Montadoras avançam no mercado de carros por assinatura e serviços de mobilidade

Introduzido por locadoras e com forte participação de startups, algumas marcas adotaram esse serviço, entre elas Audi, Caoa, Fiat, Jeep, Toyota, Renault e Volkswagen, o que promete turbinar o mercado.

Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do BrasJohannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil. (Foto: Divulgação)

Os programas de assinatura já respondem por 8% da frota de 1 milhão de veículos das locadoras, modalidade que tende a dobrar de tamanho nos próximos dois anos, de acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). Introduzido por locadoras e com forte participação de startups, algumas marcas adotaram esse serviço, entre elas Audi, Caoa, Fiat, Jeep, Toyota, Renault e Volkswagen, o que promete turbinar o mercado.

Para Diego Fischer, CEO da Carupi, startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis, essa tendência chegou para ficar, pois tem se mostrado uma alternativa interessante em termos financeiros e operacionais frente às opções existentes de aluguel avulso, carro compartilhado ou aplicativos de transporte.

“As vantagens mudam conforme a necessidade do consumidor. Para aqueles que não se importam em não serem donos do carro, a assinatura apresenta dois diferenciais : a disponibilidade total do carro para quando precisar usá-lo – benefício em relação a serviços de carro compartilhado – e o custo, quando comparado aos serviços de aplicativo, por exemplo”, avalia Fischer.

Robustez

A Mitsubishi Motors foi pioneira no Brasil a oferecer, desde 2016, a opção de planos de assinatura. No início de maio, a montadora anunciou novo programa da marca, o Mit Assinatura. Por meio dele, os clientes podem usufruir dos carros da marca pagando parcelas mensais, sem se preocupar diretamente com custos de seguro, documentação, IPVA, revisões ou depreciação.

Disponível para toda a linha de veículos Mitsubishi, os planos de assinatura têm vigência de 12 ou 24 meses e começam em R$ 3.455 mensais, para o Eclipse Cross GLS. Os assinantes contam também com assistência técnica 24 horas em caso de emergência, além de direito a carro reserva em caso de sinistro. Quem escolher a linha Pajero Sport, modelo topo de linha da gama Mitsubishi no Brasil, também terá a opção de locar o veículo com blindagem, em um contrato de até 36 meses.

“A assinatura é uma excelente opção para quem quer sempre estar com um Mitsubishi novo, sem se preocupar com uma série de custos e burocracias que a posse de um veículo acarreta, pagando parcelas mensais atrativas. No lugar do financiamento com juros ou da descapitalização de uma aplicação, o Mit Assinatura é a maneira de se ter qualquer um dos nossos modelos em todo o Brasil”, afirma Julio Fiorin, diretor da Mitsubishi Motors.

Setor elétrico

A Audi do Brasil é outra montadora que acaba de ampliar o seu programa de carros por assinatura. O Audi Luxury Signature iniciou em março a segunda fase do serviço com algumas novidades na cidade de São Paulo e região metropolitana, após operação piloto entre setembro e dezembro de 2020. Além dos modelos Audi A6 Sedan, Audi A7 Sportback, Audi Q8, e Audi e-tron, que já faziam parte da primeira etapa, agora é possível também assinar o 100% elétrico Audi e-tron Sportback.

“O Audi Luxury Signature provou ser interessante para a empresa e principalmente para os clientes, por isso decidimos adotá-lo como um serviço definitivo. O modelo de negócios de carro por assinatura é uma tendência de mercado e atende à demanda dos clientes de ter o poder de escolha, que encontra no portfólio da marca a possibilidade de adquirir ou de apenas usufruir de veículos altamente tecnológicos”, avalia Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

Os planos da Audi possuem duração mínima de 24 meses e contemplam até 2.000 km para rodar por mês, seguro, IPVA, licenciamento, assistência 24 horas e manutenção preventiva – blindagem está disponível com custo adicional. Com parcelas fixas, os valores de assinatura partem de R$ 10.490 para o Audi A6 Sedan, R$ 11.490 para o Audi A7 Sportback, R$ 11.590 para o Audi e-tron, R$ 11.890 para o Audi e-tron Sportback e R$ 13.890 para o Audi Q8.

Masahiro-Inoue-CEO-da-KINTO-e-Toyota-para-a-America-Latina-e-Caribe.-scaledMasahiro Inoue, CEO da Kinto e Toyota para a América Latina e Caribe. (Foto: Divulgação)

Corporativo

Após o lançamento da joint venture Kinto Brasil, em julho do ano passado, a Toyota Financial Services Corporation (TFS) e o grupo Mitsui & Co., Ltd., apostam em um novo serviço, focado em clientes corporativos, que promete trazer ganhos em eficiência operacional e economia financeira. Trata-se do Kinto One, solução completa para empresas que desejam terceirizar sua frota de veículos com condições diferenciadas para as marcas Toyota e Lexus. A companhia acredita no potencial dos serviços de mobilidade no Brasil e prevê investir R$ 1,1 bilhão em aquisição de automóveis, em até cinco anos.

“O Kinto One quer ser o parceiro de negócios de seus clientes, não importa se são pessoas físicas ou empresas, oferecendo de maneira consistente experiências excepcionais de mobilidade”, afirma Masahiro Inoue, CEO da Kinto e Toyota para a América Latina e Caribe.

Um diferencial é que não há um número mínimo para contratar. Algumas empresas podem, por exemplo, solicitar apenas um ou dois automóveis para uso exclusivo da diretoria, assim como podem optar por uma frota de veículos operacionais e até mesmo blindados. Além do Kinto One, a empresa oferece no Brasil o serviço de compartilhamento de veículos por meio de aplicativo e estações localizadas nas concessionárias Toyota, o Kinto Share. O serviço atende a clientes com diferentes necessidades e não tem a pretensão de substituir a compra de um veículo, mas sim ser um complemento entre as opções de experiência de mobilidade dos clientes.

Mais opções

O VW Sign&Drive, serviço de assinatura com contratação on-line criado para atender a maneira contemporânea de consumir carros, ganhou mais um modelo da Volkswagen em seu portfólio: o VW Nivus. Além de T-Cross, Tiguan, Jetta e Virtus, a Volkswagen do Brasil, em parceria com a Volkswagen Financial Services e Assobrav, inclui o VW Nivus Highline. Atualmente, o VW Sign&Drive está disponível no estado de São Paulo, com planos para expandir para outras praças ainda nos próximos meses.

“Incluir o nosso último lançamento neste serviço, que já é um sucesso, atende uma demanda por parte dos nossos consumidores. Os clientes aprovaram esta nova opção moderna de mobilidade e conveniência, na qual conseguem assinar um VW de forma simples e digital”, afirma Ricardo Casagrande, diretor de vendas da Volkswagen do Brasil.