Valdeni Rodrigues, da TecToy: 'Mercado internacional tem um papel importante: prospecção de novos lançamentos, tecnologias e produtos'

Made in Brasil Conhecida pela fabricação de brinquedos e videogames, TecToy anuncia nova fase na linha de produção.

Retratos - Valdeni Rodrigues-4Valdeni Rodrigues, CEO da TecToy. (Foto: Divulgação)

A TecToy iniciou no Brasil uma nova era na fabricação de videogames e de brinquedos de alta tecnologia. Fundada no país em 1987, mantendo duas unidades, com fábrica em Manaus e sede na cidade de São Paulo. Há três décadas, a empresa desenvolve novas linhas de produtos, que estão desde o mercado de entretenimento até eletrônicos de automação comercial e terminais POS e PINPads altamente seguros, assim como leitores contactless (sem contato) e produtos eletrônicos para transações financeiras via cartão.

Hoje, a companhia atua com três pilares e mercados de atuação. O primeiro deles compõe produtos eletrônicos direcionados para o consumidor final, B2C. Um exemplo disso são os videogames, periféricos, produtos de informática, um minicomputador com apenas 100g, smartphone, entre outros produtos. Depois, aparecem os produtos de automação comercial: totens de autoatendimento, caixas para estabelecimentos, etiquetas digitais, lockers inteligentes, entre outras opções. Por fim, a divisão de POS, as máquinas de pagamento, onde a TecToy Transire detém cerca de 80% do mercado nacional.

“A próxima etapa é investir mais na qualidade e tecnologia de nossos produtos e cada vez mais expandir nosso portfólio, para atender tanto consumidores finais quanto estabelecimentos, negócios e empresas. Com o DNA brasileiro e de inovação tecnológica, seguiremos oferecendo uma variedade de produtos de alta qualidade e que facilitam a vida dessas empresas e de consumidores em geral”, explica Valdeni Rodrigues, CEO da empresa.

D2s-Combo-01A empresa desenvolve novas linhas de produtos. (Foto: Divulgação)

Desenvolvimento

O DNA da inovação tecnológica é realçado a partir do desenvolvimento de novos produtos que façam sentido para o público que os consomem, com reconhecimento ao trabalho de equipe.

“Contamos com uma excelente equipe de pesquisas e desenvolvimento que atua desde a discussão estratégica e baseada em estudo de mercado, passando pela discussão de design junto aos nossos parceiros de produtos nacionais ou internacionais e onde então seguimos para a prototipação, análise técnica, estudo de certificações e então chegando a fase final: de elaboração da estrutura do produto que segue para a Engenharia de Produção fazer o estudo de NPI (New Product Introduction) em nossa linha de produção”, detalha Rodrigues.

Perspectivas

Segundo o executivo, o trabalho com investidores e parceiros internacionais tem permitido colocar em prática à disrupção, mas, além disso, focar na qualidade dos produtos para entrada no mercado.

V2-ProTecToy anuncia nova fase na linha de produção. (Foto: Divulgação)

“O mercado internacional tem papel importante. Principalmente por acompanharmos os avanços e tecnologias. Em seguida, transformamos parte deste estudo em produtos que são lançados no país. Desse modo, é importante termos uma forte ligação com o mercado internacional, seja na prospecção de novos lançamentos, tecnologias e novos lançamentos à medida que surgem no mercado. Além de checar essas novidades, trabalhamos de forma inovadora e desenhamos muitos de nossos produtos especialmente destinados para o mercado brasileiro, como é o caso das POS, as máquinas de pagamento”, garante.

Negócio

A incorporação entre Tectoy e Transire é a união das linhas mestres de duas empresas sempre movidas pela inovação que causaram com seus equipamentos no mercado brasileiro.