Sergio Zimerman: demanda do IPO da Petz reflete crescimento e resiliência do setor

Mercado pet permanece em alta e deve passar por consolidação nos próximos anos.

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Sergio Zimerman: demanda do IPO da Petz reflete crescimento do mercado. (Foto: Divulgação)

No Brasil, são aproximadamente 84 milhões de animais de estimação, colocando o paísl em segundo lugar no ranking dos que possuem maior população de pets do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que conta com mais de 135 milh, levantamento realizado pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), em parceria com o Instituto H2R, divulgado em setembro.

Esses números também fazem do mercado pet brasileiro um segmento altamente lucrativo e atraente. Em 2019, o setor faturou mais de R$ 35 bilhões e mantém tendência de crescimento neste ano, mesmo em meio às dificuldades enfrentadas pela economia brasileira, avalia Felipe Camargo, da Setter Investimentos.

“É um mercado que registra evolução mesmo em época de desemprego alto, PIB em baixa e pandemia. Ainda há muito espaço para expansão e quando houver recuperação econômica, vai crescer ainda mais", afirma.

Em sua opinião, a próxima onda de movimentações deve acontecer no segmento de pet care, que engloba acessórios, roupas, brinquedos, equipamentos e produtos de higiene, que hoje representa 5,2% do faturamento do setor. “Dados do Instituto Pet Brasil, registram que a compra desses produtos cresceu 6,9% durante os meses de janeiro a março deste ano, período em que a economia já estava sendo afetada pela pandemia da Covid-19”, ressalta.

Capital animal

O que também não foi afetado, foi o interesse dos investidores pelo setor, mesmo com as condições globais adversas. Como prova temos a rede de petshop Petz que em setembro fez sua estreia na bolsa brasileira com IPO inédito no segmento pet, com valor de mercado de R$ 5,1 bilhões, depois de precificar sua ação (PETZ3) em R$ 13,75, no meio da faixa indicativa de preço (R$12,25 a R$15,25).

“O IPO da Petz inaugura um novo segmento do varejo brasileiro na B3. A demanda dos investidores pela nossa oferta inicial de ações reflete o crescimento e a resiliência deste mercado no Brasil, considerado o quarto maior do mundo em termos de faturamento", assegura Sergio Zimerman, CEO da Petz.

Do montante total de ações oferecido ao mercado, o componente primário da oferta representou 24.489.796 ações do IPO da Petz e totalizou R$ 336,7 milhões, recursos para a abertura de lojas e hospitais veterinários (85%), e investimentos em tecnologia e canais digitais (15%).

“Somos uma plataforma de soluções para pets, Petz Solution, com uma estratégia omnichannel completa, a qual integra não só os segmentos de produtos e serviços, mas também os canais físicos e digitais, que operam uma omnicanalidade de 77% das vendas digitais, índice que é benchmark no Brasil e no mundo. Com essa proposta, oferecemos aos nossos clientes experiência de compra e atendimento diferenciado em nossas lojas físicas, e conveniência e agilidade em nossos canais digitais. Por fim, somos a maior rede de centros veterinários do país, sob a marca Seres, rede de centros de estética do Brasil e responsáveis pelo Adote Petz, programa nacional de adoção de cães e gatos”, ressalta Zimerman.

Atuando em um segmento considerado serviço essencial durante o período de pandemia, em 2020 a empresa apresentou um crescimento exponencial em seus canais digitais. As vendas on-line mais que quadruplicaram no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 144,3 milhões. Considerando as vendas totais, a Petz registrou faturamento de R$ 731,6 milhões nos seis primeiros meses desse ano, alta de 36,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Durante o segundo trimestre, período em que o Brasil foi integralmente impactado pela pandemia, as vendas digitais, as quais representaram 26% do faturamento total da companhia, quintuplicaram, registrando aumento de 416,7% em relação ao segundo trimestre de 2019. No período de julho de 2019 a junho de 2020, a Petz totalizou faturamento de R$1,4 bilhão e EBITDA ajustado de R$141,4 milhões.

