Artigo: É importante ter uma comunicação eficiente entre líderes e liderados em sua empresa

Uma instrução passada com ausência de detalhes, um e-mail escrito com palavras dúbias, um comentário fora de hora ou a escolha pelo silêncio em determinadas situações podem gerar problemas.

Tatiana Pimenta, CEO da VittudeTatiana Pimenta, CEO da Vittude. (Foto: Divulgação)
 
A comunicação é o aspecto mais importante das relações sociais. Embora muitos saibam disso, a dificuldade para se expressar com clareza e sinceridade é compartilhada pela maioria das pessoas. Assim, desentendimentos e conflitos ocasionalmente resultam da má comunicação.  
 
No ambiente de trabalho, a importância da comunicação fica ainda mais evidente. Uma instrução passada com ausência de detalhes, um e-mail escrito com palavras dúbias, um comentário fora de hora ou a escolha pelo silêncio em determinadas situações podem gerar problemas tanto na execução do trabalho quanto nos relacionamentos dentro de uma equipe.  
 
Às vezes, os líderes pensam que está tudo bem com os seus liderados. Na superfície, a equipe parece trabalhar em perfeita harmonia e os ocasionais impasses são resolvidos de imediato. Mas essa percepção nem sempre condiz com a realidade. 

Como anda a comunicação da sua equipe? 

A Vittude desenvolveu a pesquisa “Saúde mental nas empresas: qual a percepção dos líderes e dos liderados?” para olhar com mais profundidade a relação entre as lideranças e seus times. Em uma das seções, descobrimos que a opinião que os líderes possuem de si mesmos e de seu trabalho com a equipe difere significativamente das opiniões dos liderados sobre os mesmos pontos. 
 
Os resultados demonstraram que enquanto 31% dos líderes julgam importante saber ouvir e oferecer espaço para críticas e sugestões, 75% dos liderados concordam com essa afirmação. Do mesmo modo, 11% dos líderes dão importância para os feedbacks positivos às equipes, enquanto 51% dos liderados julgam isso necessário 
 
O comportamento do líder é – ou deveria ser – um espelho. Proporcionar momentos para a comunicação e de fato escutar cada membro da equipe é uma atitude inspiradora, que transmite confiança e acolhe colaboradores em períodos de dificuldade. 
 
A nossa pesquisa revelou que 88% dos líderes acreditam ser uma inspiração para a equipe. Entretanto, somente 66% dos liderados acreditam que os líderes desempenham essa função.  
 
Esses números demonstram que ainda há um gap considerável entre o que o líder pensa e o que os liderados pensam, que poderia ser reduzido com a melhora na comunicação. 

Como os resultados podem ser tão diferentes?

Existem várias razões para os liderados não serem 100% honestos em suas conversas tanto com os líderes quanto com colegas de trabalho. 
 
Muitos têm medo de compartilhar as suas ideias e descobrir que elas, na verdade, são bobas e causaram uma má impressão perante o restante da equipe. Já outros buscam coibir qualquer possibilidade de demonstrar uma possível ineficiência em seu trabalho, optando pelo silêncio.  
 
Colaboradores também podem sentir que não são ouvidos mesmo quando falam, então deixam de se comunicar aos poucos. Outra razão comum é o temor da reação do líder que já demonstrou descaso, impaciência ou indiferença quando o liderado se sentiu confortável para se comunicar. 
Há, ainda, o cenário em que a saúde mental do liderado não vai bem. Por conta disso, as suas habilidades socioemocionais, incluindo a comunicação, e produtividade “subitamente” passam a exibir déficits. De acordo com a pesquisa da Vittude, 41% dos liderados afirmam sofrer de estresse ou ansiedade por causa do trabalho. 
 
Quando o líder não percebe essas inseguranças e relutâncias na equipe ou não avalia a qualidade da comunicação com o time com frequência, continua a ter o mesmo comportamento, reforçando as impressões pessoais dos liderados sem ter consciência disso. Logo, eles aprendem a falar somente o que o líder quer ouvir, escondendo as suas verdadeiras opiniões, ideias e personalidades. 
 

Consequências da falta de comunicação entre líderes e liderados

 
Os impasses mencionados anteriormente podem ser prevenidos com a comunicação e o estímulo a conversas francas dentro do ambiente de trabalho. O líder que se mostra disposto a ouvir atenciosamente os liderados estabelece conexões com eles, conquistando a sua confiança. 
 
Por outro lado, o líder que não o faz enfrenta problemas na gestão de equipes, como dificuldade de resolver impasses, explorar o potencial de colaboradores, criar um ambiente harmônico, introduzir novos profissionais à cultura organizacional e alcançar os resultados desejados. 
 
O profissional cuja confiança na liderança é inexistente não vê necessidade de se dedicar às suas tarefas diárias, buscar crescer na empresa e desenvolver bons relacionamentos. Dessa maneira, ele pode aceitar uma proposta de emprego que conversa melhor com as suas habilidades ou necessidades sem pensar duas vezes, causando a desestruturação da equipe. 
 
A ausência de comunicação e seus consequentes problemas também podem colaborar para o desequilíbrio emocional dos liderados à medida que elevam o estresse no trabalho. O cuidado com a saúde mental é tanto responsabilidade dos liderados quanto dos líderes e organização. 
 
É claro que um profissional deve buscar ajuda psicológica quando não se sente bem. Entretanto, a empresa deve oferecer um ambiente de trabalho saudável, recursos para a execução de tarefas e auxílio para lidar com dificuldades. Esses fatores contribuem para a produtividade e bem-estar dos profissionais. 
 
A comunicação, é claro, também está incluída nas responsabilidades da empresa e líderes. Sem confiança para se expressarem, os liderados não comunicam quando estão com problemas pessoais que afetam a qualidade do seu trabalho. 

Como resolver esse problema?

Os liderados observam elementos da cultura organizacional para fazer julgamentos sobre a organização e o líder, bem como tomar decisões. Se eles encontram razões para ter medo de se expressar, agir com insegurança perto do líder, se recusar a se comunicar e omitir informações pessoais, eles certamente seguirão os seus instintos. 
 
O líder é quem deve deixar claro que todos os membros do time podem comunicar o que desejam contanto que respeitem o próximo. Como a liderança é o espelho das equipes, o líder deve mostrar disposição para lidar com questões relacionadas ao trabalho, bem como as que não estão diretamente relacionadas, mas tangem a competência dos liderados. 
 
Pense agora: como você se comunica com seus liderados? Você acha que está tudo bem ou tem certeza disso, porque conversou com eles? A resposta pode não estar na ponta da sua língua neste momento, mas pode ser encontrada. 
 
A pesquisa da Vittude abrange todos os aspectos da falta de comunicação e, consequentemente, falta de sinergia entre líderes e liderados, bem como soluções para os problemas comunicacionais entre eles. Leia mais no material: “Saúde mental nas empresas: qual a percepção de líderes e liderados?”