Revista LIDE 116 - janeiro de 2023

O LIDE promove uma série de encontros internacionais neste ano, a começar pelo LIDE Brazil Conference – Lisbon. Presente em cinco continentes, o Grupo de Líderes Empresariais visa potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

O novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que a integração dos países da América Latina e a produção de energia limpa são elementos centrais para atrair investimentos externos e promover a industrialização e o crescimento da região. Em outra direção, o titular da pasta sinalizou que o Brasil pode pedir mudanças na proposta de adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Estes e outros temas importantes mostram que a agenda internacional brasileira será complexa, considerando que o país assumirá a presidência de organismos multilaterais nos próximos anos, como o grupo do G20, que reúne 19 das maiores economias mundiais, mais a União Europeia, e a presidência dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Haverá, ainda, a retomada mais intensa nas relações com o Mercosul e de parcerias na área ambiental.

LIDE116_Digital_A_001

Movimentos que evidenciam que daqui para frente teremos um reencontro com nossa vocação diplomática e estamos aptos a liderar debates propositivos que envolvam o desenvolvimento econômico e social em todo o mundo. É com esta conjuntura que o LIDE promove uma série de encontros internacionais neste ano, a começar pelo LIDE Brazil Conference – Lisbon. Presente em cinco continentes, o Grupo de Líderes Empresariais visa potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

Nesta edição, confira reportagens que mostram todo o potencial da economia portuguesa, com destaque para o setor imobiliário e tecnológico. No âmbito político, convidamos o ex-presidente da República, Michel Temer, para analisar o atual cenário e a necessidade de pacificação do país. Veja ainda, os diferenciais que fazem de Portugal um dos melhores destinos turísticos da atualidade.

Excelente 2023 a todos! Boa leitura!