Artigo: Made in Paraná retrata iniciativas de um Estado inovador

O Made in Paraná é uma das muitas iniciativas do LIDE Paraná e proporciona divulgação estratégica para stakeholders e articuladores, de uma forma geral.

SEM TITULO-8 (1)Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná. (Foto: Divulgação)

O Paraná reúne uma série de vantagens competitivas com foco no desenvolvimento econômico. Além de ser o terceiro maior exportador do agro do país, com mais de 13% do volume total, o Paraná também voltou a aparecer entre os estados onde se abre uma empresa de forma mais rápida no País. Segundo o Redesim, mapeamento dinâmico realizado pela Receita Federal, o trabalho da Junta Comercial do Paraná permite abertura em apenas 1 dia e 14 horas (em cima de mais de 3,8 mil solicitações), bem à frente da média nacional, de 3 dias e 9 horas.

A condição estratégica de diversificar a matriz energética por meio de uma empresa genuinamente paranaense, a Compagas, que foi pioneira ao desenvolver a expertise de distribuir gás, no início do milênio, conversa com outros investimentos igualmente ousados e cunhados pelo Estado de excelência. Já a Dataprom, por exemplo, tem sua história misturada às soluções de transporte coletivo urbano de Curitiba, que projetaram a capital para o mundo. Hoje, ela segue construindo o futuro das coisas, completamente engajada no projeto de Smart Cities, com processos que podem ser replicados a qualquer realidade do Brasil e do mundo. Enquanto isso, o apetite pela ruptura de modelos que não atendem às demandas de tempos tão complexos se estende por outras áreas. RAC Engenharia e AG7, cada qual com seu propósito, avançam em seus negócios no segmento da construção civil arrematando as mais respeitadas certificações para construções sustentáveis, que também preservam a natureza humana e otimizam a qualidade de vida. Movidos por carros elétricos desenvolvidos pela Renault do Brasil e nutridos pela força do agronegócio, os paranaenses fazem do Paraná um endereço com lastro de competência para a atração de novos investimentos.

Essas são apenas algumas empresas e iniciativas que o LIDE Paraná tem orgulho de destacar em suas plataformas de comunicação. A criação da vitrine online batizada como Made in Paraná, em parceria com o centenário e respeitado veículo de comunicação do Estado, a Gazeta do Povo, registra a história de cada organização filiada e fomenta o ambiente favorável ao surgimento de novos negócios, unicórnios ou não, capazes de incrementar a capacidade de geração de riqueza da região.

O Made in Paraná é uma das muitas iniciativas do LIDE Paraná e proporciona divulgação estratégica para stakeholders e articuladores, de uma forma geral. Dentro dessa visão estratégica do papel do LIDE Paraná, que as verticais - LIDE Mulher, Saúde, Futuro, Indústria e Agro - aprofundam o networking e a troca de conhecimentos acelerando as potencialidades em todos os setores.

Esse breve recorte ilustra porque o Made in Paraná é palco de histórias de sucesso e porque o LIDE Paraná faz e acontece com tantos motivos para se orgulhar de sua nobre missão: impulsionar novos negócios. Nosso estado é uma potência produtiva.