Inspirado no universo náutico, Rolls-Royce Boat Tail propõe ser um contraponto ao luxo industrializado

A Rolls-Royce Boat Tail apresenta uma estética inovadora para a marca. A criação ecoa um design de cauda de barco, mas não o imitando explicitamente, fundindo uma tradicional carroceria com um estilo totalmente contemporâneo.

rolls-royce-boat-tail (2) Rolls-Royce Boat Tail apresenta uma estética inovadora para a marca. (Foto: Divulgação)

O Rolls-Royce Coachbuild, maneira artesanal de construção de carrocerias, é a expressão do design automotivo em sua maneira mais exclusiva. Em 2017, o celebrado Rolls-Royce Sweptail estabeleceu um novo marco na produção contemporânea de carros, o que despertou o fascínio de um grupo restrito de colecionadores. Após o lançamento, diversos admiradores da montadora consultaram a Rolls-Royce para descobrir se também poderiam contar com essa exclusividade. Dentre este grupo emergiram três apreciadores do design náutico, visto principalmente nos iates de competição. O resultado é a criação do Boat Tail (rabo de barco ou popa, na livre tradução).

Com o Boat Tail, a Rolls-Royce criou um trio de carros que possuem uma silhueta fundamentalmente comum entre eles, mas com características e detalhes únicos e altamente pessoais. Em consulta com os clientes, chegou-se a um acordo segundo o qual os três carros compartilhariam um perfil exterior comum, mas cada um seria único e personalizado.

A marca não revela detalhes de sua motorização, mas especialistas sugerem que o modelo deve abrigar o famoso motor 6.7 V12, que produz entre 570 cv e 608 cv de potência. Esta configuração em conjunto com a construção artesanal do carro fazem do Boat Tail um dos carros mais caros do mundo na atualidade, podendo chegar a cifra de 20 milhões de libras ou mais R$ 140 milhões.

rolls-royce-boat-tail (1)A criação ecoa um design de cauda de barco. (Foto: Divulgação)

Experiência

A Rolls-Royce Boat Tail apresenta uma estética inovadora para a marca. A criação ecoa um design de cauda de barco, mas não o imitando explicitamente, fundindo uma tradicional carroceria com um estilo totalmente contemporâneo.

Pintado à mão, o exterior do Rolls-Royce Boat Tail é envolto em um rico tom de azul escuro. A tonalidade, com uma conotação náutica evidente, é sutil na sombra, mas à luz do sol, flocos metálicos e cristalinos embutidos trazem uma aura vibrante ao acabamento. As rodas também possuem acabamento em azul brilhante, altamente polido e com revestimento transparente. Refletindo sua personalidade litorânea e aprazível, com o apertar de um botão, o deck abre em um mecanismo de asas de borboleta para revelar um generoso “suíte de hospedagem” dedicado ao lazer e apreciação de momentos especiais à dois. O espaço possui geladeira, talheres de prata e pratos de porcelana customizados, guarda-sol, banquinhos de pano e mesas fixas. Seu teto é totalmente removível e não dobra mecanicamente, oferecendo uma experiência náutica clássica completa.

rolls-royce-boat-tailAs referências náuticas do carro são bastante sugestivas. (Foto: Divulgação)

Estrutura

Com quase 5,8 m de comprimento, sua proporção é harmônica, com destaque para um novo tratamento da icônica grade e faróis redondos da Rolls-Royce. A grade torna-se parte integrante da parte frontal do Boat Tail, design concedido apenas aos modelos do portfólio Coachbuild.

As referências náuticas do carro são bastante sugestivas, principalmente na interpretação moderna dos conveses traseiros de madeira dos históricos barcos de passeio, incorporando ao Boat Tail grandes faixas de madeira. O verniz Caleidolegno é aplicado em um feito da engenharia da Rolls-Royce.