Abilio Diniz: 'ser criativo é inovar e se reinventar para criar o futuro'

Trajetória pessoal e profissional do empresário reflete a resiliência e a capacidade de criação do brasileiro.

Abilio (Divulgação)Abilio Diniz fala sobre sua trajetória de renovações. (Foto: Divulgação) 

Em 28 de dezembro de 1936, nasce Abilio dos Santos Diniz, o primeiro dos seis filhos do casal Valentim e Floripes Diniz. Abilio passou parte de sua infância no bairro do Paraíso, em São Paulo, onde pode construir parte dos costumes que traz até hoje, como ir à missa semanalmente. A influência do catolicismo tem uma protagonista, sua mãe Floripes, que contribuiu na construção da sua fé em Deus, que hoje, é definida como a sua maior força.

A figura paterna também teve grande importância na vida de Abilio, se a mãe o inspirou na religião, Valentim abriu os caminhos dos negócios ao filho, permitindo a participação desde cedo na rotina da doceria Pão de Açúcar – que passou a ser a fonte de renda familiar. Sem dúvida, essa vivência foi ponto-chave na escolha de sua carreira profissional, mas antes do sucesso, uma trajetória de estudos e oportunidade marcaram a história de Abilio.

Após o término do segundo grau, no colégio Mackenzie, foi para a recém-criada Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1956. Lá, fez parte da segunda turma da graduação no curso de Administração. Com a formação concluída, pensou em trabalhar em uma multinacional ou continuar esse percurso acadêmico nos Estados Unidos. Escolheu a segunda opção e já com as malas prontas, o rumo da sua vida mudou com uma proposta do seu pai: abrir um supermercado.

Abilio enxergou nesta oportunidade um business. Refez os planos e encabeçou o projeto de implantação do primeiro supermercado Pão de Açúcar, inaugurado em abril de 1959, avenida Brigadeiro Luiz Antônio - bem perto de onde funcionava a doceira aberta por Valentim, onze anos antes.

Começava aí o longo período de vitórias no esporte e de prosperidade na carreira do empresário. Em 1960, Abilio se casou com Auriluce e juntos tiveram quatro filhos: Ana Maria, João Paulo, Pedro Paulo e Adriana.

 

Abilio e o Sr. Santos (Divulgação)Ao lado do pai, Valentim Diniz, quem Abilio sempre o projeta como inspiração na carreira. (Foto: Divulgação)


Ruptura

Em paralelo, os supermercados logo atraíram a classe média e eram sucesso no Brasil. Em 1963, foi aberta a segunda loja da rede, na rua Maria Antônia, em Higienópolis. Em 1965, o Pão de Açúcar adquiriu a rede Sirva-se, pioneira do negócio em São Paulo, junto com o Peg-Pag.

Pouco tempo depois, o Pão de Açúcar já contava com 40 supermercados e 1.642 funcionários. O sucesso firmou Abilio como um destacado executivo da empresa, jovem e empreendedor. Mas não era só no ramo dos negócios que ele se saia bem. Nos esportes, seu protagonismo também foi ponto alto, com a disputa de provas motonáuticas, que o tornaram tricampeão brasileiro em 1968, 1969 e 1970. Assim como o destaque nas competições de automobilismo, que faturou, em dupla com o irmão Alcides, as Mil Milhas de Interlagos, em 1970.

As decepções existiram e marcam a história de Abilio. De 1979 a 1989, a convite do amigo Mario Henrique Simonsen, tornou-se membro do Conselho Monetário Nacional Apesar da importância do posto, considera que foi a sua década perdida. O motivo: não ter conseguido fazer muito pelo país e por ter se afastado excessivamente da sua empresa. Na sucessão dos anos de 1980 para 1990, outros episódios marcantes mudaram a visão de mundo de Abilio e sua personalidade.

O primeiro fato foi o racha familiar causada por problemas sucessórios no Pão de Açúcar, envolvendo Abilio e seus irmãos.

A tensão só se dissipou em janeiro de 1994, quando foi assinado o acordo que garantiu o controle da companhia para Abilio. O segundo foi o sequestro, no dia 11 de dezembro de 1989, quando o empresá- rio passou sete dias no cativeiro, em um cubículo subterrâneo – a situação de perigo eliminou da sua mente a crença de ser um homem inatingível e indestrutível. E o último fato foi o quase desaparecimento do próprio Pão de Açúcar, que esteve à beira da falência em 1990.

Busca

Com a crise no início dos anos 1990, a busca pelo equilíbrio pessoal e o reencontro com o sucesso dos negócios pautaram a vida do empresário. Com determinação e disciplina, Abilio lançou o Pão de Açúcar em mais um longo ciclo de expansão e lucros. Em 1995, em Nova York, abriu o capital do Grupo Pão de Açúcar comemorando uma excelente fase nos negócios. Ainda nesse período, em 1999, costurou a sociedade entre o Pão de Açúcar e o grupo francês Casino.

No embalo das conquistas, a vida esportista também deslanchou, e proporcionou um dos seus maiores orgulhos. Foi em 1994 quando correu a sua primeira maratona em Nova York, cidade que marcou a nova guinada do mundo dos negó- cios. Dois anos depois, as paixões e valores de Abilio coincidiram com uma nova amiga: Geyze Marchesi – quem conheceu em um evento da empresa.

