No universo náutico, o vento sopra a favor da sustentabilidade
Sistemas de propulsão inovadores transformam a realidade de luxuosos iates do mundo.
No universo náutico, a sustentabilidade costumava ser mais uma promessa do que uma realidade. Tecnologias alternativas — como células de combustível de hidrogênio, metanol verde para superiates, ou propulsão híbrida diesel-elétrica para embarcações menores — vêm sendo discutidas há anos, mas sua adoção esbarrava em complexidades técnicas e custos elevados.
Agora, esse cenário começa a mudar. Estaleiros e proprietários de iates de alto padrão estão investindo em soluções mais eficientes e ecológicas, que não apenas reduzem as emissões, mas também oferecem vantagens como ancoragem silenciosa, menor vibração e navegação mais suave.
Sanlorenzo 50 Steel
Pioneirismo em metanol verde (164 pés)
Massimo Perotti, presidente da Sanlorenzo, foi além da tendência ao projetar para si próprio o primeiro iate do mundo movido a metanol verde. O modelo 50 Steel Almax, desenvolvido em parceria com a Siemens Energy, transforma metanol em hidrogênio por meio do sistema Reformer, gerando energia suficiente para abastecer 90% da embarcação.
O layout é uma aula de eficiência: a sala de máquinas e os geradores ocupam 72 m² sob o beach club, enquanto o cluster de células de combustível está instalado em apenas 11 m² à proa.
“Em dez anos, veremos iates movidos 100% a metanol”, prevê Perotti.
Feadship Project 821
Hidrogênio líquido e emissão zero (390 pés)
O maior iate já construído na Holanda, o Feadship Project 821, impressiona não apenas pelo design contemporâneo e o luxo de suas comodidades, mas por sua engenharia de propulsão revolucionária.
Tanques criogênicos de parede dupla armazenam 4,4 toneladas de hidrogênio líquido comprimido a -217°C, que alimentam 16 células de combustível e motores elétricos. O sistema de recuperação de calor dos gases de exaustão ainda contribui para aquecer os interiores do iate, garantindo eficiência energética.
Em modo de emissão zero, o iate pode navegar a até 10 nós, com silêncio absoluto.
“Nosso objetivo era criar uma tecnologia limpa e revolucionária para o mundo”, afirma Jan-Bart Verkuyl, CEO do estaleiro Van Lent, da Feadship.
Azimut Seadeck 7
Eficiência híbrida e design sustentável (72 pés)
A Azimut Yachts avança na transição energética com o novo modelo Seadeck 7, que traz um sistema híbrido de última geração. Dois motores diesel Volvo Penta IPS 1350 trabalham em conjunto com motores elétricos Danfoss de 160 kW e bancos de baterias de alta performance.
Essa combinação permite uma redução de até 40% nas emissões de carbono, operação 100% elétrica a 11 nós e ancoragem silenciosa por até 12 horas — ideal para baías isoladas e momentos de contemplação.
O compromisso ambiental também se estende ao design de interiores e exteriores: carpetes feitos com plástico reciclado e decks revestidos de cortiça elevam o conceito de sofisticação sustentável.