Tonny Martins, da IBM: 'aprendizado contínuo é essencial para o desenvolvimento dos nossos negócios'

Empresas promovem iniciativas para impulsionar empregabilidade e o empreendedorismo.

ibm-nombra-a-tonny-martins-como-nuevo-gerente-general-para-america-latina-1Tonny Martins, gerente geral IBM na América Latina: “Eu acredito que o aprendizado contínuo é essencial para o desenvolvimento dos nossos negócios, da sociedade e dos países”. (Foto: Divulgação)

Em sua quinta edição, o Ranking de Competitividade Digital, realizado pelo International Institute for Management Development (IMD), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e com apoio do Instituto IT Mídia, identificou a falta de competência do país de reter e atrair mão de obra qualificada, fundamental para o progresso tecnológico e alinhamento da força de trabalho.

No relatório do IMD 2021, o Brasil se enquadra na 44ª posição entre 64 países avaliados no quesito fuga de cérebros, situação que agrava a escassez de profissionais nos mais diferentes segmentos e níveis. Segundo o último ranking de competitividade Global de Talentos, realizado em 2020 pela INSEAD, o país ficou em 80º lugar entre 132 nações.

Mas este problema não é apenas uma realidade brasileira, o que tem gerado ações para acelerar a formação profissional em todo o mundo. A IBM anunciou em outubro um plano global para oferecer a 30 milhões de pessoas as novas habilidades necessárias para os empregos do futuro até 2030. Para atingir esse objetivo. A iniciativa irá alavancar as plataformas e programas de desenvolvimento de carreira existentes da IBM para expandir o acesso à educação e funções técnicas de alta demanda.

"O talento está em todo lugar; as oportunidades de treinamento não", disse Arvind Krishna, CEO e Chairman da IBM. "É por isso que precisamos dar passos grandes e significativos para expandir o acesso às habilidades digitais e oportunidades de emprego para que mais pessoas, independentemente de sua origem, possam aproveitar a economia digital”, avalia.

Reorganização

O mercado de trabalho foi profundamente impactado ao longo dos últimos meses em função da pandemia. Esse cenário foi piorado pelo fato de que muitos trabalhadores desistiram de procurar emprego por conta da falta de oportunidades. De acordo com a International Labor Organization, ainda existe um longo caminho a ser trilhado, com uma taxa regional de desemprego na América Latina de 11%, sendo que a maioria dos trabalhos recuperados foram compostos por ocupações informais.

"Eu acredito que o aprendizado contínuo é essencial para o desenvolvimento dos nossos negócios, da sociedade e dos países", pondera Tonny Martins, gerente geral IBM na América Latina. "Dar a oportunidade e os recursos tecnológicos para que mais pessoas possam encontrar seus talentos e estar preparadas para os trabalhos do futuro irá beneficiar profissionais, empresas e nossa região como um todo, conforme enfrentamos mudanças rápidas e constantes que exigem um novo conjunto de habilidades”, destaca.

Mulheres no controle

Desafios no acesso à educação e ao mercado de trabalho, além de preconceito em processos seletivos, fazem parte da realidade encontrada por muitas brasileiras que buscam ou estão em um emprego e também daquelas que querem empreender. Com o objetivo de transformar esse cenário, a TIM uniu grandes empresas em uma iniciativa lançada em julho para acelerar o desenvolvimento de carreiras e o acesso das mulheres ao mercado de trabalho.

O projeto conta com um aplicativo que funciona como uma plataforma digital de oportunidades de emprego, desenvolvimento profissional e conteúdos para fortalecer o empoderamento feminino. Por meio do app Mulheres Positivas, são divulgadas vagas de trabalho das empresas parceiras, em diversos níveis hierárquicos. Uma seção dedicada a cursos também foi criada, com informações sobre carreira, negócio, tecnologias, equidade de gênero, inovação, entre outros.

foto14emp-201-tele-b6Maria Antonietta Russo, vice-presidente de Recursos Humanos da TIM: “A mentoria é mais uma ação desse movimento coletivo, que ampliará as áreas de conhecimento das colaboradoras das empresas, gerando um pool de talentos femininos no mercado”. (Foto: Divulgação)

Outra ação é a mentoria intercompany, com duração de seis a oitos meses, focada no desenvolvimento de carreira de mulheres das empresas participantes. “A mentoria é mais uma ação desse movimento coletivo, que ampliará as áreas de conhecimento das colaboradoras das empresas, gerando um pool de talentos femininos no mercado. Focamos em três pilares – qualificação, empregabilidade e crescimento pessoal e profissional – para ampliar o acesso e a representatividade das mulheres no mercado de trabalho, contribuindo assim para o avanço da equidade de gênero nas empresas, nas diversas comunidades e na sociedade como um todo”, esclarece Maria Antonietta Russo, vice-presidente de Recursos Humanos da TIM.

