Tijana Jankovic, da Rappi: tecnologia é premissa de nossa existência

Tijana Jankovic, primeira mulher a assumir a liderança do Rappi, fala sobre o posicionamento da companhia no setor de foodtechs.

Tijana-Jankovic-@vagner_medeiros_photo-e1628438797402-1Tijana Jankovic, primeira mulher a assumir a liderança do Rappi. (Foto: Divulgação)

A inclusão cada vez maior de pessoas na economia digital é um caminho evolutivo e sem volta. As contingências impostas pela pandemia impulsionaram o consumo pelas plataformas digitais, que deve permanecer em trajetória ascendente, mesmo que em um menor ritmo após o fim das restrições sanitárias. 

É neste cenário que as foodtechs tem crescido no Brasil e se apresentado em uma vertical que consiste em diversas operações como delivery de refeições, compra em supermercado e drogarias, entre outros serviços. Uma realidade global, levantamento da Research and Markets destaca que até o próximo ano as foodtechs devem movimentar cerca de US$ 250 bilhões em todo o mundo no próximo ano.

Fundado em 2015, o Rappi é o primeiro SuperApp da América Latina e está presente em mais de 100 cidades brasileiras. A empresa, que anunciou Tijana Jankovic como sua nova country manager no Brasil, tem se posicionado ativamente como um meio para o desenvolvimento econômico a partir do impulsionamento dos mercados locais e do atendimento e da antecipação das necessidades dos consumidores.

“A tecnologia é premissa de nossa existência, pois o Rappi nasceu em um contexto totalmente digital e com um funcionamento mobile first. Conseguimos aperfeiçoar nossos sistemas de atendimento, criando uma jornada cada vez mais personalizada para nossos clientes, o que nos permite levar a eles mais comodidade e agilidade na resolução de suas demandas em todos os momentos de seu dia a dia”, analisa Tijana.

“Acredito que a tendência é que os serviços digitais continuem em alta no pós-pandemia, abrangendo não só as operações de food delivery como também as demais verticais do Rappi - Supermercados, Qualquer Coisa, Turbo-Fresh, Rappi Travel, dentre outras - que o consolidam como um superapp no Brasil e na América Latina”, completa.

Evolução

A executiva - primeira mulher a assumir a liderança da companhia - ocupava anteriormente o cargo de general manager de São Paulo. Nascida na Sérvia, Tijana está radicada há oito anos no Brasil. Formada em Economia Internacional, pela Università Bocconi, em Milão, na Itália, a profissional é mestre em Matemática Aplicada pela The London School of Economics and Political Science, e já trabalhou em empresas como Google e Uber.

Com sua experiência, Tijana prevê um avanço no serviço de assinaturas da empresa, o Rappi PRIME, que será atualizado com s atrativos e parcerias que prometem atrair novos assinantes, de modo a ampliar nossa base de usuários.

“Também em 2022, devemos continuar com a forte adesão ao Turbo-Fresh, nosso serviço de entregas ultrarrápidas que realiza a entrega de 1500 tipos de produtos em até 10 minutos. A forte aceitação ao Turbo reflete o comportamento do consumidor que está cada vez mais valorizando a qualidade e o tempo das entregas”, detalha.

Cozinhas

Um dos grandes responsáveis pela evolução das foodtechs, o conceito de dark kitchen, ou cozinhas sem atendimento no local, também compõe o DNA do Rappi. Atualmente, a empresa possui 11 hubs destas operações, utilizados por mais de 70 restaurantes parceiros, que estão em cidades como São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Recife. Ainda neste ano, há a previsão de abertura de mais três hubs.

RappiTijana Jankovic: devemos continuar com a forte adesão ao Turbo-Fresh. (Foto: Reprodução)

Tijana explica que a abertura dos hubs atende às demandas dos restaurantes que querem atender regiões onde não possuem espaço físico próprio. Há casos, inclusive, em que um restaurante de um determinado estado leva seu cardápio para outra região do país.

“Quando decidimos abrir os hubs, já sabemos de seu potencial de forma que conseguimos apresentar uma projeção de vendas para os restaurantes parceiros. Praticamente inauguramos esse conceito por aqui. Hoje, ele já está mais desenvolvido, com mais players especializados atuando”, encerra.

Tudo digital

A Rappi, em conjunto com a Adsmovil, empresa especialista em publicidade digital, lançaram no final de julho o Rappi Amplify, plataforma que oferece às marcas a possibilidade de planejar e criar campanhas publicitárias segmentadas para públicos específicos. O Rappi Amplify está disponível em todos os países onde Rappi está presente, permitindo que marcas de todos os setores se conectem com mais de 62 milhões de perfis de consumidores na América Latina. Por meio da ferramenta, as empresas têm a capacidade de gerar maior conexão com consumidores que demonstram interesse de compra em segmentos ou produtos relacionados a cada uma das marcas.