Patricia Muratori Calfat: 'YouTube tem como característica ser uma plataforma de múltiplas vozes, cheia de diversidade'

Diretora de Parcerias para o YouTube no Brasil detalha as principais estratégias da plataforma para expandir comunidades e experiências.

PatriciaMuratori_161219_ALTA_LuAith-41-e1592074847579-1024x791Diretora de Parcerias para o YouTube no Brasil detalha as principais estratégias da plataforma para expandir experiências. (Foto: Divulgação)

Cerca de um bilhão de horas de vídeos são assistidas no YouTube no mundo diariamente. No Brasil, esses vídeos geram uma renda substancial para os criadores de conteúdo e outros negócios - que por sua vez, impulsionam a atividade econômica e a criação de milhares de empregos em diversas áreas da economia. Em 2020, a Oxford Economics calculou que o ecossistema criativo do YouTube tenha contribuído com aproximadamente R$ 3,4 bilhões para o PIB brasileiro.

À frente da expansão de ações, produtos e serviços da plataforma, Patricia Muratori Calfat é diretora de Parcerias para o YouTube no país. Mãe de dois filhos, ela também faz parte do Conselho Administrativo da Porto Seguro e da Rio Alta Energia Renováveis. A executiva trabalhou por cinco anos liderando os times de vendas do Google nos segmentos de telecom e varejo. Antes de entrar na empresa, Patrícia atuou por 13 anos na DDB Brasil e, como diretora-geral de Mídia, atendeu clientes de grande porte, entre eles AmBev, Vivo, J&J, Intel e Whirlpool e recebeu o prêmio Caboré de Melhor Profissional de Mídia em 2011.

Formada em propaganda, aluna da Harvard Business School, atualmente estuda Direitos Humanos e Sustentabilidade na PUC-RS. Ativamente envolvida em outras iniciativas, é membro do Comitê de Pessoas com Deficiência do Google e da Achilles International Brazil, uma organização sem fins lucrativos que ajuda a conectar voluntários a pessoas com todos os tipos de deficiências para praticar esportes. Nessa entrevista, Patrícia destaca o momento de grande inventividade da plataforma e sua estratégia de crescimento e apoio aos criadores de conteúdo e empreendedores.

Revista LIDE: Quais as principais tendências de consumo de conteúdo em vídeo neste momento?

Patricia Muratori Calfat: Há três grandes tendências globais, que são prioridades da empresa no mundo, e que se aplicam também para a realidade brasileira. Entre elas está o YouTube Shorts, formato de vídeos curtos da plataforma. Lançado no maio de 2021, o Shorts já alcançou mais de 5 trilhões de visualizações totais e recebeu diversas atualizações. Estamos oferecendo outras oportunidades de receita com o Fundo de Recompensa do Shorts, que agora está disponível em mais de 100 países. Este ano, vamos testar recursos para que os criadores de Shorts possam gerar conteúdo de marca com o BrandConnect, nosso programa que conecta criadores a marcas.

Outra grande tendência é o universo de games, que se tornou o segundo maior mercado dentro do YouTube. No Brasil, as finais do Mundial de Free Fire foram sucesso absoluto, com mais de 12 milhões de visualizações, se tornando o vídeo mais assistido no ano passado na plataforma no país.

Por último, há a questão das compras diretamente pelo YouTube. Estamos investindo para que a plataforma seja uma inovadora no e-commerce. Lançamos um programa piloto de inserção de tags para criadores.

Com os serviços YouTube Music Premium e Youtube Premium, a empresa passa a compor o gigantesco ecossistema de serviços on demand e de streaming. Em que posição o Youtube se encontra nessa “guerra” e quais seus diferenciais?

O grande diferencial competitivo do YouTube nesses serviços é a sua extensa biblioteca de vídeos. Não são diversos produtos distantes um do outro. O usuário navega no YouTube tradicional e pode também acessar o YouTube Music. A plataforma também oferece espaço para que novos artistas possam mostrar ao mundo seu trabalho. Cerca de 90% das empresas de música, mídia e entretenimento concordam que a plataforma desempenha um papel positivo no incentivo à diversidade.

As produções de originais como séries, filmes e documentários devem crescer nos próximos anos? Quais os formatos e produtos tiveram maior sucesso?

O YouTube tem como característica ser uma plataforma de múltiplas vozes, cheia de diversidade, pois é aberta para que todos possam se expressar e os conteúdos originais feitos pelo YouTube refletem isso. Alguns exemplo são a recém lançada série O Som do Rio, que é apresentada em quatro episódios e traz Val Munduruku, ativista indígena e Maria Gadú, cantora e compositora, com convidados em uma viagem de conhecimento e descoberta pelo Rio Tapajós; as transmissões que aconteceram em junho com conteúdos sobre a comunidade LGBTQIAP+ e as celebrações do mês do Orgulho em pontos diversos do Brasil. Temos também o fundo Vozes Negras, que teve em sua turma de 2022 mais 35 criadores brasileiros selecionados, além das iniciativas no YouTube Kids, promovendo conteúdos educativos e divertido para as crianças.

