de dormir feitos à mão, brinquedos e “um curso” de quatro semanas sobre “medo de voar” que ajuda os amigos peludos e nervosos a se acalmarem em viagens aéreas. E como os viajantes humanos, vale a pena garantir que o avião corresponda às necessidades de seus animais de estimação.

“Os proprietários também devem ser específicos sobre o tipo de aeronave que escolhem”, diz List. “Por exemplo, o Challenger 300 tem um piso plano, por isso é ótimo para cães grandes se deitarem".