Daniel Silveira, da Avon: É muito satisfatório mostrar que é possível gerar impactos positivos por meio dos negócios
Natura e Avon foram reconhecidas pelo Ranking Merco Responsabilidade ESG entre as empresas mais responsáveis do Brasil. A primeira manteve a liderança pelo oitavo ano consecutivo, enquanto a Avon ficou, pela primeira vez, em 5º lugar, subindo duas posições em relação ao levantamento anterior.
Daniel Silveira, presidente da Avon Brasil. (Foto: Divulgação)
“É uma honra e uma alegria para nós. A Natura tem uma trajetória de pioneirismo na implementa- ção de um modelo de negócios que transcende a geração de lucro e que busca promover maior valor compartilhado para todos os atores envolvidos em sua cadeia de valor. Acreditamos que as empresas podem e devem ser agentes de transformação social. Por isso, por meio de nossas práticas, marcas e portfólio, seguiremos engajando a sociedade e o mercado em prol de um mundo mais sustentável e próspero para todos”, afirma Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura Brasil.
“É um sentimento de orgulho com essa evolução da reputação e responsabilidade da Avon nos últimos anos, uma companhia que há mais de um século busca contribuir com o empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da democratização da beleza. O mundo vem viven- ciando tempos desafiadores e, para nós, é muito satisfatório mostrar que é possível gerar impactos positivos por meio dos negócios, visando uma sociedade cada vez mais inclusiva e respeitosa”, completa Daniel Silveira, presidente da Avon Brasil.
Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura Brasil. (Foto: Divulgação)
Sociobiodiversidade
Presente na Amazônia há mais de 20 anos, a Natura desenvolveu um modelo de negócios inova- dor que busca a valorização da economia da flores- ta em pé a partir da união entre ciência, natureza e conhecimento tradicional, estabelecendo assim um círculo virtuoso baseado na sociobiodiversidade brasileira e no desenvolvimento socioeconômico da sua rede de parceiros, consultoras e colaboradores.
Com esse modelo, desde 2011, a Natura já movi- mentou R$ 2,55 bilhões de reais em volume de negócios na região. Atualmente, a companhia man- tém relacionamento com 85 cadeias da sociobiodi- versidade e desenvolveu 41 bioingredientes, geran- do renda para mais de 8 mil famílias de comunida- des extrativistas, contribuindo para a conservação de 2 milhões de hectares de floresta na Amazônia.
Recentemente, a Natura apresentou o primeiro Integrated Profit & Loss (IP&L), metodologia de valo- ração que integra ganhos e perdas para medir e reportar os efeitos socioambientais da operação. A ferramenta permite contabilizar, além dos resulta- dos financeiros, o impacto da atuação empresarial nas dimensões ambiental, social e humana. O IP&L mostra que, em 2021, toda a operação da marca gerou R$ 1,5 em benefícios para a sociedade para cada R$ 1 de receita. Na Amazônia, o retorno em valor social para cada R$ 1 aportado na região é de R$ 8,6.
Jornada de transformação
Desde que integrou o grupo Natura &Co, em 2020, a Avon passou por uma jornada de transfor- mação, evidenciando um lado mais ativista, inova- dor e digital perceptível pela campanha de reposi- cionamento, ressaltando o conceito sobre desconstrução de padrões de beleza e a diversidade e inclusão como valor intrínseco.
No mesmo ano, a empresa lançou o movimento #EssaéMinhaCor, objetivando ampliar a equidade étnico-racial dentro e fora da empresa. Para isso, a marca divulgou, também, o seu Compromisso Antirracista, que apresenta metas para campanhas e um portfólio de maquiagem e mais inclusivos, para apoio ao empreendedorismo negro feminino e expansão da representatividade negra entre cola- boradores e lideranças. Como continuação desse movimento, a empresa criou, em 2021, o Projeto DIVA, que engloba várias iniciativas internas e externas para atrair, reter e desenvolver profissio- nais negros na Avon, incluindo bancos de talentos, letramento racial corporativo, mentorias, capacita- ções e ações para aproximar recrutadores de profis- sionais negros no LinkedIn, como o Minha Cor S.A.
Atualmente, a multinacional de cosméticos também tem investido em causas consideradas prioritárias para o público feminino brasileiro. Por meio do Instituto Avon, braço social no enfrenta- mento às diversas violências contra mulheres e meninas, além do incentivo à detecção precoce do câncer de mama. Com essas ações, a empresa já impactou positivamente mais de 6 milhões de mulheres desde 2003.
E, no início da pandemia de Covid-19, a organização foi responsável pelo movi- mento #IsoladasSimSozinhasNão, criado para frear a alta de casos de violência de gênero diante do dis- tanciamento social por meio de doações a grupos de apoio e abrigos para vítimas, campanhas de conscientização e ferramentas de suporte e orienta- ção para colaboradoras e integrantes da sua força de vendas em situação de vulnerabilidade.
Proposta
Em 2020, Natura &Co, grupo do qual faz parte ao lado de Avon, The Body Shop e Aesop, firmou a Visão 2030, chamada de Compromisso com a Vida. Trata-se de um plano abrangente com metas ambiciosas para enfrentar questões globais mais urgentes, como as mudanças climáticas, a violação dos direitos humanos e o desmatamento na Amazônia.
Entre as metas, está a ampliação da área de conservação para 3 milhões de hectares até 2030, além de contribuir para zerar o desmatamento até 2025 via mobilização de públicos.
C-Level de destaque
Denise Hills diretora global de Sustentabilidade da Natura, na Plataforma Liderança com Valores.(Foto: Divulgação)
Denise Hills lidera a estratégia de sustentabilidade da Natura, bem como realiza a gestão das metas de sustentabilidade para a América Latina baseadas no Compromisso com a Vida, a Visão 2030 do grupo Natura &Co, lançada em 2020. Trata-se de um plano abrangente para encarar desafios globais, como enfrentar a crise climática e proteger a Amazônia, garantir a igualdade e inclusão, ampliar a economia circular e regeneração dos produtos.A executiva possui mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro.
E a sustentabilidade passou a ocupar lugar central em sua carreira em 2010, quando se tornou superintendente da área no Itaú Unibanco. Na gigante do setor de cosmésticos desde 2019, hoje está à frente do Centro de Expertise (COE) de Sustentabilidade, área estruturada para garantir que as estratégias e implementações da Visão 2030 sejam praticadas transversalmente na atuação do grupo na América Latina. Primeira mulher a presidir a Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, Denise atualmente integra o Conselho de Administração da iniciativa.
Histórico
Em 2022, a executiva foi eleita SDG Pioneer Brasil e SDG Pioneer Global entre mais de cem líderes do mundo todo. É também copresidente do conselho do Sistema B Brasil, membro dos Conselhos de Administração e de Líderes do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e conselheira emérita do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. É ainda coautora do livro “4 Dimensões de uma Vida em Equilíbrio”, lançado em 2015 pela Editora Insular.