BRF fortalece governança ESG e estrutura Comitê Executivo

Uma das maiores do setor de alimentos no mundo, companhia lança nova Política de Sustentabilidade que reforça alto padrão de governança. Documento reúne 17 diretrizes com foco na transformação global da rede.

3 BRF conta com 31 mil hectares de floretas renováveis. (Foto: Divulgação)

A BRF, uma das maiores companhias de alimento do mundo e dona das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, anunciou a formação de um novo Comitê Executivo focado na sustentabilidade. O objetivo, segundo a empresa, é consolidar globalmente a governança para os temas na empresa.

O comitê é liderado pelo vice-presidente de Qualidade, P&D e Sustentabilidade, Neil Peixoto, e fortalece a governa existente na empresa, que já conta com um comitê no nível do Conselho de Administração. A nova estrutura será formada por lideranças sêniores da organização e contará com a consultoria da especialista em sustentabilidade Sonia Favaretto, SDG Pioneer pelo Pacto Global das Nações Unidas e presidente do Conselho Brasileiro da GRI (Global Reporting Initiative).

A empresa também definiu sua Política Global de Sustentabilidade, cujos compromissos fundamentais estão nos pilares Integridade, Qualidade e Segurança. O documento é público e estabelece diretrizes de todos os negócios à prática de gestão empresarial nos aspectos ambiental, social, governança e financeiro.

Desde 2007, a BRF ainda é signatária do Pacto Global da ONU e trabalha de acordo com a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa incentiva as empresas a alinharem estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

De acordo com a companhia, a nova política visa consolidar a transformação positiva da rede global da BRF com foco em 17 diretrizes. Veja a lista completa abaixo:

1. Meio ambiente
2. Integridade
3. Saúde e Segurança
4. Responsabilidade Social e Direitos Humanos
5. Combate à Corrupção e Relacionamento com Terceiros
6. Bem-Estar Animal
7. Gestão da Cadeia de Valor
8. Qualidade
9.  Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento
10.  Investimento Social, Voluntariado e Comunidades
11.  Marketing e Relação com Consumidores e Clientes
12.  Concorrência Leal
13.  Gestão Tributária
14.  Relação com Investidores
15.  Gestão de Riscos
16.  Governança de Sustentabilidade
17.  Governança Corporativa

Iniciativas

A estruturação do Comitê e o lançamento da Política reforçam ainda mais as ações que a BRF já tem adotado com foco em sustentabilidade.  Apenas em 2019, foram investidos mais de R$ 150 milhões em iniciativas e projetos para a redução do impacto ambiental ocasionados pelas atividades da companhia no Brasil.

Em uma das unidades da empresa em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, toda a água utilizada nas atividades da planta é reutilizada. São, ao menos, 72 mil metros cúbicos que passam por um processo de tratamento interno de modo a não ser mais necessário o abastecimento externo.

Ao longo de 2020, a BRF implantou a ferramenta de vulnerabilidade hídrica nas unidades industriais do Brasil. Com ela, os profissionais de meio ambiente e eficiência energética conseguem ter um retrato que ajudará em um controle da qualidade da água captada e, posteriormente, devolvida ao meio ambiente.

As florestas também são importantes para a companhia: a BRF conta com 31 mil hectares de floretas renováveis espalhadas por oito estados que servem como a principal fonte de energia renovável das fábricas e contribuem também com a regulação climática. A companhia participa ainda com a “Coalização Brasil Clima Florestas e Agricultura”, um movimento multissetorial para articular e viabilizar ações para que o país promova um novo modelo que responda aos desafios das mudanças climáticas.

Já para controle da emissão de gases do efeito estufa, a companhia elabora inventário específico das emissões que conta com reconhecido do Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Com relação ao uso dos recursos naturais, a BRF prioriza as fontes renováveis, responsáveis por garantir o suprimento de 93,2% do consumo de energia de todas as unidades, conforme informações oficiais, e até 2025, a empresa projeta que terá quase um terço de energia autoproduzida de fontes limpas e/ ou renováveis.

Bem-Estar animal

A preocupação com o bem-estar animal também é o foco da BRF. A companhia é pioneira na retirada de hormônio nas cadeias das aves e suínos. Os animais devem estar livres de sede, fome, má nutrição, desconforto, dores, lesões, doenças, para expressar seu comportamento natural, medo, estresse e angústia. Todas as ações da companhia são guiadas, ainda por certificações, parcerias e trabalhos colaborativos e propositivos com entidades em bem-estar animal renomadas no mercado.

Desperdício

Para evitar o desperdício de alimentos, a empresa também desenvolveu o ECCO – Especialista em Consumo Consciente. O robô é um assistente virtual que auxilia a população, por meio de um bate-papo informal, com curiosidades e informações por meio de dinâmicas para aproveitar melhor os alimentos e reduzir o desperdício.

Ainda nessa vertente, por meio do programa Sistema de Excelência Operacional (SEO), que estreita o vínculo entre as unidades do agro e da indústria, a Companhia já reduziu em cerca de 70% as perdas de diversas naturezas, incluindo o desperdício de alimentos, entre 2018 e 2020.

Ainda com foco em mais inovação nos processos e no encontro de soluções para minimizar o desperdício, a BRF firmou parceria com a Emerge (organização que impulsiona a inovação científica no Brasil): 16 projetos de pesquisadores foram selecionados. Entre eles está o de embalagens inteligentes, que garantem validade ainda maior aos produtos.

Inovação em benefício do campo

Com foco na expansão da sustentabilidade no campo, a BRF conta ainda com a plataforma digital Agro, na qual já têm a adesão de 85% dos produtores integrados, gerando maior eficiência a partir da visão em tempo real de todo o processo produtivo por meio da digitalização de processos manuais, proporcionando a integração dos dados retroalimentando a cadeia.

Entre os recursos, acesso remoto à programação de ração, aos resultados do lote alojado e demais informações que ajudam na gestão sustentável das operações e das atividades em toda a cadeia produtiva.

*Conteúdo de responsabilidade do anunciante.