Artigo: Por que as empresas devem investir em iniciativas de RSC e como fazer?

Cada vez mais os brasileiros verificam ativamente se a marca da qual estão comprando realiza iniciativas de responsabilidade social corporativa ou apoia projetos sociais.

DSC03421 As causas são, em geral, um reflexo de anseios culturais e sociais de mudanças. (Foto: Divulgação)

É impossível falar de uma empresa ou marca sem considerar sua postura, ações e compromisso com as comunidades em que atua.  Sustentabilidade, diversidade, equidade racial, empoderamento feminino. As causas são, em geral, um reflexo de anseios culturais e sociais de mudanças positivas nas comunidades. 

Cada vez mais os brasileiros verificam ativamente se a marca da qual estão comprando realiza iniciativas de responsabilidade social corporativa ou apoia projetos sociais. E em um mercado onde não há marcas suficientes com engajamento social, revelando demanda por empresas com esse perfil, uma abordagem social pode ser um diferencial crucial em um mercado de alta competitividade, onde as marcas precisam se destacar.

No Brasil, de acordo com um estudo recente da Sherlock Communications, 65% dos entrevistados acredita que a sociedade e o meio ambiente precisam urgentemente de mais investimento, e este deve vir das empresas. Além de que 69% afirma ter uma impressão melhor das empresas que são socialmente e ambientalmente engajadas. Sendo ações para produzir e vender produtos de uma forma que não prejudique o meio ambiente as mais importantes para uma empresa ter um impacto positivo na visão dos entrevistados.

Benefícios de uma forte iniciativa de RSC

Para atrair clientes e manter sua fidelidade, as empresas precisam prestar atenção ao que os clientes se preocupam. Se um cliente sente que seus valores são apoiados por uma determinada empresa, é mais provável que ele permaneça com a marca. Eles sentirão orgulho ao comprar da empresa e estarão mais propensos a recomendá-la. 

Além dos clientes, ações de responsabilidade corporativa tornam os funcionários mais felizes e realizados. Funcionários de empresas que priorizam a RSE se sentem mais determinados quando acreditam que seu trabalho faz a diferença no mundo. Esse senso de propósito é essencial para a lealdade e dedicação do funcionário. Quando pessoalmente realizadas, as pessoas são menos propensas a sair na empresa.

Quando uma empresa decide fazer da responsabilidade corporativa um foco, ela precisa ser mais inovadora e criativa. Não pode ser "business as usual". Nutrir a inovação e a criatividade força uma empresa a permanecer relevante e se ajustar de acordo com o que os clientes desejam. E as empresas podem cobrar mais por seus produtos e serviços. Uma Pesquisa Global Nielsen de Responsabilidade Social Corporativa revelou que mais da metade dos clientes pesquisados estão dispostos a pagar mais se a empresa estiver comprometida com a responsabilidade corporativa.

As empresas, especialmente as grandes corporações, podem mudar a sociedade de maneiras significativas. Eles têm muita influência, portanto, podem não apenas aumentar a conscientização sobre os problemas, mas também desempenhar um papel essencial no progresso. Enfrentar a mudança climática é um excelente exemplo de onde as empresas podem assumir o controle. Ao assumir a responsabilidade por seu impacto, as empresas podem ajudar o mundo a se tornar um lugar mais justo.

Como implementar ações de RSC na empresa

Uma boa estratégia de RSC deve se integrar ao seu plano de crescimento de negócios e garantir que sua iniciativa permaneça no caminho certo, atingindo todos os KPIs ao longo do caminho. Vincular sua estratégia de RSC ao propósito e aos valores de sua empresa é fundamental. Existem algumas maneiras diferentes de integrar iniciativas de RSE à uma estratégia de negócios e depende das necessidades e objetivos de cada empresa. Observe os objetivos estratégicos de sua empresa e identifique quais são seus principais valores e propósitos para ajudá-lo a moldar uma estratégia de RSC.

Defina seus objetivos. Por exemplo, sua intenção com uma estratégia de RSC é ter um impacto, engajar e reter funcionários ou engajar consumidores? Depois de definidos, alinhe sua estratégia de RSC a tais objetivos. Claro, nem toda empresa tem os recursos ou finanças para se comprometer com projetos de grande escala. No entanto, isso não significa que você não pode se comprometer a operar de uma forma que seja mais socialmente responsável.

Um ótimo primeiro passo é descobrir o que seus funcionários são apaixonados, em vez de focar no que seria bom para sua marca. Você pode começar pequeno e trabalhar com as comunidades locais para apoiar o que puder. Você também pode fornecer às suas equipes dias designados para serem voluntários e retribuir às organizações de sua escolha. Como empregador, conceda espaço e autonomia para iniciativas “de base” pelas quais as pessoas são apaixonadas. 

Em um nível micro, você deve sempre se perguntar sobre o custo social de cada decisão que você toma ou ignora, e o impacto que isso terá. As iniciativas e os relatórios de RSC entre as empresas de capital aberto continuarão a aumentar à medida que avançamos em 2022. 

E os mecanismos de incentivo fiscal permitem que as empresas desenvolvam projetos sinérgicos a essas temáticas, sem precisar fazer um grande investimento financeiro. Tais programas permitem a organizações que atuam no Brasil destinar parte dos impostos pagos ao governo para projetos socioculturais a fim de apoiar o engajamento destas no desenvolvimento da sociedade. Entre eles, o Pro-Mac (Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais) possibilita às empresas e pessoas físicas destinar até 20% do IPTU e do ISS para iniciativas culturais na capital Paulistana. O programa é aberto anualmente e as inscrições para incentivadores deste ano vão até 21 de novembro de 2021.