Primeira mulher à frente do Banco Mercedes-Benz no Brasil aposta na transformação digital e no empoderamento

Muito antes de chegar ao Brasil, Hilke Janssen já possuía experiências com o segmento de bancos de investimento e private equity.

E0jSo4IWQAUAD7KPrimeira mulher à frente do Banco Mercedes-Benz no Brasil, Hilke Janssen. (Foto: Divulgação)

O Banco Mercedes-Benz apresenta Hilke Janssen como a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente e CEO da instituição no Brasil. A executiva alemã chega ao comando frente ao cenário imposto pela pandemia de Covid-19, apesar disso, a companhia fechou o ano de 2020 com a maior carteira da história, com o valor de R$ 12,815 bilhões. Agora, além de manter os bons resultados, o objetivo da nova gestora condiz com investimentos em inovação, aposta em ações disruptivas para impulsionar os negócios.

Currículo global

Muito antes de chegar ao Brasil, a executiva já possuía experiências com o segmento de bancos de investimento e private equity. Além disso, Hilke desempenhava a função de presidente e CEO, na Coréia do Sul, desde 2016, e também atuou em importantes empresas da Europa e Ásia, em uma trajetória de mais de 25 anos dedicadas a empreender resultados positivos. Seu currículo se destaca pela inserção da Daimler Financial Services na Índia e, posteriormente, na Malásia, onde, em 2012, assumiu o cargo de presidente e CEO da Mercedes-Benz Services naquele país.

“Para mim, é muito importante gerar impacto positivo, trabalhando para que o Banco Mercedes-Benz siga sua história de sucesso contínuo e tenha colaboradores cada vez mais felizes e engajados ao espaço colaborativo, onde a diversidade e a inclusão são cultivadas no dia a dia", afirma Janssen.

Principais desafios

Para manter o ritmo de crescimento registrado desde 2015, a nova presidente aposta na ampliação das iniciativas de transformação digital, por meio de soluções dinâmicas e ágeis. Para ela, a estratégia é fundamental e visa apoiar e reforçar a parceria tanto com clientes quanto com a fábrica e rede de concessionários.

“O segmento de caminhões, nosso principal mercado, já reagiu à crise e apresenta forte crescimento. Tanto que registramos a maior carteira da história em junho de 2021, atingindo R$ 13,869 bilhões. Também alcançamos R$ 2,345 bilhões em novos negócios no primeiro semestre de 2021, um crescimento de 8,9% se comparado ao mesmo período do ano anterior”, detalha a CEO.

Hilke avalia que em um momento como o que estamos passando, é natural que os clientes busquem, ainda mais, produtos financeiros que se encaixem melhor no seu planejamento financeiro, o que abre uma grande oportunidade para produtos flexíveis, como o CDC Flexibility e o CDC Decrescente. “O segmento de seguros também é uma aposta nos nossos negócios, com um desempenho acima da média nos últimos anos. A nossa operação de seguros apresentou com volume recorde de R$167 milhões em prêmios em 2020”, diz.

Incentivo em equipe

Em 2020, a instituição entrou, pela primeira vez, no ranking dos 10 melhores bancos para se trabalhar no Brasil, de acordo com o Great Place to Work®; figurando como único banco de montadora da lista. Para a executiva, os colaboradores são a chave do histórico de sucesso do Banco Mercedes-Benz ao longo dos últimos 25 anos. O reconhecimento está alinhado a outro ponto central na gestão de Hilke, que é o de estimular o empoderamento feminino e o espírito pioneiro, a cocriação, e incentivar a união dos colaboradores.

“Nossas equipes têm provado quão fortes e unidas são, mesmo trabalhando remotamente há mais de um ano. Vamos continuar nos empenhando para garantir a felicidade dos nossos colaboradores, que reflete, consequentemente, nos indicadores do GPTW e no sucesso dos nossos negócios", destaca.

A empresária analisa que a pandemia mudou a forma como o Banco presta serviços financeiros, por isso a tecnologia é fundamental neste momento para capacitar todos os envolvidos no negócio. “Recentemente implementamos a Academia BMB, que é uma plataforma de treinamento digital interativa para agilizar o acesso da rede de concessionários a informações essenciais sobre produtos e soluções de financiamento e seguro, de forma a garantir um atendimento personalizado de excelência a todos os nossos clientes”, conta.

Gamefication

Como parte das iniciativas da celebração dos seus 25 anos de operações no mercado brasileiro, o banco promoveu a competição digital Know vs. How., voltado para as equipes de vendas dos concessionários de veículos comerciais Mercedes-Benz, o game foi desenvolvido em formato de quiz, segmentado por diversos temas relacionados ao universo de financiamento e seguros, para que os vendedores e gerentes de vendas testassem seus conhecimentos e desafiassem seus colegas como em um duelo.

“Buscamos apoiar os concessionários com soluções e produtos inovadores, por meio do uso de plataformas digitais. Um bom exemplo também é a plataforma BMB Digital, na qual nossas equipes de vendas podem realizar todo o processo de solicitação, análise de crédito e demais etapas necessárias para a finalização da compra e financiamento de veículos”, finaliza.

Presença on-line

Recentemente, o banco anunciou a nova versão mobile do site oficial, possibilitando uma experiência mais agradável ao usuário. Outra novidade foi a nova versão do “Meu Mercedes”, ferramenta que permite realizar simulações de financiamento e avaliações de crédito de forma fácil e rápida para compra de veículos. Antes disponível para a compra de automóveis por pessoas físicas, o serviço passou a atender também clientes em condição de pessoas jurídicas. Além disso, a funcionalidade da ferramenta foi ampliada, podendo o usuário fazer simulações de créditos e seguros para caminhões e vans.