ARTIGO: Qual a idade certa para começar a empreender?

Comecei a empreender aos 28 anos e, com muito orgulho, continuo firme até hoje, cinco décadas depois, com uma carreira consolidada e uma empresa de sucesso. Porém, isso não quer dizer que as pessoas tenham que iniciar seus negócios com a mesma idade, ou então seguir os mesmos passos que eu. Alguns podem abrir sua própria empresa mais cedo, outros mais tarde. Desde que feito com sabedoria, o sonho de fazer algo pela primeira vez nunca pode ser considerado fora de seu tempo. Comece pequeno, pense grande e aja como pequeno.

O que precisamos ter em mente é que a idade pouco influencia na decisão de iniciar uma carreira empreendedora. O limite está na própria pessoa, que às vezes não têm o perfil desejado para esse negócio. Dessa forma, mesmo tendo 18 ou 60 anos, não conseguirão prosperar. Para ser um verdadeiro empreendedor, é necessário ter coragem para arriscar, determinação e disposição para estar sempre um passo à frente da concorrência. Não é uma tarefa fácil e nunca será.

Não podemos negar, é claro, que dependendo da idade, a pessoa consegue ter algumas vantagens ao começar seus negócios. Os mais jovens tendem a ser adeptos à tecnologia e a utilizam como aliada, pois são de uma geração que já nasceu conectada à internet.  Já aqueles com mais idade, no geral, têm maior vivência profissional, com bagagem por diversas empresas, o que dá a elas ideias das regras e das exceções, além da estrutura de como montar o negócio, desde a direção, estrutura, processos e recursos.

O segredo é ter a inovação como principal parceira sempre. Costumo dizer que o que te trouxe até aqui hoje, não te leva até o futuro. Então precisamos estar sempre nos reinventando, pensando em ideias que nos destaquem na multidão. Para isso, é necessário muito estudo, dedicação e a quebra de paradigmas, sem pensar que “é muito velho para isso ou muito novo para aquilo”. Vá sempre em frente!

Porém, é necessário cuidado com o conceito de “se reinventar”. Isso porque costumamos pensar que isso significa voltar a ser o que éramos antes, que devemos ter atitudes antigas, o que  não é o correto. O reinventar é juntar bagagens para montar uma versão melhorada de nós mesmos, sempre agregando experiências positivas durante a trajetória para assim garantir bons resultados. Dessa maneira, com inteligência e persistência, o sonho de se manter com empreendedorismo pode se concretizar, sempre tendo como princípio de vida, entregar mais que o combinado. Agindo assim você poderá ser um vencedor.