Geyze fez carreira na companhia, onde ingressou como trainee em 1996. Ambos reconhecem que o amor que os uniu foi construído por uma relação de amizade e companheirismo: no trabalho, nos espo tes, na fé em Deus e nos valores que comungam. Abilio trouxe Geyze para o mundo dos esportes. Por outro lado, Geyze humanizou ainda mais o empresário.

Abilio e Geyze se casaram em 2004, na capela da casa onde moram em São Paulo, mesmo ano em que Abilio lançou o seu primeiro best-seller, ‘’Caminhos e Escolhas: O equilíbrio para uma vida mais feliz’’. Geyze queria constituir uma família, enquanto Abilio, com filhos e netos, sentia-se realizado. Nesse impasse, porém, o homem que sempre falava de empatia, cedeu.

Em 2006, nasceu a primeira filha do casal, Rafaela, após 35 anos do nascimento de seu filho caçula, Pedro Paulo, fruto do primeiro casamento. Para Abilio, a oportunidade de construir uma nova família, cer- cada de muito amor, reforçou cada vez mais o seu lado positivo, voltado para a espiritualidade e comprometido a fazer o melhor pelo próximo. Nesse ano, o executivo criou a Península Participações para atender as demandas da família Diniz.

Em 2009, foi a vez do Miguel, o segundo filho com Geyze, chegar ao mundo. Abilio acredita que seus filhos menores influenciaram seu empenho em se renovar e ser uma pessoa mais preocupada com a longevidade. Com a confiança de que a empresa estava pronta para dar novos passos, o Grupo Pão de Açúcar adquiriu a rede Ponto Frio, a segunda maior rede de varejo de eletrodomésticos do país. Em dezembro do mesmo ano, a rede Pão de Açúcar se juntou com a Casas Bahia. Em pouquíssimo tempo, o Grupo Pão de Açúcar dobrou de tamanho e o valor de mercado.

 

Abilio Diniz double profile - DIvulgaçãoEmpresário também está à frente de iniciativas com o objetivo de impulsionar novas lideranças a se manterem sólidas no mercado (Foto: Divulgação)

Conhecimento

Em 2010, Abilio criou o curso Liderança 360º na FGV, que tem como objetivo identificar e exercitar habilidades de liderança em jovens e traçar um plano de ação para sua carreira ou projeto pessoal. Também em 2010, sua família criou o Instituto Península, do qual é Conselheiro, com o propósito de transformar e potencializar vidas para catalisar o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação e do esporte.

Depois das grandes aquisições do ano anterior, o Pão de Açúcar estava extrema- mente fortalecido, e, portanto, chegava a hora de dar um novo grande passo. Com isso em mente, Abilio começou a trabalhar para fazer uma fusão do Pão de Açúcar com o Carrefour que, naquela época, era o maior varejista da Europa e o segundo maior do Brasil. A aproximação entre as duas empresas começou de maneira muito positiva, mas a história não seguiu como Abilio esperava e o negócio não se concretizou.

Em abril de 2013, Abilio recebeu o convite da gestora de investimentos Tarpon e assumiu a presidência do Conselho de Administração da BRF, pela primeira vez no segmento industrial. Para ele, a descoberta do universo do outro lado do balcão foi fascinante. Em setembro do mesmo ano, após 54 anos, o empresário deixou o Grupo Pão de Açúcar. Em dezembro de 2014, a Península Participações, empresa de investimentos de sua família, adquiriu participação acionária no capital do Carrefour Brasil, do qual o empresário agora ocupa uma das cadeiras do Conselho de Administração.

Um ano após entrar no Carrefour Brasil, Abilio ainda tinha um degrau que almejava subir: fazer parte do Grupo Carrefour Global ou, como costuma dizer, jogar o campeonato mundial. Por isso, em março, a Península adquiriu ações do Grupo Carrefour do qual, hoje, é o segundo maior acionista global.

Novo momento

Em 2020 e 2021, quando o mundo foi acometido pela Covid-19, Abilio e sua família destinaram R$ 50 milhões para o enfrentamento dos efeitos da pandemia em frentes como fome, saúde, empreendedorismo e educação. Além disso, criou o Estímulo 2020, uma iniciativa dedicada para reunir e orientar empreendedores que sofreram com a crise.

Neste mesmo período, Abilio fez mais de 70 lives para diversos setores, a fim de levar mensagens de serenidade e incentivo. Segundo ele, esta crise foi a mais violenta que já viveu, mas que, assim como as outras, teria início, meio e fim.

Em 2022, Abilio se reinventou mais uma vez e estreou como apresentador de TV. Seu primeiro programa foi o Olhares Brasileiros, na CNN, no qual conversou com personalidades brasileiras dos mais diversos setores a fim de traçar caminhos possíveis para o desenvolvimento do Brasil em um ano de eleições. Já em julho do mesmo ano, Abilio recebeu o golpe mais duro de sua vida, com a morte de seu filho João Paulo, aos 58 anos. Para ele, aprender a encarar a vida sem seu melhor amigo, como costumava chamá-lo, foi uma das maiores reinvenções da sua vida

Em Família

Em abril de 2017, Abilio reuniu em Sintra, Portugal, amigos e familiares para celebrar seus 80 anos de uma maneira diferente: discutir e aprender sobre práticas e hábitos de vida mais saudáveis, buscando a longevidade com qualidade. O evento de três dias contou com a participação de palestrantes do mundo todo, especialistas e pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento.

Veja a entrevista do executivo, durante o LIDE Brazil Conference Lisbon