Grupo Azimut|Benetti completa 25 anos de liderança mundial na fabricação de iates de luxo
O Grupo registrou um dos melhores desempenhos de sua história, com receita de 1,3 bilhão de euros e 164 embarcações em construção, o que representa 20% do mercado global de superiates.
O Grupo registrou um dos melhores desempenhos de sua história, com receita de 1,3 bilhão de euros e 164 embarcações em construção, o que representa 20% do mercado global de superiates.
Em um feito inédito na indústria náutica, o Grupo Azimut|Benetti completa 25 anos consecutivos no topo da produção mundial de iates de luxo acima de 24 metros, e reforça seu status como o maior fabricante de superiates. Com crescimento contínuo, o grupo alcançou uma participação estimada de 20% no mercado global, com 164 unidades em construção e um portfólio de pedidos que se estende até 2029, dois anos a mais do que o informado no ano passado.
O levantamento, realizado pelo tradicional ranking Global Order Book, da publicação britânica Boat International, apontou que a Azimut|Benetti manteve o faturamento de 1,3 bilhão de euros, mas ampliou sua liderança ao avançar no desenvolvimento de iates inovadores, como os sustentáveis e híbridos, incluindo a revolucionária linha Seadeck, que possibilita até 40% de redução nas emissões de CO₂. A capacidade de adaptação ao mercado global e o foco em inovação e estudos constantes para criar tendências consolidam o grupo como referência no setor, mantendo uma trajetória de crescimento mesmo em cenários desafiadores.
“Liderar o mercado global por 25 anos consecutivos é um feito que exige consistência e, principalmente, a capacidade de entender as necessidades do mercado, de lançar tendências e de se reinventar. O segredo do Grupo está em unir tradição, muitos estudos e pesquisas, investimentos em máxima qualidade e inovação, garantindo que cada iate entregue carregue o DNA de excelência que nossos clientes esperam. Aqui no Brasil, essa conquista reforça nossa responsabilidade em continuar produzindo embarcações que atendam aos mais altos padrões internacionais”, afirma Francesco Caputo, CEO da Azimut Yachts Brasil.
Com operações espalhadas por cinco continentes e mais de 2.400 funcionários, o Grupo mantém no Brasil sua única fábrica fora da Itália, localizada em Itajaí (SC), que desempenha um papel estratégico na produção de embarcações entre 51 e 100 pés. A unidade brasileira, com mais de 600 colaboradores, é responsável por atender tanto o mercado nacional quanto o internacional, produzindo iates com o mesmo padrão da matriz italiana e contribuindo para o desenvolvimento náutico do Brasil.