ARTIGO: Melhores práticas ambientais, sociais e de governança auxiliam na retomada econômica

Em relação à sustentabilidade, é necessário que a economia brasileira se torne mais verde e eficiente para que se consiga atingir os objetivos previstos nas leis pertinentes de cada setor.

WhatsApp Image 2021-04-19 at 12.12.22Marciel Linhares, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Intelbras. (Foto: Divulgação)

Responsabilidade social, ambiental e a adoção de melhores práticas de governança aliadas à inovação tecnológica são fatores complementares para o balanço das organizações e, consequentemente, do crescimento econômico. A Intelbras completou 45 anos de história e a nossa jornada sempre foi baseada nesses pilares. Inovação faz parte do DNA da empresa e valores como transparência e ética nas relações norteiam nossas ações.

Dados dos nossos programas socioambientais e de governança, por exemplo, são a prova disso: reciclamos resíduos como plástico, papel, vidro, isopor, metais e só em 2020 fizemos a destinação de aproximadamente 2.000 toneladas (ou 2 milhões de quilos) de resíduos. Destes, 84,7% reciclamos e os outros 15,3% destinamos para aterros ou incineração. Em 7 anos, só de resíduos eletrônicos, já destinamos mais de 350 toneladas de material, vindos de logística reversa e dos processos internos para reciclagem.

Para que uma organização exerça suas atividades com responsabilidade social é importante que busque o engajamento de todos os colaboradores, por isso, ações de voluntariado são fundamentais. Na Intelbras, o programa denominado Bem te Quer existe desde 2014 com o desejo de contribuir com a comunidade. O grupo dedica-se a realizar ações sociais para diversos públicos de instituições carentes sem fins lucrativos, que contempla crianças e idosos moradores de asilos.

Em relação à sustentabilidade, é necessário que a economia brasileira se torne mais verde e eficiente para que se consiga atingir os objetivos previstos nas leis pertinentes de cada setor. Com a retomada do crescimento econômico, surgem grandes desafios e oportunidades, fazendo com que a sustentabilidade seja uma ação do nosso presente.

Entendemos que as empresas mais competitivas serão aquelas cujo comportamento em relação às questões ambientais, sociais e de governança são colocadas, lado a lado com as questões de resultados e negócios, promovendo assim o crescimento de Santa Catarina e do Brasil.