ARTIGO: Os desafios da crise e importância do cuidado

Com o surgimento do coronavírus o mundo deu uma nova guinada. A pandemia impôs uma série de desafios, tanto quanto representou um verdadeiro acelerador de mudanças que já estavam em curso.

WhatsApp Image 2021-03-05 at 11.38.54Everton Goedert, CEO Goedert Group, é filiado ao LIDE SC. (Foto: Divulgação).

O mundo passava por uma série de mudanças e transformações antes mesmo do surgimento da pandemia. Já eram marcantes os avanços notados na frente dos negócios, impulsionados, em grande medida, pelas novas tecnologias. Com o surgimento do coronavírus o mundo deu uma nova guinada. A pandemia impôs uma série de desafios, tanto quanto representou um verdadeiro acelerador de mudanças que já estavam em curso.

No final de 2019, com a notícia do surgimento do coronavírus na Ásia, os dirigentes do Goedert Group entraram em fase de alerta máximo. A empresa, que foi fundada em Florianópolis e já contava com 35 anos de experiência no segmento de higiene, limpeza, proteção e cuidado, conseguiu antever o que seria o maior desafio da sua história.

O risco de escassez de matéria prima e a consequente alta de preços preocupava em muito. Era necessário, na medida do possível, planejar e agir com precisão cirúrgica para, num primeiro momento, sobreviver a tormenta e, num segundo, potencializar negócios com aquela oportunidade.

Foi, então, deflagrado um plano que envolvia investimentos expressivos em contratação de colaboradores e modernização do parque fabril para atender à crescente demanda que se anunciava. Um grande esforço administrativo foi empreendido para estruturar e reinventar setores como o de gestão de pessoas, compras, gestão fabril e logística.

A empresa, que já era referência na produção e venda de dispensadores de álcool em gel, de sabonete e de papel, bem como de produtos de higiene e limpeza profissional, incrementou a produção e venda, em grande escala, de máscaras, propés, toucas, luvas e entre outros itens de proteção. Houve um processo de reorganização interna para que toda a linha de produtos fosse oferecida com alto padrão de qualidade e segurança.

“A pandemia nos desafiou. O desconhecimento em relação ao alcance e consequências da crise sanitária era total. Muitas eram as variáveis e incertezas. Havia o risco real de fechamento das nossas unidades e paralisação das atividades. Graças a determinação e capacidade de nossos colaboradores para evoluir e compreender o novo momento vivido, superamos os obstáculos e vencemos a crise.”, relata Everton Goedert, CEO da empresa.

O resultado alcançado foi um crescimento histórico. Hoje a companhia conta com cerca de 500 colaboradores e possui unidades presentes em Florianópolis e região, passando a oferecer um total de 7,5 mil pontos de venda em todo o Brasil e países do Mercosul, desenvolvendo diversas linhas de produtos próprios com a marca Nobre.

Outra frente impulsionada, foi a do varejo. Em meio a crise surgiu um novo conceito de relacionamento com o nosso consumidor. Foi lançada a marca NCoisas, em duas principais frentes: expansão de lojas físicas, iniciando pela região da Grande Florianópolis; e fortalecimento do e-commerce, que, com praticidade e comodidade, oferece mais de seis mil itens ao público em geral.