CARDE: Novo museu de carros em Campos do Jordão une cultura, design e educação
Novo complexo cultural promete revolucionar o turismo com exposições imersivas.
Jaguar E-Type, modelo de 1961.
Campos do Jordão, um dos destinos turísticos mais procurados do Estado de São Paulo, conhecido por seu clima frio e charme europeu, acaba de ganhar uma nova e imperdível atração: o CARDE. Localizado em uma floresta preservada de araucárias, o museu de carros ocupa um prédio de 6 mil m², situado em um terreno de 200 mil m² no bairro Alto da Boa Vista, a apenas 10 minutos do centro da cidade.
Rolls-Royce 20 HP Tourer - 1927.
Com inauguração para o público marcada para o dia 28 de novembro, o CARDE não é apenas um espaço de exposição, mas um verdadeiro complexo cultural que une carros, arte, design e educação. O projeto arquitetônico e conceitual, assinado por Gringo Cardia, renomado designer, cenógrafo e diretor de arte brasileiro, apresenta o automóvel como protagonista na narrativa de histórias do Brasil, com foco especial na década de 1920.
Ferrari F50 de 1995.
O museu exibe, de forma rotativa, 100 veículos selecionados de um acervo técnico com mais de 500 automóveis históricos. Além disso, conta com um diferencial social: jovens em situação de vulnerabilidade, capacitados pela Escola de Restauro, foram recrutados para atuar na manutenção dos carros e atendimento aos visitantes, promovendo inclusão e sustentabilidade.
O térreo abriga nove salas temáticas, cada uma dedicada a períodos históricos específicos. Entre os destaques está a sala “Visionários Brasileiros”, que homenageia João do Amaral Gurgel, pioneiro na fabricação de automóveis nacionais. O CARDE também oferece experiências imersivas, como hologramas, simuladores e painéis interativos, acompanhados de vídeos históricos, trilhas sonoras e iluminação especial que transportam os visitantes para diferentes épocas. “A pesquisa para contextualizar cada sala foi realizada com rigor por uma equipe de historiadores, conectando cada detalhe à história brasileira”, explicou Heloísa Starling, professora da UFMG e consultora do projeto.No primeiro andar, a exposição “O Design e a Evolução da Forma e da Tecnologia” explora a transformação dos automóveis ao longo das décadas, estabelecendo conexões com outras áreas do design, como moda e arquitetura.
Aruanda é um protótipo brasileiro desenvolvido nos anos 1960.
“Fizemos o CARDE com carinho e total atenção à qualidade, tanto na informação compartilhada quanto na contextualização dos objetos expostos. A curadoria foi meticulosa, especialmente no acervo de automóveis, onde buscamos um alto nível de originalidade e representatividade histórica. Com o CARDE, queremos tornar acessíveis objetos que muitas vezes estão distantes do público, como automóveis raros, obras de arte e a própria história”, afirmou Luiz Goshima, idealizador do projeto e diretor- executivo do museu, que também é conselheiro da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA).
Entre os destaques da exposição, estão o Volkswagen SP2 (1972), um esportivo brasileiro que simboliza inovação e estilo na indústria nacional, os Carros Governamentais, utilizados por presidentes e autoridades, que representam momentos marcantes da história política do Brasil; e os Veículos Clássicos de Design Icônico, como exemplares de Ferrari, Porsche e Mercedes-Benz, que celebram a evolução do design e da tecnologia automotiva.
Serviço
Fechado: terças e quartas-feiras
Ingressos: de R$ 120,00 a R$ 160,00
Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão - SP, CEP: 12.472-610
Site: www.carde.org