Marc Ausman: 'eletrificação nos permite construir aeronaves capazes de pousar em telhados e redefinir as viagens urbanas'

Essa geração de aeronaves elétricas é uma novidade que pode melhorar a economia operacional das companhias aéreas e contribuir positivamente para reduzir o impacto das emissões de carbono na aviação. 

f27456c66b5ad62a0257970d2cb0d2d4-1eSTOL.
 
Além do carro elétrico, o avião elétrico também promete ganhar força no mercado. Graças a uma nova classe de aeronaves, serão cada vez mais comuns os pousos em tetos urbanos desse tipo de veículo aéreo, além dos helicópteros.
 
Mesmo existindo desde a década de 1930, as aeronaves STOL, de decolagem e aterrissagem curtas, são mais conhecidas como o tipo de avião com propulsão a hélice, que pilotos levam para áreas remotas. Agora chegaram as eSTOL. Essa geração de aeronaves elétricas é uma novidade que pode melhorar a economia operacional das companhias aéreas e contribuir positivamente para reduzir o impacto das emissões de carbono na aviação. 
“A eletrificação nos permite construir aeronaves capazes de pousar em telhados e redefinir as viagens urbanas”, diz Marc Ausman, ex-oficial de voo naval que levou suas asas para o Vale do Silício e ajudou a desenvolver o projeto Vahana eVTOL, da Airbus, antes de fundar sua Airflow, empresa aeroespacial fabricante de eSTOL, em 2019. 
 
Com ela, já atingiu US$ 200 milhões em pedidos e vai fornecer 50 aviões para a Ravn Alaska, companhia aérea regional baseada em Anchorage, em 2025. “Os motores elétricos escalam bem. Você pode ter 16 deles em toda a aeronave para torná-la supereficiente, algo que não teria como fazer com motores a pistão ou turbina”, explica Ausman.
 
01-5edebbf33ca2ce21d674923b_Airflow_FoundersFundadores da Airflow: Peter Kalogiannis, Geoff DuBridge, Don Fung and Marc Ausman.