Gleide Souza, da BMW: 'Segmento de veículos premium brasileiro será ao menos 50% elétrico no fim dessa década'

Além do mercado automotivo, a inovação e a mobilidade elétrica também fazem parte da estratégia da Neoenergia para alcançar a descarbonização.

Gleide SouzaGleide Souza, da BMW: 'Segmento de veículos premium brasileiro será ao menos 50% elétrico no fim dessa década'. (Foto: Divulgação)

Em meio à alta no preço dos combustíveis, os carros elétricos despontam como alternativa para o consumidor brasileiro e uma tendência irreversível. Dados recentes divulgados pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) mostraram que a venda destes modelos aumentou 78% nos primeiros quatro meses de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento contrasta com a queda de 23% nas vendas gerais de carros no Brasil. Do começo do ano até abril, foram emplacados 12.976 veículos elétricos e híbridos no país.

“A eletrificação é um caminho sem volta, mas sem abandonar por completo os motores a combustão. Este ano, teremos cinco modelos totalmente elétricos em nosso mercado: os BMW i3, iX, iX3, i4 e o Mini S E. O segmento de veículos premium brasileiro será ao menos 50% elétrico no fim dessa década e seguiremos liderando a transformação da mobilidade premium no país, com a introdução de modelos alimentados exclusivamente por baterias e tecnologias inéditas. O Mini será, globalmente, uma marca 100% elétrica em 2030 e estudamos trazer motocicletas elétricas também para o país”, detalha Gleide Souza, diretora de Relações Governamentais do BMW Group LATAM.

Ainda segundo Gleide, não há empecilhos para que o mercado de modelos elétricos ganhe maior espaço. “O brasileiro é um dos povos mais abertos às novas tecnologias e o crescimento da participação dos veículos elétricos na nossa frota será gradual e natural. Como em todos os segmentos, o mercado premium irá liderar essa transição. O que poderia acontecer é um foco maior na política automotiva nacional, dedicada à eletrificação. Falamos aqui em incentivar o uso de novas tecnologias e isso pode ser mais simples, da isenção de rodízios, não cobrança de pedágios, vagas de estacionamento diferenciadas, redução de IPVA, entre outras ações que motivem o consumidor”, completa a executiva.

ABB_and_Shell_to_launch_first_nationwide_network_of_worlds_fastest_EV_charger_in_GermanyFrank Muehlon, CEO da ABB E-mobility, e István Kapitány, vice-presidente executivo global da Shell Mobility. (Foto: Divulgação)

Tecnologia pioneira

Além do mercado automotivo, a inovação e a mobilidade elétrica também fazem parte da estratégia da Neoenergia para alcançar a descarbonização. Por meio de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foi criado um caminhão elétrico com cesto aéreo de acionamento para uso nas atividades de serviços da distribuição de energia elétrica. O novo veículo é o primeiro no país a contar com sistema que permite o carregamento diretamente na rede elétrica, dando mais eficiência e autonomia por não demandar o retorno para as bases operacionais para eventuais recargas durante o trajeto.

O caminhão elétrico desenvolvido no projeto possui, além disso, tecnologia de telemetria, o que permite o acompanhamento das informações sobre bateria e roteirização das atividades desempenhadas pelos Centros de Operações Integradas (COI) das distribuidoras. De forma automatizada e em tempo real, é possível calcular a necessidade de recarga e os pontos disponíveis ao longo do trajeto para realizá-la.

“Esse projeto de P&D faz parte de uma estratégia de investimento para desenvolver a mobilidade elétrica no Brasil em diversos âmbitos. Com o nosso caminhão elétrico, conseguimos, além de contribuir para a criação de um novo produto nacional, inovar no gerenciamento da recarga e alcançar um sistema seguro e eficiente para recargas na própria rede”, afirma o responsável pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Antonio Brito.

O veículo foi desenvolvido com base no caminhão T7, do fabricante BYD, implementando características próprias de acordo com as necessidades do projeto, com destaque para o sistema de recargas de oportunidade na própria rede de distribuição. O carregador instalado na carroceria do caminhão pode ser conectado a pontos pré-determinados da rede de energia elétrica da distribuidora.

RDUR0811Adalberto Maluf, da BYDS: 'É possível qualificar o transporte público com estabilização de custos e uso de energia limpa renovável'. (Foto: Divulgação)

Referência

A cada ano, a BYD vem dando inúmeras demonstrações de como está focada em contribuir para o crescimento da eletromobilidade no Brasil. Líder global de vendas de ônibus elétricos, a empresa já entregou mais de 70 mil unidades pelo mundo. No Brasil, seus ônibus elétricos estão em operação em mais de 10 cidades. Recentemente, a empresa forneceu ônibus elétricos para a cidade paulista de São José dos Campos, além de contratar uma usina de geração solar distribuída para alimentar os ônibus e os prédios públicos. Os veículos têm 22 metros de comprimentos e podem transportar até 170 passageiros. “Isso mostra que é possível qualificar o transporte público com estabilização de custos e uso de energia limpa renovável”, cita Adalberto Maluf, diretor de Marketing e de Sustentabilidade da empresa.

