Ricardo Kamel: Como o Brasil faz parte da estratégia de crescimento sustentável da HP
Colaboração essencial entre a HP e o Brasil destaca a importância da sustentabilidade e da experiência local como forças motrizes para o sucesso dos negócios.
Ricardo Kamel, Managing Director da HP para o Brasil. (Foto: Divulgação)
O Brasil, um país rico em recursos naturais e que abriga a vasta floresta amazônica, emergiu como um centro próspero de inovação sustentável e avanços tecnológicos. Sua combinação única de importância ambiental e um conjunto de indivíduos talentosos oferece uma oportunidade inigualável de crescimento nos setores de tecnologia e sustentabilidade.
Essa colaboração essencial entre a HP e o Brasil destaca a importância da sustentabilidade e da experiência local como forças motrizes para o sucesso dos negócios, mostrando o papel diversificado do Brasil na jornada da HP para se tornar a empresa de tecnologia mais sustentável e justa do mundo.
A influência global do Brasil na inovação sustentável
A cultura inovadora e o compromisso do Brasil com a sustentabilidade estão continuamente inspirando à HP a criar novas tecnologias, como a incorporação de plásticos de origem oceânica em produtos. Essa parceria tem sido fundamental na busca da empresa para eliminar 75% das embalagens plásticas de uso único e incluir 30% de plásticos reciclados em novos produtos de sistemas pessoais e de impressão até 2025.
No entanto, a influência do Brasil vai além da promoção da circularidade - o país também serve como catalisador para avanços tecnológicos essenciais, como etiquetas RFID para reciclagem eficiente e técnicas de impressão 3D para reduzir o desperdício. O impacto do País na inovação sustentável é inegável, moldando o futuro do setor de tecnologia em todo o mundo.
Fábrica de São Paulo: Pioneira na fabricação com lixo zero
No coração do compromisso do Brasil com a sustentabilidade está a fábrica da HP em São Paulo, localizada no parque industrial da Flextronics International Tecnologia Ltda. Esse local, com lixo zero, abriga um centro de reciclagem adjacente, fornecido pelo programa HP Planet Partners local e por grupos comunitários dedicados. Unidos, eles coletam resíduos destinados a aterros sanitários e dão nova vida a eles, criando um sistema de ciclo fechado que garante que os recursos sejam reutilizados de forma eficaz.
Nesse refúgio inovador, pesquisadores e engenheiros brasileiros fazem experiências com processos de fabricação sustentáveis, examinando cada detalhe, desde o fornecimento de materiais até o descarte no fim da vida útil. Por exemplo, a linha de impressoras HP Smart Tank 580, fabricada no Brasil, contém 45% de plástico reciclado.
A unidade de São Paulo é o epicentro da inovação em sustentabilidade da HP, impulsionada pela paixão inabalável do Brasil por um futuro mais consciente em relação ao meio ambiente. Essa colaboração demonstra que a proteção ambiental e os bons negócios são co-dependentes, pois a reciclagem em circuito fechado pode custar até 32% menos do que o uso de plástico virgem.
Preservação dos ecossistemas críticos do Brasil
A extensão verde da Mata Atlântica do Brasil é um ecossistema vital que nutre nosso planeta e atua como um sumidouro de carbono essencial. Agora, em parceria com o World Wildlife Fund (WWF), o Brasil está ampliando seus esforços de conservação, incluindo a restauração de 1.000 acres desse habitat natural vital.
Em apoio a essa iniciativa, a empresa se comprometeu a cobrir sua pegada total de papel, calculando a quantidade usada pelas impressoras HP e reabastecendo a floresta com uma quantidade igual ou maior até 2030. Esse esforço protege os ecossistemas brasileiros e destaca a dedicação inabalável do país aos esforços globais de conservação. Ele também demonstra como a HP e o Brasil podem colaborar para lidar com o desmatamento e a perda de habitat e trabalhar juntos para proteger esses preciosos ecossistemas.
O Brasil e o caminho para um futuro sustentável
Olhando para o futuro, a HP está dobrando seu compromisso com a sustentabilidade no Brasil e desenvolvendo laços mais profundos com as comunidades onde os coletores de lixo informais desempenham um papel fundamental. Por meio de parcerias com grupos comunitários e cooperativas, a HP planeja aumentar o fornecimento de plástico reciclado e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de emprego para mais de um milhão de pessoas que trabalham como catadores de lixo informais no Brasil.