ARTIGO: Por um LIDE Paraná cada vez mais LIDE da Igualdade

É a diversidade que gera discussões ricas e garante melhores performances no desenvolvimento de soluções para um mundo tão complexo. Por Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná

3c87eb53-9077-429f-8a1a-42ef0014d0feHeloisa Garrett é presidente do LIDE Paraná. (Foto: Divulgação)

“Ela preside o LIDE Mulher, não o LIDE Paraná”. Eu me deparei com essa dedução infundada, ou melhor, baseada nos gargalos estruturais da desigualdade de gênero de nossa sociedade, logo que assumi a presidência da entidade, em setembro de 2019. Infelizmente acredito que ainda há quem se surpreenda com uma mulher à frente de um grupo empresarial de tamanha relevância. Tal estranhamento reproduz o quanto ainda padecemos de avanços. Vivemos em um mundo que é incomum a presença das mulheres em cargos de CEOs, no topo das organizações, mesmo sendo a maioria da população.

Dados recentes seguem escancarando essa realidade. Como bem pontuou Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres, na declaração do Dia Internacional das Mulheres deste 2021, o ano passado encerrou com 4,4% dos CEOs no mundo sendo mulheres. A vergonhosa média global também restringe a presença feminina nos assentos do conselho, apenas 16,9% são ocupados por mulheres, e cai para 13% a participação de mulheres entre os negociadores da paz.

É nessa conjuntura que o LIDE Paraná passa a ser signatário do Women’s Empowerment Principles (WEPs). A decisão ressalta aquilo que defino como entender o princípio da influência. Hoje, tenho uma posição importante, é uma posição temporária, que uso para influenciar as pessoas sobre a importância de liderar equipes, liderar ideias, assumir seus sonhos, assumir o protagonismo sobre suas vidas, por meio da meritocracia. Essa é a influência positiva de ser mulher em nossa sociedade. Vejo na adesão ao WEP´s um compromisso contínuo e a semente de um grande legado para o LIDE Paraná e para cada empresa que se juntar a nós nessa grande transformação rumo à igualdade, a partir da adoção dos Princípios do Empoderamento das Mulheres.

É simples fazer, basta querer. Há muitas empresas paranaenses, assim como no Brasil como um todo, que têm potencial para serem signatárias e estabelecerem políticas claras de igualdade de gênero. A Renault, nossa mantenedora, é um grande exemplo de gestão da igualdade de gênero. O LIDE Paraná, por todo alcance que tem, vai fomentar a discussão, esse intercâmbio de boas práticas e traçar metas e indicadores para as empresas acompanharem a evolução disso e darem visibilidade a seus avanços por meio da premiação WEP´s Brasil.

Creio que todo o ecossistema empresarial deva se valer da importância dessas políticas para um ambiente cada vez mais igual e plural. É a diversidade que gera discussões ricas e garante melhores performances no desenvolvimento de soluções para um mundo tão complexo.

Heloisa Garrett é mãe, empresária, jornalista, co-founder de startups, gestora cultural e especialista em artes visuais e presidente do LIDE no Paraná.