O transporte elétrico, aliás, está no DNA da empresa. Em março, a BYD anunciou que o primeiro veículo SkyRail que atenderá a Linha 17 do Metrô de São Paulo (Linha Ouro) saiu da linha de produção na cidade de Guang’an, na província de Sichuan. O trem tem previsão de chegada a São Paulo em janeiro de 2023. A linha Ouro ligará várias linhas de metrô ao longo do trajeto passará por um ponto estratégico da cidade, o Aeroporto de Congonhas. “Uma parte importante do sistema de transporte da cidade, o BYD Skyrail ajudará a reduzir o congestionamento e proporcionará aos passageiros uma experiência de viagem ecológica mais agradável e conveniente”, conta Maluf.

Movida_Renato_Franklin_095 Renato Franklin, CEO da Movida. (Foto: Divulgação)

Nova frota

A Movida, empresa de aluguel de carros que conta com a frota mais nova e completa do país, firmou aliança comercial com a BYD, empresa especializada em soluções de energia sustentável como a produção de módulos fotovoltaicos, armazenamento de energia, módulos de bateria, além de automóveis, empilhadeiras, caminhões e furgões elétricos para a aquisição de 250 veículos elétricos. A novidade reforça a posição da locadora como detentora da maior frota de veículos de passeio 100% elétricos do país. Os novos veículos chegarão às lojas de São Paulo a partir de maio e se juntarão a cerca de 600 ativos elétricos que já estão à disposição dos clientes da Movida.

No total, serão investidos cerca de R$ 100 milhões para a aquisição de 250 veículos entre os modelos TAN EV, SUV com sete lugares e diferenciais de última geração, e furgões eT3, voltados para os clientes do Movida Cargo, serviço de locação de veículos utilitários para empresas oferecido pela Movida.

“A aliança comercial com a BYD vem fortalecer nossa meta de eletrificar nossa frota em 20% até 2030 e também reduzir em 30% nossa emissão de Gases de Efeito Estufa. Queremos reafirmar nosso protagonismo em promover soluções com alternativas inovadoras e sustentáveis para nossos clientes e essa iniciativa nos mantém na liderança desse movimento no setor de locação de veículos”, destaca Renato Franklin, CEO da Movida.

Passo a passo

Para inaugurar uma era de transporte sustentável, será preciso fazer um esforço conjunto por meio das seguintes iniciativas:

1 – Eletrificar o transporte, os veículos e a infraestrutura, transformando o transporte em zero líquido, eliminando as emissões de cargas, frotas e veículos de passageiros.

2 – Tornar o transporte multimodal conveniente, confiável e verde para que o transporte público e a micro mobilidade façam mais sentido para mais pessoas.

3 – Tornar as viagens urbanas mais eficientes, incluindo estacionamento e carga/descarga, tanto para passageiros como para carga.

Fonte: Bjorn Anderson, Diretor Sênior de Marketing de soluções IoT da Hitachi Vantara

No ar

Se ainda não temos carros voadores como nos filmes de ficção científica, a mobilidade aérea elétrica com o uso de e-TOLs (aeronaves elétricas) já é uma realidade. Desde o segundo semestre de 2021, a Flapper, plataforma de fretamento aéreo sob demanda, assinou quatro acordos e cartas de intenção para obter as aeronaves, se destacando como uma das empresas precursoras na implementação desse tipo de mobilidade no mundo.

O acordo mais recente foi anunciado em janeiro com a Jaunt Air Mobility, empresa americana que assinou uma carta de intenção para fornecer 25 e-VTOLs à Flapper. Juntas, as companhias planejam atender diversos mercados essenciais na América Latina, como a Cidade do México, no México; Santiago, no Chile; Bogotá, na Colômbia; e São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil.

Padrão europeu

Para que o setor possa se desenvolver plenamente, a infraestrutura de carregamento será essencial. Para isso, a ABB E-mobility e a Shell anunciaram planos para lançar a primeira rede nacional do Terra 360, o carregador de carro elétrico completo mais rápido do mundo. Com mais de 200 carregadores Terra 360 a serem lançados em toda a Alemanha nos próximos 12 meses, a ABB E-mobility e a Shell ajudarão a garantir maior disponibilidade e velocidade de carregamento para mais de 1,7 milhão de motoristas de carros elétricos alemães, um dos mercados mais avançados no mercado de eletrificação.