Barco da Semana: Conheça o 'Shenandoah of Sark', o iate à vela que cruza o alto-mar há 120 anos

A escuna clássica já está à venda e fretada pela Burgess.

qr-code (10)A escuna clássica já está à venda e fretada pela Burgess.

Um total de 18 veleiros navegaram pelas águas da Costa Esmeralda da Itália em maio deste ano, enquanto participavam da Regata de Superiates Giorgio Armani, mas nenhum conseguiu competir pela atenção com o Shenandoah de Sark , de 108 pés . Navegando entre Capo Ferro e a ilhota de Monaci antes de passar pela Isola delle Bisce, a escuna de gávea fez uma aparição amigável mostrando exatamente por que ela continua tão admirada 120 anos desde seu parto.

O único iate projetado pelo arquiteto naval Theodore Ferris é adepto de atrair multidões. “Onde quer que vamos, somos o barco mais fotografado”, disse o capitão Russell Potter ao Robb Report . “ Shenandoah tem um romantismo sobre ela que traz um nível extra para férias no mar”.

Decks de teca esportiva, casco de aço e superestrutura de teca e aço, a manutenção do verniz de madeira do barco é um assunto anual. É algo que seu atual dono, que adora todas as coisas clássicas, incluindo motocicletas e música, fica feliz em fazer. Tanto ele quanto sua namorada são músicos profissionais. Isso explica o Steinway que fica no salão principal, salpicado de luz de uma grande clarabóia acima.

Shenandoah_Sark7-1O único iate projetado pelo arquiteto naval Theodore Ferris é adepto de atrair multidões.

Shenandoah - nomeado após o rio Shenandoah de 55 milhas nas montanhas Blue Ridge do norte da Virgínia - foi construído em 1902 no estaleiro de Nova York Townsend e Downey. O aventureiro de três mastros foi concebido como um rápido iate familiar para um banqueiro de investimentos americano que planejava viajar pela Europa em sua aposentadoria. Ele exigia desempenho e navegação oceânica de longa distância, algo que Shenandoah oferecia. Desde então, o barco passou por muitos proprietários e navegou sob muitos nomes.

Em 1929, o escultor holandês Viggo Jarl embarcou em uma aventura global que levou o barco através do Mediterrâneo, do Mar Vermelho, para as Índias Ocidentais e Colômbia, através do Canal do Panamá até o Havaí e depois para a América do Sul. Ela até navegou 500 milhas pelo Amazonas. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, ele removeu os motores e mastros para tornar o barco inútil para os nazistas.

Nos últimos anos, ela foi vista em Monte Carlo na noite em que Grace Kelly se casou com o príncipe Rainier de Mônaco. Em 1952, ela foi apreendida em Cannes pelas autoridades francesas e ficou abandonada por 10 anos. O magnata da caneta esferográfica, o barão Marcel Bich, a resgatou, supervisionou a primeira grande restauração do barco e depois a usou como nave-mãe para seus desafios da Copa América de 1974 e 1977.

Shenandoah_Sark8Um novo interior projetado por Terence Disdale, embora permanecesse simpático ao original de Gae Aulenti.

Duas reformas significativas aconteceram desde então, uma restauração de dois anos realizada no estaleiro neozelandês McMullen & Wing em 1996. A segunda e mais recente em 2019, que incluiu uma revisão do motor e um novo interior projetado por Terence Disdale, embora permanecesse simpático ao original de Gae Aulenti. Os mastros também foram alterados de volta para madeira de alumínio.

Outros encontros de celebridades incluíram uma vela no Mediterrâneo com Caroline Kennedy, filha de JFK, e em Cannes, Rod Stewart filmou o videoclipe de seu hit de 1983 “What Am I Gonna Do” enquanto estava a bordo. Mas é a capacidade do barco de se destacar em ventos fortes e ondas brancas que se destaca. Em 2001, ela competiu na America's Cup Jubilee Regatta, e competiu competitivamente na Turquia, Israel, Grécia e Croácia. Ela acomoda oito pessoas em quatro cabines e normalmente carrega 12 tripulantes. Ao competir, isso aumenta para 20.

“Eu navego neste barco há 14 anos e ainda gosto de levantar âncora e zarpar”, diz Potter, que se juntou a Shenandoah como marinheiro direto da escola em 2002. “Como uma jaqueta de couro vintage ou uma bom par de jeans, o apelo nunca vai morrer.”

Shenandoah_Sark10A gastronomia também é um forte, com o chef do iate, Shay van der Kraan.

Potter trabalhou para casar antes de deixar o barco em 2006 para passar seis anos a bordo de iates a motor. Em 2012, ele foi chamado de volta como capitão e, desde então, comanda o Shenandoah.

A escuna não corre mais competitivamente, embora seja mais do que capaz de acelerar o ritmo quando desejado. Um certificado LY3 restringe a navegação em ventos que excedem 27 nós quando em fretamento, mas os hóspedes são convidados a ajudar a puxar as cordas e o ninho de corvo é um grande sucesso entre as crianças que gostam de escalar as cordas no estilo Piratas do Caribe.

A gastronomia também é um forte, com o chef do iate, Shay van der Kraan, conquistando o prêmio Heart and Sole no MYBA Chef's Competition deste ano em maio (patrocinado por Robb Report ). Dito isto, a área de jantar formal raramente é usada. Em vez disso, os proprietários passam o tempo comendo e relaxando no convés à sombra do cockpit. Assim como tudo a bordo, o cockpit evoluiu ao longo do tempo. Hoje, ele possui teto rígido e janelas que se abrem no estilo de um carro clássico.

Shenandoah_Sark3Os mastros também foram alterados de volta para madeira de alumínio.

Quando o Covid chegou em 2019, os donos passaram três meses a bordo com seus cães, sendo seis semanas na Croácia e seis semanas na Grécia. “Os proprietários adoram cruzar a Grécia por seus ventos e pela oportunidade de velejar entre as ilhas”, diz Potter. “Quando temos mar calmo e vento forte, este barco realmente levanta as saias e coloca sorrisos nos rostos das pessoas.”

Agora para venda e fretamento através de Burgess , a próxima grande aventura de Shenandoah aguarda.

Design sem nomeA escuna não corre mais competitivamente, embora seja mais do que capaz de acelerar o ritmo quando desejado.

Shenandoah_Sark6A escuna clássica já está à venda e fretada pela Burgess.

Shenandoah_Sark1A escuna clássica já está à venda e fretada pela Burgess.

Reportagem orignal na Robb Report.