Novas propostas

Pioneira no conceito de megaloja para pets no Brasil, a Cobasi é uma das maiores redes no país com 106 lojas em nove estados, mais o Distrito Federal, além de uma grande operação de e-commerce que atende todo o Brasil. "A rede é conhecida por antecipar tendências para o mercado pet: a primeira a realizar o conceito de mega lojas; a trabalhar Garden Center junto ao pet shop; ter um centro de adoção funcionando diariamente; e a primeira a importar produtos para complementar portfólio", destaca Daniela Bochi, responsável pelo marketing da Cobasi.

No e-commerce, a rede tem o click collect mais rápido do Brasil, fazendo com que na opção Retira na Loja, o cliente possa obter o que comprou em 45 minutos. “Temos na empresa o Cobasi Labs, laboratório de inovação da Cobasi em que squads de tecnologia e negócios utilizam metodologias ágeis para propor novas soluções ao cliente Omnichannel”, acrescenta.

Crescimento sustentável

Quem também teve o que comemorar nos últimos meses foi a plataforma de e-commerce Petlove, que anunciou a aquisição da Vetus, uma das maiores plataformas de gestão para petshops, clínicas e hospitais veterinários do Brasil, assim como para Médicos Veterinários autônomos.

A aquisição da Vetus aconteceu meses depois de a Petlove receber aportes que somam R$ 375 milhões do japonês Softbank e da gestora americana de private equity L. Catterton. A plataforma conta, ainda, com investidores a Tarpon e a Monashees.

Pensando em fomentar o mercado de pequenos e médios negócios, no início da pandemia, a Petlove lançou, em parceria com o Vet Smart, projeto para apoiar clínicas veterinárias e petshops de bairro durante o período de isolamento. A criação das whitelabels permite a negócios de bairro de todo o Brasil vender produtos por meio da Petlove.

“Os parceiros podem, de forma automática e rápida, criar um site de venda integrado com a plataforma da marca e têm a oportunidade de divulgar um site próprio – com nome e logo do estabelecimento deles, para seus clientes, realizando as vendas normalmente. Desde o seu lançamento, mais de 2500 estabelecimentos aderiram ao projeto”, contabiliza.

Além de reforçar seu projeto omnichannel e ganhar escala e capilaridade oferecendo o software a parceiros da empresa, a partir da aquisição, a Vetus passa a fazer parte do ecossistema Petlove e a atuar em sinergia com o Vet Smart, ferramenta tecnológica do mercado veterinário, que oferece soluções e informações sobre o setor para estudantes e médicos veterinários, gratuitamente, adquirida pela Petlove em setembro de 2019. “A expectativa é que em seis meses, mais de 10 mil estabelecimentos e profissionais parceiros do Vet Smart já tenham aderido à Vetus que vai conectar três importantes linhas de atuação da companhia: o projeto omnichannel, o marketplace de serviços e os médicos veterinários, clínicas e hospitais parceiros da empresa via Vet Smart. Assim, seguimos nossa estratégia de criar uma plataforma multicanal que vai beneficiar todos os elos da cadeia do negócio: os donos de animais de estimação e médicos, clínicas e hospitais veterinários”, completa Marcio Waldman, fundador e CEO da empresa.

Serviços

Alguns setores vislumbraram oportunidades de negócios tornando-se petfriendly. É o caso da Brasilseg, empresa da BB Seguros, que lançou a primeira oferta de assistência pet em 2010, no plano Ouro Vida Estilo. Hoje, a instituição ressalta que tem uma série de assistências para os animais de estimação em seu novo portfólio de seguros de vida, lançado em junho de 2020.

Karina Massimoto, superintendente de seguros de vida da Brasilseg, enfatiza que nas pesquisas realizadas com clientes da BB Seguros a assistência pet é muito valorizada. Por esse motivo, na reformulação dos produtos de vida, na qual a companhia substituiu as assistências tradicionais pelas voltadas para a vida, a assistência ao pet teve alta aderência. “Entendemos que o bem-estar do animal de estimação contribui para a melhor qualidade de vida e autoestima dos nossos clientes. Logo, uma vez que nossos seguros são contratados e o cliente tem pet dentro de casa, ele terá a possibilidade de utilizar os diversos serviços disponibilizados”, revela.