Roberto Santos, da Porto Seguro: mais que seguradora, viramos uma empresa com grande ecossistema de produtos, serviços e soluções
Mercado do setor apresenta crescimento e mostra versatilidade com o lançamento de produtos e novas operações. Porto Seguro mostra o leque de novos projetos de expansão.
Roberto santos, CEO da Porto Seguro fala sobre o processo de expansão de serviços da companhia. (Foto: Divulgação)
Mercado apresenta crescimento e mostra versatilidade com o lançamento de produtos e novas operações. Marcado pela ascensão de empresas sólidas e grandes grupos empresariais, o setor de seguros ainda é um terreno fértil para novos negócios, produtos e serviços, considerando sua abrangência e capacidade de acompanhar as demandas do mercado e o novo cenário de disrupção tecnológica.
Líder nos setores de seguros de automóveis e residenciais, a Porto lançou em abril sua nova marca e apresentou mudanças na estrutura de negócios. Agora, a companhia passa a atuar com três verticais: Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank, sendo esta uma de suas principais novidades. Roberto Santos, CEO da Porto, explica que a mudança tem o objetivo de ampliar e estreitar relações com o consumidor.
Sobre o Setor
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados, nos dois primeiros meses de 2022 foi de R$ 52,78 bilhões, o que representa crescimento de 13,5% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram movimentados R$ 46,49 bilhões.
“A Porto sempre esteve na vanguarda e à frente do setor no país. Nos últimos anos, evoluímos para ser mais que uma seguradora, tornando-nos uma empresa com grande ecossistema de produtos, serviços e soluções para todos os momentos da vida. Queremos expandir nossos negócios oferecendo experiências fantásticas para as pessoas sem abrir mão da nossa essência”, destaca.
De acordo com o executivo, as verticais têm autonomia e agilidade para gerir seus negócios, porém ainda alinhadas aos valores da holding. “Pretendemos atuar da maneira mais ampla em temas e segmentos mais diversos. Mas as verticais seguirão conectadas, buscando sinergias em soluções e produtos. Tudo sem perder a qualidade do atendimento e a parceria com os corretores, que fazem parte da nossa identidade”, completa.
Agora é banco
Marcos Loução, CEO da Porto Seguro Bank (Foto: Divulgação)
A partir da nova estrutura de negócios, a empresa também anunciou a criação da Porto Seguro Bank, que consolida os produtos e soluções financeiras da empresa. A vertical nasce com R$ 13 bilhões em ativos de crédito, R$ 3,6 bilhões em receitas e 3,5 milhões de clientes, sendo o líder em fiança locatícia, a segunda maior empresa de consórcio de imóvel e o 8º maior emissor de cartão de crédito do país.
CEO da Porto Seguro Bank, Marcos Loução explica como a novidade chega ao mercado. “Já temos uma ampla oferta de produtos financeiros consolidados. Agora, unimos a solidez e confiança da Porto com a capacidade de inovar e desenvolver novas soluções desta nova estrutura. Isso nos deixa numa posição bastante competitiva para criar soluções para todas as necessidades dos clientes. Criaremos a conta digital, que junto com o cartão de crédito será a porta de entrada para o ecossistema Porto, democratizando o acesso de novos clientes”, afirma.
Novas categorias
O Nubank, gigante de serviços financeiros digitais do mundo, e a Chubb, maior seguradora de propriedade e responsabilidade civil de capital aberto do mundo, anunciaram a expansão de sua aliança para criar novas ofertas de seguros para os mais de 53 milhões de clientes da instituição. O novo acordo inclui a possibilidade de desenvolvimento de outras categorias desses produtos no Brasil e coloca em perspectiva a introdução da unidade de negócios de seguros do Nubank também no México e na Colômbia.
Marcos Gunn, vice-presidente sênior do grupo chubb e presidente regional para a américa latina (Foto: Divulgação)
“Estamos orgulhosos de colaborar com o Nubank, trazendo nossa subscrição de classe mundial e recursos avançados de integração digital para co-criar produtos e serviços. Nossa abordagem oferece experiência otimizada que permite que os clientes selecionem as proteções de que precisam de maneira fácil e intuitiva, com apenas alguns cliques”, diz Marcos Gunn, vice-presidente sênior do Grupo Chubb e presidente regional para a América Latina.
A aliança entre as empresas no Brasil resultou no lançamento do Nubank Vida e do Nubank Celular Seguro, que oferecem cobertura de seguro de vida e celular, respectivamente. Com experiência 100% digital, os dois produtos foram criados pela fintech utilizando o Chubb Studio, plataforma global de distribuição de produtos digitais da Chubb.
Marketplace
No final de março, o PicPay lançou o hub de seguros e estreou o PicPay Seguro Carteira Digital, o produto personalizável protege desde transações Pix, transferências, compras com saldo ou cartões cadastrados até em casos de invasão de conta e roubo de dados pessoais. O hub chega para complementar os serviços disponíveis no maior app de pagamentos do país e se soma à prateleira do marketplace financeiro, que já tem cartões e crédito pessoal.
O primeiro produto foi criado com a Kovr Seguradora, que atua na criação de soluções personalizadas com parceiros. Além das transações Pix, a partir de R$ 4,90, o seguro cobre também pagamentos, transferências, recargas e saques sob coação ou após roubo do celular, e saidinha de banco. O usuário também pode adicionar coberturas extras para se resguardar caso tenha compras não reconhecidas feitas com PicPay Card ou cartões de outras instituições cadastrados e validados no app após perda ou roubo.
“O usuário contará com uma proteção extra e coberturas inovadoras no mercado para ter ainda mais tranquilidade para resolver toda a vida financeira com o PicPay”, detalha Frederico Trevisan, executivo responsável pelo Marketplace Financeiro do PicPay.
A plataforma já emitiu mais de 12,5 milhões de cartões e concedeu R$ 1 bilhão de empréstimos. Em dezembro, o marketplace foi ampliado com a entrada de BV, Creditas, Digio e Empréstimo Sim, fruto da integração dos serviços do Guiabolso, adquirido no final de julho de 2021.
Por assinatura
Para aproveitar o momento de transformação, a empresa que integra o Grupo Porto Seguro desde 2003, apresenta ao mercado nacional o Azul Seguro Auto por Assinatura, seguro 100% digital, com pagamento mensal e vigência flexível.
“O serviço tem total sinergia com o discurso de democratização do acesso ao seguro. Com pagamento que cabe no bolso, sem taxa de adesão, possibilidade de parcelamento da franquia em até 10x sem juros e assistência 24 horas com a qualidade dos serviços fornecidos pelo grupo Porto Seguro”, afirma Gilmar Pires, diretor-executivo da Azul Seguros.