Paula Santilli, da PepsiCo: buscamos apoiar a igualdade de gênero, estimulando o desenvolvimento econômico e social das mulheres

CEO da PepsiCo América Latina é uma das maiores defensoras da sustentabilidade, diversidade e inclusão no setor de alimentos e bebidas.

PaulaSantilli_CEO_PepsiCo_AmericaLatina_reduzidaPaula Santilli foi reconhecida como uma das 100 Mulheres mais Poderosas do
mundo. (Foto: Divulgação)

Compromissada em gerar crescimento inclusivo e contribuir para o bem-estar das comunidades em que a PepsiCo atua, Paula Santilli é CEO da companhia para a América Latina e membro do Comitê Executivo da empresa desde maio de 2019.

A executiva se juntou à companhia em 2001. Antes, foi presidente da PepsiCo Alimentos México, o segundo maior mercado para a empresa globalmente, e da PepsiCo México Foundation. Antes de suas passagens pelo país, ela ocupou cargos de liderança nos negócios de bebidas e alimentos no Cone Sul.

Além de liderar 34 mercados emergentes e em desenvolvimento na América Latina, Paula Santilli conta com três décadas de trajetória no setor de alimentos e bebidas, onde conseguiu inspirar outras mulheres e impulsionar seu desenvolvimento, tanto dentro quanto fora da empresa.

Em 2020, ela recebeu o prêmio "Mulheres Excepcionais de Excelência", concedido pelo Fórum Econômico das Mulheres, que reconhece as conquistas e lideranças de destaque em diferentes áreas, celebrando a diversidade e a equidade.

REVISTA LIDE: Projeções indicam que a recuperação econômica da América Latina será mais lenta do que no resto do mundo. Como isso impacta o planejamento e a estratégia da empresa na região?

Paula Santilli: Dentro da PepsiCo, a América Latina continua sendo uma grande fonte de crescimento e foco dos investimentos. À medida que construímos nossos planos na região, levamos em conta a situação econômica local, incluindo a renda discricionária do consumidor. Mas temos a sorte de ter produtos ótimos e acessíveis. Nosso negócio permaneceu forte durante a pandemia e esperamos que isso continue nos próximos meses. Para dar um exemplo, apesar da inflação ter disparado nos últimos meses, estamos fazendo tudo o que podemos para controlar os custos e minimizar os aumentos de preços para que qualquer um que queira se deliciar com nossos snacks e bebidas, possa continuar a fazê-lo.

Outro importante pilar da estratégia para a região é continuar investindo em inovação, tanto na cadeia produtiva quanto no lançamento de produtos, centrados nos desejos dos consumidores. No Brasil, por exemplo, tivemos um recorde de lançamentos nos últimos dois anos, com 16 novos produtos/sabores somente em 2021. Pretendemos continuar essa tendência.

Empresários e executivos reclamam de um ambiente de negócios com pouca previsibilidade na América Latina, como lidar com esse aspecto?

Acredito que o sucesso nos negócios está intrinsecamente relacionado às habilidades de adaptabilidade de uma empresa. Por exemplo, na PepsiCo, ao longo de nossa história, provamos nosso caráter resiliente, flexível e ágil. Também somos caracterizados pelo nosso DNA inovador que nos ajudou a enfrentar os aspectos mais desafiadores em 34 mercados latino-americanos onde atuamos. Tivemos uma história de sucesso em toda a Latam: México e Brasil, por exemplo, estão entre os dez principais mercados para nossa empresa, globalmente.

Agora, a mudança é o padrão, e o cenário pandêmico em destaque e mudanças aceleradas. Nossa equipe no Brasil, por exemplo, atuou para alavancar novos canais de vendas, como o e-commerce, elevando a operação para a primeira posição de vendas na região, com crescimento de três dígitos em 2020 e crescimento de dois dígitos em 2021.

Reconhecida como uma das mulheres mais poderosas do mundo, como você busca estimular a promoção e expansão da liderança feminina na PepsiCo?

Estou convencida de que as mulheres têm um enorme potencial, capacidade e participação em atividades econômicas mundiais. Então, acredito que devemos empoderar outras mulheres, aumentando a igualdade de gênero e promovendo sua liderança.

Na PepsiCo, estabelecemos objetivos claros para a representação feminina em cargos de gestão (50% até 2025) que pretendemos alcançar trabalhando em três elementos principais de nossa sólida estratégia de igualdade de gênero: aquisição de talentos, desenvolvimento e retenção.

Estamos muito orgulhosos dos resultados desta estratégia até agora. A partir de dezembro de 2021, alcançamos 45% da representação feminina em nossa gestão média e mais de um terço dos nossos níveis de liderança. Nosso mercado no Brasil nos deixa especialmente orgulhosos: com cerca de 60% dos cargos do Comitê Executivo ocupados por mulheres.

