Dodge Challenger: muscle car de pura nostalgia ganha novidades e deixa o mercado cobiçado
O lendário modelo norte-americano já ganhou diversas versões e se mantém como um dos mais desejados muscle cars da história.
O lendário modelo norte-americano já ganhou diversas versões. (Foto: Divulgação) |
Quem chega aos 50 anos em plena forma merece aplausos e a versão mais atual e também a mais apimentada do Dodge Challenger, a SRT Hellcat Redeye Widebody, mostra que o tempo pode ser um elemento mágico na indústria automotiva. Disponível somente no mercado americano a partir de US$ 79.790,00, este muscle car de pura nostalgia ganhou recentemente diversas novidades que o deixaram ainda mais cobiçado.
O grande destaque é seu potente motor V8 6.2 l, que rende 809 cavalos de potência e 97,8 kgf.m de torque. A transmissão é automática de oito marchas com um novo conversor de torque que entrega 18% de melhoria na multiplicação de torque. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 327 km/h.
Quando comparada com sua última versão, a Demon, o modelo possui algumas melhorias como o reforço das bielas e pistões, trem de válvulas de alta velocidade, sistema de injeção de combustível e sistema de lubrificação aprimorado.
Aerodinâmica e tecnologia
Para permitir uma melhor performance do motor, o modelo recebeu uma entrada de ar adicional no capô de alumínio. Além disso, a versão está equipada com o sistema de ar-condicionado SRT Power Chiller™, que auxilia na refrigeração do próprio motor. Ele desvia o ar gelado da cabine e reduz a temperatura do ar de admissão no Challenger SRT Hellcat Redeye, resultando em desempenho superior.
O Challenger SRT Hellcat Redeye conta com emblemas aprimorados. (Foto: Divulgação) |
No quesito tecnologia, o Launch Assist - lançado na versão Demon - ajuda a controlar a tração no momento da arrancada, que devido ao alto torque pode danificar rápida e severamente os componentes da linha de transmissão. Assim, o sistema conta com sensores de velocidade nas rodas para observar sinais de que os pneus estão escorregando. Se for detectado um salto, o módulo de controle do motor reduz momentaneamente o torque para maximizar a tração sem que o motorista precise tirar o pé do acelerador.
Design
O Challenger SRT Hellcat Redeye conta com emblemas aprimorados, mostrando um desenho de um olho vermelho semelhante a uma joia no Hellcat, que salta do para-choque em acabamento metálico. Além disso, o carro recebeu o novo emblema SRT fundido na carcaça do motor e o novo logotipo Redeye.
O modelo também conta com para-choques mais largos o que dá uma postura mais imponente para o carro. As luzes de seta dianteira foram projetadas para fluir com a forma dos alargamentos do para-lama.
O capô com a dupla entrada de ar homenageia o design de alguns dos mais famosos muscle cars Dodge dos anos 1970, como o Dart Swinger de 1970 e o ano de 1971.
O condutor deste Dodge Challenger pode personalizar sua experiência. (Foto: Divulgação) |
Cockpit
Internamente os bancos dianteiros receberam o logotipo Scat Pack Bee bordado nas costas, o novo acabamento Dark Dub Plate no painel de instrumentos e console que contam com detalhes em titânio líquido no aro do volante e do câmbio.
O condutor deste Dodge Challenger pode personalizar sua experiência ajustando a potência, as velocidades de mudança de marchas, o esforço de direção, configurações de tração e suspensão. Os modos SRT Drive oferecem configurações selecionáveis para Street (Auto), Sport e Track. Há também a possibilidade de personalizar as preferências para cada motorista.
O modelo permite que os donos excluam o banco traseiro, os cintos de segurança traseiros e adicione uma rede de carga traseira.
Ficha técnica
Dodge Challenger SRT Hellcat Redeye Widebody
Motor V8 6.2l
Potência 809 cv
Torque máximo 97,8 kgf.m a 4.500 rpm
RPM 6.500
Velocidade Máxima 327 km/h
Transmissão automática de 8 velocidades
0 a 100 km/h em 3,4 segundos
O modelo permite que os donos excluam o banco traseiro. (Foto: Divulgação) |
Detalhes importantes
- Suspensão de amortecimento adaptável - sistema de suspensão de três modos Bilstein com ajuste SRT inclui o Modo Automático = condução esportiva; Sport Mode = firme, manuseio máximo; Track Mode = manuseio firme e máximo, além de mudança de desempenho e recurso de suporte de marchas.
- Sistema de frenagem - a potência de frenagem vem do sistema de freio padrão Brembo com rotores dianteiros de duas peças e 15,4 polegadas e pinças dianteiras de seis pistões para permitir uma boa dissipação do calor, capacidade térmica e longevidade.
- Direção assistida elétrica (EPS) - proporciona melhor sensação de direção e facilidade para estacionar. O sistema pode ser calibrado para otimizar o esforço de direção para uma variedade de situações, por meio de configurações nas páginas de desempenho do SRT.
- Reserva de torque – ativado assim que a rotação do motor ultrapassa 950 rpm. O sistema fecha a válvula de desvio, “pré-preenche” a entrada com impulso, gerencia o fluxo de combustível para os cilindros e o tempo da faísca para equilibrar as rotações e o torque do motor.