A ideia é ampliar as transmissões ao vivo no segmento esportivo, shows e eventos? Quais os principais cases e ações?

Esse ano tivemos uma experiência muito desafiadora e bem-sucedida com o Paulistão. Foi a primeira vez que um evento esportivo foi transmitido por uma plataforma de vídeo gratuita. Contamos com patrocínio de PagBank, Claro, 123 Milhas e Chevrolet, e com narração do Chico, do canal Desimpedidos e comentários do ex-jogador Dodô, da ex-jogadora Milene Domingues do Fred, do canal Desimpedidos e do Thiago Leifert.

Da mesma maneira, tivemos também a cobertura internacional do festival Coachella, que ocorreu na California em abril e teve participação das cantoras brasileiras Anitta e Pabllo Vittar. A parceria possibilitou que pessoas de todos os países pudessem acompanhar bastidores e shows, com livechat disponível durante todo o evento para fãs interagirem entre si.

De que forma a plataforma tem lidado com conteúdos nocivos e no combate a fake News, principalmente em ano eleitoral?

O YouTube entende que o seu papel é garantir que as pessoas tenham acesso a cada vez mais conteúdos de qualidade, checar informações, analisar denúncias e priorizar ser uma plataforma segura a todas as múltiplas vozes que a compõem. A empresa tem compromisso com a aplicação e cumprimentos de suas Diretrizes e Políticas, que definem o que é permitido ou não dentro da plataforma.

Todo o histórico relacionado a esses cumprimentos está no Relatório de Transparência, que tem o objetivo de aumentar a lisura e a responsabilidade do YouTube para proteger seus usuários. Desde 2018, quando o relatório foi lançado, mais de 130 milhões de vídeos e 11 bilhões de comentários já foram removidos por estarem em desacordo com as diretrizes da comunidade. Em março também atualizamos nossas políticas de integridade eleitoral e supressão de eleitores.

Como a companhia encara seu papel em relação a democratização da educação e facilidade e acesso à formação?

A democratização por meio da plataforma já é uma realidade: em pesquisa realizada para o Relatório de Impacto do YouTube, 100% dos estudantes que usam a plataforma relataram que o fazem também como suporte para suas tarefas e estudos; assim como 92% dos professores brasileiros que usam o YouTube afirmam usar vídeos que estão na plataforma em aulas ministradas por eles. Além disso, 77% desses professores concordam que a plataforma contribui para a aprendizagem dos estudantes.

Com a parceria, YouTube e UNESCO poderão oferecer inovação aos usuários da plataforma, com um conteúdo confiável, de qualidade e que promova a conexão entre quem ensina e quem aprende, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas. O projeto prevê, além da curadoria de todo o conteúdo do YouTube Edu, a formação de professores, com o objetivo de apresentar o novo canal e orientar sobre seu uso em atividades pedagógicas.

O que você, como executiva e mulher, mais assiste pela plataforma?

Como executiva, diariamente busco e assisto conteúdos diversos para saber como os criadores, parceiros, usuários e marcas interagem com a plataforma. É sobre entender de verdade como a experiência acontece no YouTube. Isso inclui assistir a Lives, Shorts, acompanhar as tendências desses conteúdos e como a dinâmica da plataforma vai se modificando e abraçando novas histórias, estilos e maneiras de consumo de conteúdo.

Como mãe de dois meninos, estou sempre assistindo em conjunto os conteúdos que mais os atraem, como Gaming, invenções e entretenimento. Dentro desse contexto, existem ainda os canais com conteúdos educacionais que se tornaram ainda mais presentes na vida das famílias nos últimos anos.

Eleições

Em abril, o YouTube e o International Center For Journalists (ICFJ) lançaram em parceria o programa “Jogo Limpo”, iniciativa de apoio a jornalistas dedicados ao combate da desinformação no Brasil e seu trabalho no desenvolvimento de conteúdo, ferramentas e projetos de alfabetização midiática para garantir a oferta de informações factuais, acessíveis e vitais aos eleitores brasileiros, à medida que as eleições se aproximam.

Para monetizar

O Youtube mantém mais de 2 bilhões de usuários conectados mensalmente. Todos os dias, as pessoas assistem mais de um bilhão de horas de vídeo. No Brasil, são mais de 105 milhões de usuários mensais. A plataforma oferece aos seus criadores espaço para construírem seus negócios. Hoje, a plataforma oferece dez maneiras de ganhar dinheiro e desenvolver os canais com a monetização do YouTube: Shorts Fund, Ads, YouTube Premium, Clube dos Canais, Super Stickers, Super chat, Super Thanks, Estante de Produtos, Ticketing e BrandContent.