Artigo: Liderança plural como antídoto da fome e da desigualdade

Acredito no ciclo da prosperidade. Quando empresários fecham um negócio isso se reverte em comida na mesa do trabalhador e na construção de oportunidades. Faço essa afirmação com conhecimento de causa.

LIP_6729Heloisa Garrett é presidente do LIDE Paraná. (Foto: Divulgação)

A fome no Brasil é uma chaga histórica, mas que ganhou proporções ainda mais agressivas a ponto de os levantamentos divulgados apenas consolidarem o que testemunhamos. Não há como ficar indiferente à marca de 19 milhões de brasileiros que passaram fome nos últimos meses de 2020, conforme revelou o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional). A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também mensurou o agravamento da pobreza que triplicou no Brasil, e atinge cerca de 27 milhões de pessoas, 12,8% da população brasileira.

São estatísticas perversas que não deixam dúvidas de que a combinação das crises econômica, política e sanitária provocou uma imensa redução da segurança alimentar em todo o Brasil. Apenas assistir a tudo isso nunca foi papel de uma liderança humanizada, um dos propósitos do LIDE Paraná, que tenho praticado dia após dia e que me orgulho de destacar que intensificamos de maneira expressiva desde que assumi. Neste contexto alarmante, considero providencial ter dado vida ao programa LIDE Solidariedade, que até 2019, resumia-se na realização de uma festa de Natal. Desde então, a agenda social é pautada por um programa constante de ações iniciadas a partir do Projeto Luz, iniciativa que mobiliza empresas de alto padrão e personalidades a levarem doações de cobertores, alimentos e itens de higiene pessoal a pessoas em situação de rua na Praça Tiradentes, em Curitiba. Nessa parceria demos um start na arrecadação de roupas de filiadas que foram vendidas pela TROC, brechó online. Nossa lojinha permanece ativa nesse canal que ganha cada vez mais visibilidade na mídia. Já calculamos mais de R$ 50 mil revertidos em doações. O LIDE Paraná também provocou muitas doações diretas com a visibilidade dada para o Projeto Luz, que desencadeou um entendimento melhor sobre a questão da fome e reverberou na doação de algumas toneladas de alimentos nos últimos meses.

Estamos agora envolvidos no Movimento Panela Cheia (iniciativa da CUFA, Gerando Falcões e Frente Nacional Antirracista) e o Unidos pela Vacina. A iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, para engajar a sociedade em conjunto com empresários de todo o Brasil, visa vacinar todos os brasileiros até setembro deste ano. Defendo que a vacinação em massa é a solução para a retomada da economia, por isso considero o apoio ao Unidos pela Vacina um meio para sanar fome.

Acredito no ciclo da prosperidade. Quando empresários fecham um negócio isso se reverte em comida na mesa do trabalhador e na construção de oportunidades. Faço essa afirmação com conhecimento de causa. Chegar até a presidência do LIDE Paraná, com a minha origem, é um exemplo de que não precisamos de nove gerações para quebrar o ciclo da pobreza. Nosso país é o sétimo mais desigual do mundo, porém, estou convicta de que é por meios de oportunidades de trabalho que poderemos melhorar a distribuição de renda. O LIDE tem como missão promover negócios sérios, íntegros e com governança que, como consequência, desenvolvem comunidades e fortalecem os mais diferentes setores da economia, ativando toda uma cadeia e o desenvolvimentos econômico e sustentável capitaneado por uma liderança plural.

Heloisa Garrett é mãe, empresária, jornalista, cofounder de startups, gestora cultural, especialista em artes visuais e presidente do LIDE Paraná, organização de caráter privado.