Reinserção no mercado

De acordo com um estudo feito pela Faculdade Getulio Vargas, após 24 meses, quase metade das mulheres que tiram licença-maternidade são demitidas. Pensando na urgência da geração de renda destas mães, a B2Mamy, empresa pioneira em capacitas e conectar mães ao ecossistema de inovação e tecnologia e a Trakto, primeira startup de edição online da América Latina se juntaram para criar o projeto Trakteiras.

Na parceria, a B2Mamy disponibiliza conteúdos sobre venda, design e marketing digital, enquanto a Trakto oferece a capacitação e o treinamento na Trakto.io, plataforma de edição usada por empreendedores para criar artes e divulgar em suas redes. “Acreditamos que profissões digitais são um divisor de águas na vida de mulheres que precisam se recolocar no mercado ou estão em transição de carreira. O programa Trakteiras confere não só capacitação, mas geração de renda imediata e uma comunidade inteira como rede de apoio para essas mulheres", analisa Dani Junco, fundadora e CEO da B2Mamy.

Dani-Junco-fundadora-e-CEO-da-B2Mamy-CRÉDITO-Divulgação-B2Mamy-01Dani Junco, fundadora e CEO da B2Mamy: “Acreditamos que profissões digitais são um divisor de águas na vida de mulheres que precisam se recolocar no mercado”. (Foto: Divulgação)

Cadeia sustentável

A marca varejista Pernambucanas, aderiu recentemente ao ModaComVerso – movimento liderado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) que busca informar, engajar e conscientizar o consumidor e a sociedade em prol de uma moda socialmente responsável. Signatária desde 2010 do Programa de Certificação da ABVTEX, a Pernambucanas possui 100% de toda a sua cadeia têxtil nacional certificada, incluindo fornecedores e subcontratados.

De acordo com Sergio Borriello, membro do Conselho Diretor da ABVTEX e CEO da Pernambucanas, a marca acredita que o compromisso com uma cadeia de fornecimento socialmente responsável também envolve a capacitação de toda a base de fornecedores. Para desenvolvê-los, a varejista realiza o Programa de Relacionamento com Fornecedores Pernambucanas. Equipes técnicas da empresa realizam treinamentos dentro das próprias fábricas, aprimorando a capacidade produtiva, estruturando laboratórios de qualidade, prestando consultoria nas práticas de sustentabilidade, além da realizar workshops para a troca de experiências e reconhecimento das melhores execuções. A varejista também disponibiliza o apoio de instituições de ensino para capacitação técnica da cadeia de abastecimento.

“Há 113 anos, a Pernambucanas traz em sua essência a inclusão e a diversidade. É, por exemplo, a porta de entrada a diversos profissionais. Em 2021, dos colaboradores contratados às novas lojas, 11% deles nunca haviam trabalhado anteriormente. Após ingressarem na empresa todo o time tem acesso à Universidade Digital Corporativa Pernambucanas. ”, informa o CEO.

7387_8F867034C61E70B4Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas: “Em 2021, dos colaboradores contratados às novas lojas, 11% deles nunca haviam trabalhado anteriormente”. (Foto: Divulgação)

Varejo de resultado

A Via, dona das marcas Casas Bahia e Ponto, lançou em outubro a Via Academy, plataforma de treinamento para os lojistas de seu Marketplace melhorarem suas estratégias e alavancarem suas vendas. Com a plataforma, a empresa quer ajudar os lojistas a se especializarem de maneira descomplicada e, para isso, a Via Academy conta com trilhas de treinamentos para atender diferentes perfis de lojistas, com cursos que dão acesso a técnicas e conhecimentos nos mais diversos pontos que envolvem a jornada do e-commerce.

Fernanda Winck, diretora de Operações do Marketplace da Via, conta que a plataforma também permite que a Via conheça melhor o lojista e ofereça cursos que atendam ao seu perfil. “Dentro da plataforma estabelecemos trilhas conforme interesse e maturidade do lojista, e ele pode assistir a qualquer momento. Já contamos com cursos gamificados, deixando os treinamentos ainda mais interativos e focados na experiência do empreendedor”, afirma.