Adcos pesquisa e desenvolve soluções em dermocosméticos com foco na pele do brasileiro
Atuando em todo o Brasil com mais de 115 lojas físicas e o e-commerce, a marca trabalha em três diferentes canais: cliente final, médico e profissional.
“Para tudo o que fazemos, procuramos as melhores formulações”, ressalta Ada Mota, fundadora e CEO da Adcos. (Foto: Divulgação)
O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos enfrentou o período de pandemia com criatividade e resiliência. Após crescimento 5,8% em 2020, o segmento registrou queda de 2,8% no passado, mas foi um dos que mais geraram novas vagas de emprego no segundo semestre de 2021, segundo o IBGE.
Para o sócio-líder do segmento de bens de consumo da KPMG, Aldo Cardoso Macri, o retorno ao ambiente presencial e a reabertura dos pontos de venda devem contribuir para a recuperação do segmento.
“Atualmente, o mercado global deste segmento movimenta aproximadamente 500 bilhões de dólares e o mercado brasileiro, que é o quarto do mundo em vendas, praticamente, dobrou de tamanho nos últimos dez anos".
A evolução da área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos tende a fazer com que o setor ganhe ainda mais destaque, estimulando o consumo da população. E foi nesta vertente de inovação que a capixaba Ada Mota criou, a partir da parceria com uma famácia de manipulação, uma das mais importantes empresas do setor dermocosméticos no país, a Adcos.
Hoje, a empresa, fundada em 1993, desenvolve produtos com princípio ativo para cuidados com a pele, e soma uma rede nacional que inclui franquias (23), iniciadas em 2013, e lojas próprias, totalizando 130 pontos de venda – além de mil farmácias que comercializam os produtos. Desde o início, a companhia traz no “DNA” tecnologia, ciência e eficácia, parâmetros perseguidos pela fun- dadora e CEO Ada Mota.
A empresária e farmacêutica conta que sua gestão está concentrada no investimento contínuo em pesquisas e aprendizado para elaborar as melhores opções para o consumidor e agregar essa expertise às centenas de outros novos produtos ao portfólio.
“Somos multicanal porque sempre nos comunicamos com os clientes, mas também com os médicos, que precisam com- preender os ativos presentes nos nossos produtos”, diz.
Segundo Ada, este modelo de negócio ajudou em diversos momentos. “Quando um segmento não ia bem, a gente ia para o outro”. Como resultado, a empresa hoje trabalha com 4500 dermatologistas, 650 colaboradores diretos e 1500 indiretos, este último saldo por meio das franquias.
Atualmente, a empresa oferece produtos desenvolvidos pela equipe de far- macêuticos, que entregam soluções de tratamento em dermocosméticos para a especificidade da pele e do típico clima brasileiro. A empresa possuí portfólio com mais de 200 produtos nos segmen- tos home care e profissional, todos dermatologicamente testados e aprovados, bem como alinhados às últimas tendên- cias da cosmetologia mundial.
“O aprendizado também é uma constante. Temos 40 farmacêuticos e dois dermatologistas em nossa equipe, sempre transitando em congressos científicos para se atualizar sobre novas fórmulas e saber como isso funciona na prática. Vários de nossos produtos já tiveram papers publicados nos maiores eventos científicos no mundo. E a beleza é consequência da saúde, essa ideia é muito importante para nós”, finaliza Ada.
C-Level em Destaque
Ada Mota é farmacêutica e bioquímica, com mestrado em Dermocosmética, em Paris. Lá, acompanhou de perto o surgimento do conceito que define da marca Adcos, com a exigência de que as empresas comprovassem cientificamente a eficácia de seus produtos. Ainda em Paris, participou de um estudo da melhoria da cosmética de pomadas utilizadas em pacientes internados por doenças dermatológicas no Hospital Saint-Louis, experiência que direcionou e inspirou a preocupação da Adcos com a eficácia associada ao sensorial dos produtos.