Buscamos constantemente apoiar a igualdade de gênero, estimulando o desenvolvimento econômico e social das mulheres e oferecendo ferramentas para dar as mesmas oportunidades, independentemente do gênero, dentro e fora da empresa. Um dos projetos mais importantes da PepsiCo, quando se trata de equidade de gênero, é o Mulheres com Propósito, iniciativa global da empresa em parceria com a FUNDES Latin America, um programa de resiliência econômica que, por meio da oferta de cursos gratuitos, certificou mais de 1500 mulheres no Brasil, e pretende auxiliar no desenvolvimento de 2000 até 2025 e outras 12 mil na América Latina.

No aspecto ambiental, economia circular e transição energética, quais são as principais ações da empresa?

Gostaria de começar compartilhando que os três pilares da nossa estratégia de transformação de ponta a ponta PepsiCo Positive (pep+) estão de fato relacionados a esses conceitos, mas os vemos como parte de uma visão integrada. Estou muito orgulhosa porque no ano passado a América Latina atingiu a marca de 100% da nossa eletricidade proveniente de fontes sustentáveis, três anos antes da meta.

No Brasil, por exemplo, como parte desse esforço, estamos expandindo nossa frota sustentável. Fomos a primeira empresa do segmento a adquirir caminhões movidos a GNV e adquirimos veículos 100% elétricos, e hoje já temos 53 desses veículos. Em uma projeção até 2030, o potencial, conservador, de redução de GEE com a adoção de GNV e veículos elétricos em nossa frota é de 30%. Além disso, juntamente com uma empresa que produz tecnologia de terceira geração em energia solar, iniciamos um projeto piloto para gerenciar a recarga de bateria de nossos caminhões e seu sistema de iluminação usando energia solar. O plano é expandir essa solução de energia limpa para toda a frota da empresa. Outra iniciativa recente foi a implantação de uma usina termossolar em na operação de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Com o uso da tecnologia, a PepsiCo pode evitar a emissão de aproximadamente 280 mil quilos de gases de efeito estufa, devido à redução do uso de gás natural de 140 mil metros cúbicos na unidade. Em números, essa redução equivale ao plantio de quase 18 mil árvores.

Também priorizamos fortalecer a economia circular em nos negócios por meio de novas tecnologias e da implementação de energias renováveis ao longo da nossa cadeia de valor. Outro grande exemplo do Brasil foi o desenvolvimento de uma carroceria sustentável. Ao misturar embalagens BOPP e PET recicladas, criamos um material seguro e durável para protótipo de uma carroceria de caminhão-baú sustentável utilizando material reciclado. Seguimos trabalhando para dimensionar essa solução para outros veículos da frota.

Nossa estratégia pep+ é uma resposta direta aos desafios que o sistema alimentar enfrenta atualmente, e estamos tomando medidas críticas para enfrentá-los de frente. Então, para nós, o ESG não é um "nice to have", mas um aspecto essencial da nossa estratégia de negócios.

O conceito de alimentação saudável já amadureceu na região? O Brasil é um modelo de crescimento desse segmento?

Entendemos que a saúde é uma preocupação cada vez mais latente da população e nós, como indústria, sabemos o importante papel que temos nesse sentido. Na PepsiCo, estamos trabalhando para melhorar nosso portfólio para oferecer aos nossos consumidores e consumidoras opções cada vez mais equilibradas e apropriadas para os diversos momentos de consumo. A aveia é um dos ingredientes indispensáveis quando falamos de nutrição. Apostamos neste produto porque ele pode oferecer aos nossos consumidores e consumidoras benefícios e qualidade como uma opção mais equilibrada e prática para o dia a dia.

Com as diferenças culturais entre os 34 mercados emergentes e em desenvolvimento na América Latina, como a empresa trabalha para otimizar a área de desenvolvimento de P&D?

Os centros de Pesquisa & Desenvolvimento são essenciais para trazer sabores locais ao nosso portfólio e torná-lo cada vez mais equilibrado, atendendo aos desejos de nossos consumidores e buscando melhoria contínua em relação às necessidades nutricionais. No Brasil, o Centro de P&D de Sorocaba, em São Paulo, tem 420 metros quadrados. A equipe conta com profissionais de diferentes áreas de atuação, como engenharia de alimentos, engenharia química, nutrição, biologia, química, além de uma equipe de especialistas em sabor. Com tudo isso, a empresa tem a capacidade não só de criar novos produtos, mas também de inovar em algumas das marcas mais queridas do Brasil.

Como líder global, que dicas você daria aos jovens que estão ocupando posições de C-Level neste momento de crise econômica e social?

Eu os aconselharia a enfrentar tempos desafiadores com uma perspectiva positiva, porque há inúmeras oportunidades para aprender e crescer. Para construir um futuro sustentável, devemos trabalhar juntos, de mãos dadas, compartilhando opiniões e experiências. Não tenha medo de liderar uma equipe, compartilhar sua experiência com as gerações mais jovens e inspirá-las.