Carro-conceito da Audi propõe experiência digna de um voo em primeira classe
Com capacidade de direção autônoma no nível 4, é possível transformar o espaço interior do tradicional cockpit do motorista e banco do passageiro em um confortável lounge, uma vez que o volante e os pedais são recolhidos e ficam invisíveis à vista.
Medidas do Audi grandsphere concept revelam este sedan como um exemplo de automóvel de luxo do futuro. (Foto: Divulgação)
O Audi grandsphere concept é uma amostra de como a marca está criando tendências na indústria automotiva em direção à transformação tecnológica e novas ofertas de mobilidade. Com capacidade de direção autônoma no nível 4, é possível transformar o espaço interior do tradicional cockpit do motorista e banco do passageiro em um confortável lounge, uma vez que o volante e os pedais são recolhidos e ficam invisíveis à vista.
Neste carro, a posição do motorista e passageiros são automaticamente detectadas e uma série de recursos de conforto pessoal – como as configurações de controle de temperatura e posição dos bancos – são ajustados. Ao mesmo tempo, o sistema de infotainment acessa os serviços digitais usados recentemente pelos passageiros e os transfere facilmente para o carro. Vale destacar que essas e outras tecnologias e características de design estarão em poucos anos em veículos produzidos em série pela montadora.
Conforto e acessibilidade
O interior amplo e aberto dá a impressão de um espaço único e a ausência de volante, pedais ou painel convencional cria uma sensação de abertura e amplitude. As grandes superfícies de vidro, o parabrisa e o teto transparente enfatizam essa sensação. O mesmo vale para a geometria particular das janelas laterais: sua metade superior é nitidamente angulada – a parte mais larga fica um pouco acima do nível dos olhos.
Os assentos e encostos, com cintos integrados, são visualmente separados. Os apoios laterais dos bancos são discretamente dobrados, garantindo assim apoio durante a condução nas curvas. As posições possíveis dos bancos são otimizadas para cada uso: na posição vertical, o Audi grandsphere concept pode ser perfeitamente controlado ergonomicamente.
Os assentos e encostos, com cintos integrados, são visualmente separados. (Foto: Divulgação)
Tecnologia discreta
Uma surpresa ao olhar ao redor no interior de cor natural e design reduzido do Audi grandsphere concept: as telas pretas dos displays não são visíveis antes de se ativar as funções de direção. Há displays, mas eles tomam a forma de projeções nas superfícies de madeira sob o para-brisa. Dependendo do modo de condução, as imagens são distribuídas por toda a largura do interior ou segmentadas para o condutor e o passageiro dianteiro. Todas as informações necessárias durante a viagem estão lá em alta resolução e legíveis com precisão.
Os painéis de controle são integrados aos apoios de braço nas portas. Dessa forma, o carro sempre oferece aos passageiros superfícies de toque invisíveis usando um indicador ótico para mostrar sua posição. Ao mesmo tempo, existem óculos de realidade aumentada nos apoios de braços nas portas esquerda e direita que podem ser usados em conjunto com opções de infotainment.
Os dois motores elétricos do Audi grandsphere concept são capazes de fornecer uma potência total de 530 kW. (Foto: Divulgação)
Design exterior
Com 5,35 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,39 metros de altura, as medidas do Audi grandsphere concept revelam este sedan como um exemplo de automóvel de luxo do futuro. A distância entre-eixos de 3,19 metros indica o valor máximo, que até supera a versão longa do atual Audi A8. Ainda mais impressionante é a o impacto ao vê-lo pela primeira vez, já que não se parece em nada com um sedan tradicional, mas sim com um GT de quatro portas bem desenhado com uma linha moldada no túnel de vento.
Com 23 polegadas, as rodas do Audi grandsphere concept citam um ícone da década de 1990 – o Audi Avus. Ao mesmo tempo, os seis raios duplos sinalizam construção leve e estabilidade, lembrando as rodas de automobilismo funcionais e a tradição da Bauhaus em design de marca. Na frente, há uma interpretação inovadora do Singleframe que define o visual da Audi: ele tem a forma de um hexágono plano.
Bateria e carregamento
A plataforma tecnológica do Audi grandsphere concept é a PPE (Premium Platform Electric), concebida exclusivamente para sistemas de direção elétrica alimentado por bateria e, portanto, aproveita ao máximo essa tecnologia. O elemento chave da PPE é o módulo de bateria entre os eixos, que armazena cerca de 120 kWh de energia. Os dois motores elétricos do Audi grandsphere concept são capazes de fornecer uma potência total de 530 kW.
O coração do sistema de direção é a tecnologia de carregamento de 800 volts. Como no Audi e-tron GT, esta tecnologia garante que a bateria possa ser carregada com até 270 kW em um tempo muito curto em estações de carregamento rápido. Essa estratégia possibilita tempos de recarga que se aproximam de uma parada para reabastecimento de um carro com motor convencional. Apenas dez minutos são suficientes para carregar o equivalente a 300 quilômetros. Em menos de 25 minutos, você pode carregar a bateria de 120 kWh de 5% a 80%.