Artigo: Logística Reversa - conheça 3 mitos sobre o serviço

CEO da Genius Returns, plataforma automatizada de logística reversa, acredita no crescimento do setor e quebra mitos para lojistas e consumidores.

Genius Returns - CEOMauricio Cwajgenbaum, CEO da Genius Returns. (Foto: Divulgação)

A logística reversa está em crescimento no Brasil: quase 30% dos produtos comprados via e-commerces foram devolvidos ou trocados em 2021, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen. Até o fim do ano, esse número tende a aumentar, já que o Brasil é líder no ranking de crescimento das vendas online de acordo com o CupomValido. No entanto, a logística reversa ainda é desconhecida dos consumidores e deixada de lado por lojistas.

Para tirar dúvidas e explicar melhor o funcionamento dessa solução, Mauricio Cwajgenbaum, CEO da Genius Returns, plataforma automatizada de logística reversa, listou 3 mitos sobre o setor. Confira:

Troca ou devolução é um problema para o lojista 

A troca ou devolução de um produto pode ter diversas razões, como defeito ou erro no tamanho. Muitos comerciantes acreditam que essa etapa é um grande problema para a loja, mas ela deve ser encarada como uma oportunidade. Se esse processo, conhecido como logística reversa, fosse facilitado, 96% dos consumidores voltariam a comprar na mesma loja e 72% deles fariam isso com frequência, segundo levantamento da Genius Returns.

“Casos de devolução ou troca de produtos são chances de fidelizar o cliente. Quem investe em uma política clara, satisfatória e bem estruturada para logística reversa tem uma excelente janela de oportunidades”, diz Cwajgenbaum.

Logística reversa é complicada 

O brasileiro ainda não está acostumado a realizar a logística reversa por achar muito complicado devolver um produto comprado online ou por desconhecer o processo. 

Segundo Maurício, essa tendência vem crescendo desde a pandemia, em que tudo era comprado pela internet. Quanto mais os e-commerces tiverem a logística reversa como um processo natural, mais simples a ação fica para o consumidor.

“O e-commerce precisa sempre avaliar a performance e identificar as falhas e oportunidades de melhora. Isso transforma a logística reversa em um processo positivo para o consumidor, afinal, quando erros são corrigidos, aumentam as chances de fidelização e até mesmo de recompra”, explica o especialista.

Logística reversa reduz lucro do e-commerce

Muitos e-commerces acreditam que receber produtos para troca ou devolução diminui o lucro, uma vez que será necessário substituí-los, fazer o estorno ou dar um voucher com o valor correspondente. No entanto, a Genius Returns defende que automatizar o processo de troca e devolução, com ferramentas inteligentes e intuitivas, pode aumentar a margem de lucro das empresas em até 20%, além de ajudar a fidelizar o cliente.

“Com o processo da logística reversa rápido e facilitado para o cliente, ele terá uma experiência positiva e voltará a comprar no e-commerce. Na solicitação da troca ou devolução, poderá ainda comprar outros produtos”, finaliza o CEO.